Eritema tóxico: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento

O eritema tóxico é uma condição benigna comum nos recém-nascidos caracterizada por sintomas como pequenas manchas vermelhas na pele logo após o nascimento ou após 2 dias de vida, principalmente nas bochechas, rosto, tórax, braços ou pernas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Neonatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A causa do eritema tóxico, também chamado de eritema tóxico neonatal, ainda não é muito bem estabelecida. No entanto, as manchas vermelhas não causam qualquer dor ou desconforto para o bebê e desaparecem após cerca de duas semanas sem que seja necessário qualquer tipo de tratamento.

No entanto, o bebê deve sempre ser avaliado pelo neonatologista ou o pediatra, de forma a ter o diagnóstico correto e descartar outras condições que podem ter sintomas semelhantes desse tipo de eritema, como a acne neonatal ou herpes simples, por exemplo.

Conteúdo sensível
Esta imagem pode apresentar conteúdo desconfortável para algumas pessoas.
Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de eritema tóxico

Os principais sintomas de eritema tóxico são:

  • Manchas elevadas e firmes na pele, medindo de 1 a 3 mm;
  • Manchas amarelo-esbranquiçadas, com uma base vermelha e contorno irregular;
  • Bolinhas vermelhas na pele contendo líquido no seu interior;
  • Lesões na pele com aparência de "picada de pulga",

Os sintomas do eritema tóxico surgem poucas horas após o nascimento ou até os 2 dias de vida, e as lesões na pele não coçam, não causam dor ou desconforto. Em alguns casos, o eritema tóxico pode surgir até 2 semanas de vida.

Aa lesões na pele causadas pelo eritema tóxico, são mais comuns em locais do corpo que possuem folículos pilosos, e geralmente, se iniciam nas bochechas e se espalham rapidamente para a testa, rosto, tórax, tronco, pernas ou braços. A palma das mãos e solas dos pés não são afetados.

Normalmente, as lesões do eritema tóxico desaparecem e reaparecem em outros locais do corpo, e duram cerca de 10 a 14 dias, melhorando espontaneamente, sem necessidade de tratamento específico.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do eritema tóxico é clínico, feito pelo neonatologista ou pediatra, através da avaliação dos sintomas e exame físico da pele, observando as características e localização das lesões, sendo que normalmente é considerado uma reação normal da pele do bebê.

Caso as manchas não desapareçam após algumas semanas, o médico pode indicar a realização de exames, para descartar outras condições som sintomas semelhantes, como foliculite estafilocócica, herpes simples, candidíase congênita, melanose pustulosa neonatal transitória ou acne neonatal. Conheça mais sobre a acne neonatal.

Agende uma consulta com um neonatologista na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis causas

A causa exata do eritema tóxico não é complemente conhecida, mas parece estar relacionada a uma resposta imunológica que leva a uma inflamação na pele devido a colonização microbiana da pele do bebê após o nascimento.

Como é feito o tratamento

As manchas vermelhas do eritema tóxico são benignas e desaparecem naturalmente após 10 a 14 dias sem deixar sequelas, não sendo necessário realizar qualquer tipo de tratamento específico.

No entanto, o neonatologista ou o pediatra pode indicar alguns cuidados para acelerar o desaparecimento das manchas, como:

  • Dar banho uma vez por dia, evitando dar banho em excesso, pois a pele pode ficar irritada e ressecada;
  • Evitar mexer nas manchas vermelhas da pele;
  • Utilizar cremes hidratantes próprios para pele do bebê, sem perfume ou outras substâncias que possam irritar a pele.

Além disso, o bebê pode ser alimentado ou amamentado normalmente sem que sejam necessários cuidados especiais com a alimentação, além dos normais para a idade.