O que é:
A acne neonatal é uma alteração na pele do bebê em que é notado o aparecimento de pequenas bolinhas no rosto do bebê, sendo essa condição considerada normal e temporária, não sendo sinal de doença e não necessitando de tratamento específico, na maioria dos casos.
Esse tipo de acne pode desaparecer após 2 a 3 semanas do seu surgimento, sendo importante manter a pele do bebê e limpa e lavá-la com sabão neutro.
No entanto, se a acne neonatal não desaparecer após algumas semanas, é importante que o pediatra seja consultado para que seja feita uma avaliação na pele e seja verificada a necessidade de tratamento específico.
Principais sintomas
O principal sintoma de acne neonatal é o aparecimento de pequenas bolinhas na pele, semelhantes a espinhas, que possui cor vermelha ou branca. Essas pequenas espinhas podem aparecer no rosto, pescoço, costas, cabeça e peito do bebê.
Possíveis causas da acne neonatal
Ainda não se sabe ao certo quais as causas específicas que estão na origem do surgimento das espinhas no bebê, mas pensa-se que pode estar relacionado com a troca de hormônios entre a mãe e o bebê durante a gestação e depois do parto, provocando alterações na pele e o surgimento da acne.
Esse tipo de acne é mais frequente em bebê com menos de 6 semanas de idade, aparecendo normalmente entre a 2ª e 4ª semana após o nascimento.
No entanto, as espinhas do bebê também podem estar presentes até os 6 meses de idade e, nesses casos, pode ser indicativo de alguma alteração hormonal, sendo fundamental que o pediatra seja consultado para que seja feita uma avaliação e realização de exames, caso seja necessário, para identificar a causa e iniciar o melhor tratamento.
Como é feito o tratamento
Normalmente não é necessário realizar qualquer tipo de tratamento para as espinhas do bebê, já que desaparecem após algumas semanas, sendo apenas recomendado que os pais mantenham a pele do bebê bem limpa com água e sabão de pH neutro adequado.
Alguns cuidados que reduzem a vermelhidão da pele que surge devido às espinhas são:
- Vestir o bebê com roupas de algodão adequadas à estação do ano, evitando que fique muito quente;
- Limpar a saliva ou leite sempre que o bebê golfa, evitando que seque na pele;
- Dar banho no bebê com água morna;
- Não utilizar produtos para acne vendidos na farmácias, pois não estão adaptados para a pele do bebê;
- Evitar espremer as espinhas ou esfregá-las durante o banho, pois pode piorar a inflamação;
- Não passar cremes oleosos na pele, especialmente no local afetado, porque provoca aumento das espinhas.
Nos casos mais graves, em que a acne no bebê demora mais de 3 meses para desaparecer, é recomendado voltar ao pediatra para que ele avalie a necessidade de iniciar o tratamento com algum remédio.
Veja outras causas de vermelhidão na pele do bebê.