Chá de eucalipto: para que serve e como preparar

Evidência científica

O chá de eucalipto, preparado com a planta medicinal Eucalyptus globulus, é uma bebida rica em taninos, flavonóides, aldeídos e óleos voláteis, como cineol e terpineol, que são substâncias com ação antisséptica, descongestionante, antiespasmódica e antimicrobiana, capazes de auxiliar no tratamento de gripes, resfriados ou sinusite.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, o chá de eucalipto possui propriedades antioxidantes que podem melhorar a ação do sistema imunológico e ajudar a prevenir e combater infecções do sistema respiratório.

Este chá pode ser preparado com as folhas do eucalipto, que podem ser facilmente compradas em ervanárias, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, e embora não sirva para substituir o uso de remédios indicados pelo médico, pode ser usado para complementar o tratamento médico devido aos seus benefícios para a saúde.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O chá de eucalipto apresenta vários benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Combater a tosse com catarro

O chá de eucalipto possui substâncias, como flavonoides, triterpenos, taninos, ácidos fenólicos derivados do ácido cinâmico e floroglucinol, que ajudam a combater infecções respiratórias, a deixar as secreções brônquicas mais líquidas, ajudando a eliminar o catarro com mais facilidade, combatendo a tosse com catarro causada por gripe, resfriado, rinite, sinusite, adenite, amigdalite, asma ou bronquite. Confira outras opções de remédios caseiros para bronquite

2. Aliviar inflamações

As folhas do eucalipto possuem óleos voláteis, como o cineol e o terpineol, com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que auxiliam nos casos de infecções respiratórias, ajudando a aliviar o mal estar e a desinchar o trato respiratório, sendo uma boa opção para gripes ou resfriados, por exemplo.

3. Melhorar a respiração

O chá de eucalipto contém cineol, uma substância que ajuda a combater infecções respiratórias como gripes, resfriados e sinusites, além de ajudar a descongestionar as vias aéreas, podendo ser usado para melhorar a respiração, desobstruir as vias respiratórias e desentupir o nariz. Veja outras formas naturais para desentupir o nariz

4. Estimular a imunidade

Os óleos voláteis do chá de eucalipto ajudam a estimular a imunidade, melhorando a função das células de defesa, os glóbulos brancos, especificamente os monócitos e os macrófagos, aumentando a capacidade do corpo em combater infecções.

Assim, o chá de eucalipto pode diminuir a possibilidade de manifestação de sintomas de infecções respiratórias.

5. Combater infecções

Os óleos voláteis do chá de eucalipto possuem ação antimicrobiana contra bactérias como Escherichia coli, Staphylococcus aureus e Streptococcus agalactiae, responsáveis por causar doenças como gastroenterite ou infecções urinárias. Para usar o chá de eucalipto, deve-se consultar o nutricionista, o fitoterapeuta ou um médico especialista em plantas medicinais.

6. Combater o mau hálito

O chá de eucalipto possui ação antibacteriana e antisséptica, devido ao eucaliptol e macrocarpal C, presentes na sua composição, que ajudam a eliminar as bactérias da boca que podem causar mau hálito ou gengivite, sendo uma boa opção para ser usado na forma de enxaguante bucal.

7. Auxiliar no tratamento da diabetes

De acordo com alguns estudos científicos, o chá de eucalipto, quando acompanhado de uma alimentação saudável controlada em carboidratos, poderia ajuda a regular os níveis de glicose no sangue em pessoas com diabetes. Isso acontece porque essa planta possui substâncias antioxidantes com propriedades antidiabéticas.

No entanto, é ainda necessário mais estudos que confirmem a relação entre o chá de eucalipto e o controle da diabetes.

8. Melhorar a saúde da pele

O chá de eucalipto pode ser usado em forma de compressa para ser aplicada no rosto e no corpo, podendo ajudar a tratar a pele seca, já que as folhas dessa planta estimulam a produção de ceramidas, substâncias responsáveis por manter a barreira protetora da pele e reter a umidade.

Como preparar o chá de eucalipto

O chá de eucalipto é muito usado para aliviar os sintomas de gripe e resfriado, além de ajudar a eliminar as secreções pulmonares acumuladas durante a bronquite.

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de folhas picadas de eucalipto;
  • 150 mL de água.

Modo de preparo:

Numa panela, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar as folhas picadas de eucalipto, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Em seguida, coar e beber 1 xícara do chá 2 a 3 vezes por dia.

Este chá também pode ser usado na forma de inalação, preparado com as folhas frescas do eucalipto, ou usado como enxaguante bucal. Veja outras formas de usar o eucalipto.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o uso do chá de eucalipto são náuseas, vômitos, diarreia, dificuldade para respirar, tontura, sensação de sufocamento, taquicardia, sonolência ou hiperatividade. Este tipo de efeitos é mais comum em pessoas que têm hipersensibilidade ao eucalipto, devendo evitar seu uso.

O chá de eucalipto também pode aumentar a ação do fígado, fazendo com que o efeito de alguns remédios seja reduzido. Por isso, pessoas que fazem uso de algum medicamento diariamente devem consultar o médico para saber se é seguro ou não utilizar o eucalipto.

Quem não deve usar

O chá de eucalipto não deve ser usado em caso de alergia à essa planta, durante a gravidez e em pessoas que têm problemas de vesícula e doenças no fígado.

As inalações do chá de eucalipto também não devem ser usadas em crianças menores de 12 anos, pois pode causar alergias e falta de ar. E ainda, as preparações de eucalipto não devem ser aplicadas no rosto, particularmente no nariz, de bebês, podendo gerar alergias na pele.