Os esfoliantes caseiros para o corpo podem ser feitos utilizando ingredientes naturais que promovem a hidratação e melhoram a textura da pele, deixando-a mais suave, aveludada e macia, como o açúcar, o óleo de coco, óleo de amêndoa doce e lavanda, por exemplo.
A esfoliação do corpo é importante para renovar as células mortas presentes na camada mais externa da pele, melhorar a hidratação e a penetração de ativos, estimular a circulação e a oxigenação da pele. Confira mais benefícios da esfoliação corporal.
Para que os esfoliantes caseiros tenham o efeito desejado é recomendado que a esfoliação seja feita uma a duas vezes por semana, além de seguir alguns cuidados antes e após o tratamento, como lavar o corpo com água morna e sabonete neutro, fazer uma hidratação profunda da pele, e o usar do protetor solar.
Principais opções
Algumas opções de esfoliantes caseiros para o corpo são:
1. Esfoliante de açúcar e óleo de amêndoa doce
Um excelente esfoliante caseiro para corpo é a mistura de açúcar e óleo de amêndoas doces, pois contém vitaminas que deixam a pele com aspecto saudável, suave e livre de células mortas, além de ser ideal para pele seca. Conheça os benefícios do óleo de amêndoa.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de açúcar;
- ½ copo de óleo de amêndoas doces.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes num recipiente limpo e seco, até obter uma mistura homogênea. Em seguida, passar o esfoliante no corpo com movimentos leves e circulares por 10 minutos. Por fim, lavar o corpo com água morna e sabonete neutro, para tirar todo o resíduo e secar com uma toalha macia.
2. Esfoliante de sal, lavanda e óleo de amêndoa doce
O esfoliante de sal e lavanda ajuda a remover as células mortas presente na primeira camada da pele, além de promover um efeito calmante e relaxante.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de sal grosso;
- ½ xícara de óleo de amêndoa doce;
- 3 colheres de sopa de flores de lavanda.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes num recipiente, até obter uma mistura homogênea. Depois, passar o esfoliante no corpo com movimentos circulares por 3 a 5 minutos e, em seguida, lavar com água morna e sabonete neutro.
3. Esfoliante de açúcar e óleo de coco
Este esfoliante, além de ajudar a limpar a pele é também um excelente hidratante, uma vez que o óleo de coco hidrata e absorve a água, mantendo a pele macia por mais tempo.
Ingredientes
- 3 colheres de sopa de óleo de coco;
- 1 xícara de chá de açúcar.
Modo de preparo
Misturar o óleo de coco e o açúcar num recipiente limpo e seco. Em seguida, passar o esfoliante por todo corpo, principalmente nas áreas mais ressecadas, fazendo movimentos circulares por 10 minutos e, depois, lavar o corpo com água morna e sabonete neutro.
4. Esfoliante de argila verde e camomila
Este esfoliante é ideal para hidratar e eliminar células mortas, presentes na primeira camada da pele, além de revitalizar, tonificar a pele e dar uma sensação de frescor.
Ingredientes
- 2 colheres de argila verde;
- 1 xícara de chá de camomila gelado.
Modo de preparo
Misturar os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Aplicar a máscara em todo corpo e deixar agir por cerca de 20 minutos e, depois, retirar com água morna, durante o banho, realizando movimentos circulares com a ponta dos dedos.
5. Esfoliante de café
O café possui propriedades antioxidantes, emolientes e hidratantes, ajudando, portanto, a remover as impurezas da pele e diminuindo a oleosidade.
Ingredientes
- ½ xícara de chá de água morna;
- 3 colheres de sopa de café em pó ou borra de café.
Modo de preparo:
Misturar os ingredientes até obter uma pasta homogênea e aplicar no corpo, realizando movimentos circulares suaves durante 10 minutos. Em seguida, lavar com água fria ou morna, retirando todo o produto. Veja mais opções de esfoliantes de café.
Cuidados antes e após a esfoliação do corpo
Existem alguns cuidados que são essenciais para favorecer a ação dos esfoliantes e manter a integridade da pele, após o tratamento. Alguns cuidados recomendados são:
- Realizar um teste de alergia antes da esfoliação, passando um pouco de esfoliante no dorso da mão e aguardar por 15 minutos. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é indicado o uso do esfoliante caseiro;
- Secar a pele com uma toalha macia e de forma leve, não esfregando o corpo, para não provocar atrito na pele;
- Manter a pele hidratada, para manter não só a integridade da pele, mas também evitar possíveis rachaduras, após a esfoliação. Veja como preparar 5 hidratantes para o corpo;
- Utilizar protetor solar 1 vez ao dia, em todo corpo, e principalmente após a esfoliação, para evitar possíveis manchas;
- Evitar o uso de água muito quente ao retirar o esfoliante, para não irritar a pele;
- Realizar movimentos suaves e circulares com o esfoliante, principalmente nas regiões mais sensíveis, como virilha e axila, por exemplo;
É fundamental atentar-se a alguns sinais que a pele pode apresentar, como coceira, irritação ou vermelhidão por mais de 3 dias. Nestes casos, é recomendado procurar um dermatologista, que vai orientar qual o melhor tratamento para cada tipo de pele.