Como entender o exame TGO-AST: Aspartato Aminotransferase

O exame do aspartato aminotransferase ou transaminase oxalacética (AST ou TGO), é um exame de sangue solicitado para investigar lesões que comprometem o funcionamento normal do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista Hepatológico perto de você! Parceria com Buscar Médico

A transaminase oxalacética, ou aspartato aminotransferase, é uma enzima presente principalmente no fígado, músculos e coração e, por isso, normalmente se encontra elevada devido a problemas no fígado e condições como infarto, isquemia e lesões musculares.

Como marcador da saúde do fígado, a AST, normalmente é dosada junto com a ALT, uma enzima que também é utilizada para complementar a avaliação deste órgão. O valor de referência da AST é entre 5 e 40 U/L de sangue, podendo variar de acordo com o laboratório.

Imagem ilustrativa número 1

O que significa AST alta

Apesar do exame AST/ TGO não ser muito específico, o médico pode solicitar este exame juntamente com outros que indicam a saúde do fígado, como a dosagem de gama-glutamil transferase (GGT), fosfatase alcalina (ALK) e, principalmente ALT/ TGP.

A AST aumentada, ou o TGO alto, pode indicar:

  • Problemas no fígado, como hepatite ou cirrose;
  • Pancreatite;
  • Infarto ou insuficiência cardíaca;
  • Lesão muscular; 
  • Falta de oxigênio ou sangue para o fígado;
  • Queimaduras graves;
  • Efeitos colaterais de alguns remédios;
  • Câncer no fígado.

Os valores acima de 150 U/L geralmente indicam alguma lesão no fígado e acima de 1000 U/L pode indicar hepatite causada pelo uso de medicamentos, como paracetamol, ou hepatite isquêmica, por exemplo. Por outro lado, os valores diminuídos de AST podem indicar deficiência de vitamina B6 no caso de pessoas que precisam fazer diálise.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Razão de Ritis

A razão de Ritis é utilizada na prática médica para avaliar a extensão na lesão do fígado e, assim, estabelecer o melhor tratamento para a situação. Essa razão leva em consideração os valores de AST e ALT e quando superior a 1 é indicativo de lesões mais graves, como cirrose ou câncer de fígado, por exemplo. Quando inferior a 1 pode ser indicativo de fase aguda de uma hepatite viral, por exemplo.

Quando o exame é pedido

O exame de sangue TGO/ AST pode ser solicitado pelo médico quando é preciso avaliar a saúde do fígado, após observar que a pessoa está acima do peso, tem gordura no fígado ou apresenta sinais ou sintomas como cor amarelada da pele, dor no lado direito do abdômen ou em caso de fezes claras e urina escura.

Outras situações onde também pode ser útil avaliar esta enzima é após o uso de medicamentos que podem danificar o fígado e para avaliar o fígado de pessoas que consomem muitas bebidas alcoólicas.