Escotomas: o que são, sintomas, causas, tipos e tratamento

Escotoma é a perda total ou parcial da visão em uma região do campo visual, criando um efeito de "buraco negro" ou "ponto cego" na imagem enxergada, podendo ser pequeno ou grande e surgir de forma temporária ou ser permanente.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Oftalmologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os escotomas podem ser causados por glaucoma, acidente vascular cerebral (AVC), degeneração macular, queimaduras na retina, infecções, retinopatia diabética ou câncer ocular, por exemplo.

O tratamento do escotoma é feito pelo oftalmologista e varia de acordo com sua causa, podendo ser indicado o uso de colírios, cirurgia no olho ou remédios para controlar a pressão alta ou diabetes, ou combater infecções.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de escotomas

Os principais sintomas de escotomas são:

  • Enxergar um "buraco negro" ou "ponto cego" no campo de visão;
  • Mancha na visão escura, muito clara, turva ou cintilante;
  • Sensação de luzes piscantes ou flashes na visão;
  • Enxergar objetos distorcidos, deformados, esticados ou compridos;
  • Aumento da sensibilidade à luz.

Os sintomas de escotomas podem causar dificuldades na visão, principalmente na distinção de algumas cores ou na necessidade de ter mais luz para ver mais claramente.

O escotoma pode envolver qualquer parte do campo visual e pode ter várias formas e tamanhos, podendo, em alguns casos, causar uma perda de grande parte da visão.

No entanto, se os escotomas estiverem localizados em regiões periféricas, podem até passar despercebidos.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico dos escotomas é feito pelo oftalmologista através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame oftalmológico.

Marque uma consulta com o oftalmologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Assim, o médico pode fazer o teste de campo visual, exame de fundo de olho ou tomografia de coerência óptica, pois permitem avaliar a visão e a saúde ocular, e a identificar a causa dos escotomas.

Possíveis causas

As principais causas dos escotomas são:

  • Glaucoma ou degeneração macular;
  • Alterações no nervo óptico ou no córtex visual;
  • Lesões na retina ou no nervo óptico;
  • Enxaqueca com aura;
  • Pressão alta;
  • Retinopatia diabética;
  • Traumas no cérebro ou AVC;
  • Infecções, como tuberculose ou sífilis.

Além disso, os escotomas podem ser causados por câncer no olho ou no cérebro, aneurismas, esclerose múltipla, queimaduras ou descolamento da retina, ou exposição a substâncias tóxicas.

Leia também: Câncer no olho: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/cancer-no-olho

Em alguns casos, o surgimento de escotomas acontece durante a gravidez e tende a ser um sinal de pré-eclâmpsia grave. Entenda melhor o que é a pré-eclâmpsia e como identificar.

Tipos de escotomas

Os principais tipos de escotomas são:

1. Escotomas cintilantes

Os escotomas cintilantes ocorrem antes do início de uma enxaqueca, incluindo a enxaqueca com aura, mas que também pode ocorrer sozinho.

Este escotoma aparece como uma luz cintilante em forma de arco que invade o campo visual central.

Leia também: 8 causas comuns de enxaqueca (e o que fazer) tuasaude.com/causas-da-enxaqueca

2. Escotomas centrais

Os escotomas centrais são considerados o tipo mais grave e caracterizam-se por uma mancha escura no centro do campo de visão.

O campo visual restante permanece normal, fazendo com que a pessoa se concentre mais na periferia, o que torna as atividades diárias muito difíceis.

3. Escotomas periféricos

Os escotomas periféricos são caracterizados por uma mancha escura ao longo das bordas do campo de visão, que embora possa interferir ligeiramente com a visão normal, não é tão difícil lidar como um escotoma central.

4. Escotomas hemianópicos

Nos escotomas hemianópicos, metade do campo visual é afetado por uma mancha escura, o que pode ocorrer em ambos os lados do centro e pode afetar um ou ambos os olhos.

5. Escotomas paracentrais

Os escotomas paracentrais são caracterizados por uma mancha escura que se localiza perto do centro do campo visual, mas não no campo visual central.

Esse tipo de escotoma pode ser causado por glaucoma, retinopatia diabética ou descolamento de retina e interferir em atividades, como leitura, por exemplo.

Leia também: Glaucoma: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/glaucoma

6. Escotomas bilaterais

Os escotomas bilaterais são um tipo de escotoma que aparece em ambos os olhos e é causado por algum tipo de tumor ou crescimento cerebral, sendo muito raro.

Como é feito o tratamento

O tratamento do escotoma deve ser feito com orientação do oftalmologista e varia de acordo com sua causa.

No caso do glaucoma, podem ser indicados colírios oftálmicos para controlar a pressão intraocular, já em problemas na retina como descolamento, pode ser indicada a cirurgia. Saiba como é feito o tratamento do descolamento de retina.

Leia também: 7 colírios para tratar glaucoma tuasaude.com/remedios-para-glaucoma

Além disso, caso os escotomas tenham sido causados por enxaqueca, AVC, tumor no cérebro ou aneurismas, o neurologista deve indicar o tratamento mais adequado para a condição que causou os escotomas.

Vídeos relacionados

GLAUCOMA: diagnóstico e tratamento

10:07 | 119.985 visualizações