Os médicos especialistas em diagnosticar e tratar a tricomoníase, de acordo com a prioridade, são:
1. Ginecologista
O ginecologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento da tricomoníase na mulher.
Além disso, o ginecologista também diagnostica, trata e orienta a prevenção de outras infecções sexualmente transmissíveis, como:
- Clamídia, gonorreia ou sífilis;
- HPV ou verrugas genitais;
- Herpes genital;
- HIV;
- Ureaplasma ou cancro mole.
Outras doenças que podem ser diagnosticadas e tratadas pelo ginecologista são ovários policísticos, endometriose, mioma uterino, câncer de colo de útero ou de mama, ou menopausa, por exemplo.
Leia também: Ginecologista: o que é, o que faz e quando consultar tuasaude.com/ginecologista2. Urologista
O urologista é o médico especialista na saúde masculina, podendo ser consultado para diagnosticar e tratar a tricomoníase no homem. Veja outras doenças que o urologista trata.
3. Obstetra
O obstetra é o especialista que cuida da saúde da mulher durante a gestação, sendo indicado consultar esse especialista nos casos de tricomoníase na gravidez.
Leia também: Obstetra: o que é, o que faz e quando consultar tuasaude.com/obstetra4. Infectologista
O infectologista é o médico especialista no diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas, incluindo a tricomoníase em homens e mulheres.
Essa especialidade médica também diagnostica e trata outras infecções sexualmente transmissíveis (IST'), além de dengue, leptospirose, sepse, caxumba, sarampo ou rubéola, por exemplo. Veja todas as doenças que o infectologista trata.
5. Clínico geral
O clínico geral é o outro especialista que pode ser consultado por homens ou mulheres para diagnosticar e tratar a tricomoníase.
Essa especialidade médica, além da tricomoníase, é responsável por diagnosticar infecções, inflamações ou alergias em qualquer órgão do corpo, em adultos e idosos.
6. Pediatra
O pediatra é o especialista que pode ser consultado no caso de tricomoníase infantil, que normalmente é transmitida para o bebê durante o parto vaginal ou infecção do líquido amniótico, de gestantes não tratadas adequadamente.
Quando marcar consulta
Deve-se consultar o especialista em tricomoníase, sempre que surgirem sintomas, como:
- Dor e desconforto ao urinar;
- Coceira ou vermelhidão na região genital;
- Corrimento esverdeado ou amarelado com cheiro forte, no caso das mulheres;
- Corrimento com mau cheiro, branco e fluido, pela uretra, em homens;
- Sensação de queimação durante ou após urinar ou contato íntimo.
Desta forma, o especialista em tricomoníase deve avaliar os sintomas, realizar o diagnóstico e indicar o tratamento que normalmente é feito com uso de antibióticos. Veja como é feito o tratamento da tricomoníase.
Leia também: 18 sintomas de tricomoníase (no homem e na mulher) tuasaude.com/sintomas-de-tricomoniase