O CA 15-3 é uma proteína produzida normalmente pelas células mamárias, sendo usado como marcador tumoral para avaliar a resposta ao tratamento oncológico do câncer de mama em estágio avançado.
A concentração dessa proteína no sangue está aumentada em mais de 70% das mulheres que possuem o câncer em fase mais avançada, geralmente com metástase. No entanto, o CA 15-3 também pode estar elevado em outros tipos de câncer, como pulmão, ovário ou próstata, por exemplo.
Os resultados do exame de CA 15-3 devem ser interpretados pelo oncologista, juntamente com outros exames, como testes moleculares e exames que avaliam o receptor de estrogênio, o HER2. Veja quais são os exames que confirmam e detectam o câncer de mama.
Para que serve
O exame de CA 15-3 é indicado para:
- Medir os níveis dessa proteína antes de iniciar o tratamento para o câncer de mama;
- Avaliar a resposta ao tratamento do câncer de mama avançado;
- Detectar recidiva do câncer de mama.
Esse exame não é usado para triagem ou diagnóstico do câncer de mama, pois nos estágios iniciais desse tipo de câncer, raramente os níveis de CA 15-3 são maiores do que os valores normais.
Além disso, o CA 15-3 também pode estar aumentado em outros tipos de câncer, como pulmão, ovário ou próstata, ou condições não relacionadas ao câncer, como lesões benignas da mama, endometriose, hepatite ou doença inflamatória pélvica, por exemplo.
Por isso, os resultados do exame de CA 15-3 devem sempre ser avaliados pelo oncologista juntamente com outros exames complementares.
Marque uma consulta com um oncologista, na região mais próxima:
Como é feito
O exame é realizado apenas com a amostra de sangue da pessoa e não necessita de nenhum preparo. O sangue é coletado e enviado ao laboratório para ser processado e analisado.
O processo de análise é geralmente automático e gera resultados precisos e confiáveis em pouco tempo.
Valores de referência do CA 15-3
O valor de referência para o exame de CA 15-3 considerado normal é de 0 a 30 U/mL. Valores acima de 30 U/mL são sugestivos de malignidade.
Como entender o resultado
Os resultados do exame CA 15-3 devem ser interpretados pelo oncologista, juntamente com outros exames solicitados, podendo ser repetido várias vezes ao longo do tratamento do câncer de mama para verificar sua eficácia.
De forma geral, os resultados do exame podem indicar:
- CA 15-3 está diminuindo: geralmente, indica que o câncer de mama está respondendo ao tratamento e está diminuindo de tamanho;
- CA 15-3 estável: pode indicar que o câncer de mama não está aumentando, mas também não está diminuindo, podendo ser indicado pelo médico a mudança de tratamento;
- CA 15-3 está aumentando: pode indicar que o tratamento não está tendo os resultados esperados e o câncer de mama está aumentando ou que o tumor é recorrente.
Além disso, após 4 a 6 semanas do início do tratamento oncológico, os níveis de CA 15-3 podem estar aumentados transitoriamente, não estando relacionado à recidiva ou aumento do tumor.
Por isso, são realizados vários exames de CA 15-3 ao longo do tratamento e após, para verificar sua eficácia e ajudar o médico a definir a melhor estratégia terapêutica