O CA 125 é uma proteína produzida naturalmente nos ovários, serosas, tubas uterinas e intestino, podendo estar aumentada no sangue devido à gravidez, período menstrual, endometriose e, algumas vezes, em casos de câncer, especialmente o câncer de ovário.
Normalmente, a dosagem de CA 125 é indicada quando se suspeita de câncer de ovário, para acompanhar a resposta deste tipo de câncer ao tratamento e também identificar o retorno do tumor após a cirurgia.
Em caso do marcador tumoral CA 125 alto, é importante consultar o clínico ou ginecologista, para que sejam realizados outros exames que permitam identificar a causa da alteração, como ultrassonografia, ressonância magnética e a biópsia para confirmar o diagnóstico.
Leia também: Marcadores tumorais: o que são, para que servem e tipos (com tabela) tuasaude.com/marcadores-tumoraisPara que serve
A dosagem de CA 125 serve para:
- Auxiliar no diagnóstico do câncer de ovário;
- Acompanhar a resposta à quimioterapia em caso de câncer de ovário;
- Confirmar se câncer de ovário foi completamente removido após a cirurgia;
- Identificar se o câncer de ovário retornou após o tratamento com cirurgia.
Além disso, a dosagem de CA 125 também pode ser indicado para a companhar a evolução de alguns tumores de serosa.
Exame de CA 125
O exame de CA 125 é feito a partir da análise de uma amostra de sangue coletada no laboratório. O exame de CA 125 normalmente é indicado pelo médico em caso de suspeita de câncer de ovário ou para monitorar o seu tratamento. Conheça outros exames que detectam câncer.
Geralmente, para realizar o exame não é necessário jejum e o resultado pode ser liberado após 1 dia dependendo do laboratório em que é realizado.
Valor de referência do CA 125
O valor de referência do CA 125 considerado normal é de até 35 U/mL. No entanto, o valor de referência pode variar ligeiramente de acordo com o laboratório e método de detecção realizado, sendo importante ter atenção ao valor de referência presente no laudo.
CA 125 alto
É considerado CA 125 alto quando é identificada concentração dessa proteína superior à 35 U/mL, o que pode acontecer devido a:
- Menstruação;
- Gravidez;
- Consumo de café;
- Endometriose;
- Tuberculose;
- Doença inflamatória pélvica;
- Histórico de histerectomia;
- Cirrose;
- Fibroma uterino;
- Câncer de ovário;
- Outros tumores de serosa.
Além disso, outros tipos de tumores, como câncer de mama, endométrio, pulmão e pâncreas, também podem causar CA 125 alto, sendo importante realizar outros exames, como a ressonância magnética e biópsia para confirmar o diagnóstico.
Quando o CA 125 é considerado câncer?
Não existe um valor específico de CA 125 que é considerado indicador de câncer. No entanto, o risco é maior quando está acima de 35 U/mL, especialmente em mulheres que já se suspeitava de CA de ovário e apresentam outros exames indicativos.
A dosagem de CA 125 sozinha não confirma o diagnóstico de câncer de ovário, sendo necessário outros exames, como o ultrassom transvaginal e ressonância magnética. Veja os exames que podem ser solicitados para o câncer de ovário.