Esquizofrenia catatônica: o que é, sintomas, causas e tratamento

Esquizofrenia catatônica é um tipo de esquizofrenia em que, além de surgirem sintomas como alucinações, delírios e/ou diminuição de expressões emocionais, a pessoa também apresenta sintomas de catatonia, como assumir posturas anormais e/ou falta de reação a estímulos.

Não se conhece a causa exata dessa condição e, embora a classificação da esquizofrenia em tipos atualmente não seja muito utilizada, sabe-se que é frequente algumas pessoas com esquizofrenia também apresentarem catatonia. Entenda melhor o que é esquizofrenia e os tipos.

Em caso de suspeita de esquizofrenia catatônica, é recomendado consultar um psiquiatra. O tratamento pode envolver medicamentos antipsicóticos ou benzodiazepínicos e/ou terapia eletroconvulsiva.

Psiquiatra aplicando um teste para esquizofrenia em um paciente jovem

Principais sintomas

Os principais sintomas de esquizofrenia catatônica são:

  • Delírios e/ou alucinações;
  • Não conseguir ter uma conversa lógica;
  • Comportamento imprevisível;
  • Falta de resposta a estímulos, podendo não falar ou se movimentar;
  • Parar de interagir assumindo posturas rígidas
  • Diminuição das expressões emocionais;
  • Falta de motivação.

A esquizofrenia catatônica é identificada quando, além dos sintomas comuns de esquizofrenia, como delírios ou diminuição de expressões emocionais, a pessoa também apresenta sintomas de catatonia, como parar de responder verbalmente ou se movimentar, por exemplo. Entenda melhor o que é catatonia e os sintomas.

Além disso, especialmente devido aos sintomas de esquizofrenia, a pessoa pode não conseguir realizar suas tarefas diárias, cuidar de si mesma, trabalhar ou mesmo interagir adequadamente com outras pessoas, por exemplo. 

Leia também: 10 sintomas de esquizofrenia, como descobrir (e o que fazer) tuasaude.com/esquizofrenia-sintomas

Teste online de sintomas

A esquizofrenia catatônica é um tipo de esquizofrenia. Para saber a possibilidade de ter esta condição, por favor, selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Acreditar que está sendo perseguido, vigiado e/ou que desejam seu mal
  2. 2. Ter crenças consideradas impossíveis, incompreensíveis ou irreais por outras pessoas
  3. 3. Ver formas, ouvir vozes ou sentir cheiros, gostos ou toques sem explicação
  4. 4. Dificuldade para organizar o raciocínio ao conversar
  5. 5. Comportamento agitado, infantil, imprevisível ou pouco reativo a estímulos
  6. 6. Falta de motivação, isolamento e/ou diminuição de expressões emocionais
  7. 7. Queda do rendimento no trabalho/escola e/ou dificuldades para se relacionar ou cuidar de si próprio(a)

Este teste é uma ferramenta que serve apenas como meio de orientação. Portanto, não tem a finalidade de dar um diagnóstico e nem substitui a consulta com um psiquiatra ou clínico geral.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de esquizofrenia catatônica é feito pelo psiquiatra baseado nos sintomas apresentados pela pessoa, que são característicos desta condição, e nas consequências para a sua vida pessoal e/ou profissional, por exemplo.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um psiquiatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, a classificação da esquizofrenia em diferentes tipos, como a esquizofrenia catatônica, atualmente não é mais utilizada. Assim, os sintomas de catatonia, quando identificados, são entendidos apenas como um agravante da esquizofrenia.

Leia também: Tipos de esquizofrenia, sintomas (e tratamento) tuasaude.com/tipos-de-esquizofrenia

Possíveis causas

Não se conhece a causa exata da esquizofrenia catatônica, mas se acredita que essa condição está associada a alterações no funcionamento cerebral, existindo uma predisposição genética e a influência do histórico de saúde da pessoa no seu desenvolvimento.

A esquizofrenia parece ser mais frequente, por exemplo, em caso de histórico familiar dessa condição, problemas de saúde da mãe durante a gravidez ou uso de drogas ilícitas.

Como é feito o tratamento

O tratamento da esquizofrenia catatônica deve ser orientado por um psiquiatra, podendo envolver o uso de medicamentos antipsicóticos, benzodiazepínicos e/ou terapia eletroconvulsiva.

No entanto, embora o uso de antipsicóticos seja frequente para o tratamento da esquizofrenia, esses medicamentos podem agravar os sintomas de catatonia associados à esquizofrenia catatônica em alguns casos, podendo ser menos indicados.

Leia também: 5 opções de tratamento para esquizofrenia tuasaude.com/tratamento-para-esquizofrenia

Por isso, a terapia eletroconvulsiva parece ser considerada a melhor opção de tratamento para a esquizofrenia catatônica.