O CA 19-9 é uma proteína liberada pelas células em alguns tipos de tumor e, por isso é usado para auxiliar no diagnóstico de alguns tipos de câncer, como câncer de pâncreas, fígado, vesícula biliar ou câncer colorretal, uma vez que pode ter níveis elevados nessas condições.
No entanto, níveis do marcador tumoral CA 19-9 também podem indicar outras doenças não relacionadas à câncer, como pancreatite, pedra na vesícula biliar, cirrose do fígado ou fibrose cística, por exemplo.
Leia também: Marcadores tumorais: o que são, para que servem e tipos (com tabela) tuasaude.com/marcadores-tumoraisO exame de CA 19-9 é simples e feito a partir da coleta de uma amostra de sangue que é analisada no laboratório, e os resultados devem ser interpretados pelo oncologista.
Para que serve
O exame de CA 19-9 é indicado para auxiliar no diagnóstico de:
- Câncer do pâncreas;
- Câncer colorretal;
- Câncer da vesícula biliar;
- Câncer do fígado.
Além disso, além de auxiliar no diagnóstico, o exame de CA 19-9 permite ao médico avaliar a resposta ao tratamento do câncer, uma vez que os níveis de CA 19-9 tendem a aumentar com o crescimento do tumor e a reduzir à medida que o tumor diminui.
O CA 19-9 também pode ser solicitado no caso de suspeita de pancreatite, fibrose cística, pedras na vesícula, colecistite, ou cirrose hepática, podendo estar aumentado nessas situações.
Quando é necessário o exame
O exame de CA 19-9 normalmente é pedido quando surgem sintomas que podem indicar câncer no trato gastrointestinal, como náuseas frequentes, barriga inchada, perda de peso, pele amarelada ou dor abdominal. Confira os principais sintomas que podem indicar câncer e quais os exames usados.
Além do exame CA 19-9 também podem ser feitos outros que ajudam a identificar especificamente o tipo de câncer, como o exame CEA, bilirrubina e, às vezes, exames que avaliam o fígado. Veja quais são os exames da função hepática.
Além disso, este exame pode ser repetido mesmo depois de já existir diagnóstico de câncer, sendo utilizado como ponto de comparação para saber se o tratamento está tendo algum resultado sobre o tumor.
Como é feito o exame
O exame CA 19-9 é feito como um exame de sangue normal, em que é coletado uma amostra de sangue que é encaminhada para laboratório para análise. Para este tipo de análise clínica não é necessário qualquer tipo de preparo específico.
Valores de referência do CA 19-9
Os valores de referência normais para o CA 19-9 são de até 37 U/mL. Resultados acima de 37 U/mL podem indicar a presença de câncer, sendo que normalmente no câncer pancreático os valores são muito aumentados.
Além disso, os valores de CA 19-9 acima de 37 U/mL também podem indicar outras condições de saúde, como pancreatite, obstrução das vias biliares ou cirrose hepática, por exemplo.
Como entender os resultados
Os resultados do exame CA 19-9 devem ser interpretados pelo médico, juntamente com outros exames solicitados.
Depois do primeiro exame, o teste pode ser repetido várias vezes para verificar a eficácia do tratamento, podendo indicar:
- CA 19-9 está aumentando: significa que o tratamento não está tendo o resultado esperado e, por isso, o tumor está aumentando, levando à maior produção de CA 19-9 no sangue;
- CA 19-9 se mantém: pode indicar que o tumor está estável, ou seja, não cresce e nem diminui, podendo indicar ao médico a necessidade de alterar o tratamento;
- CA 19-9 está diminuindo: geralmente é sinal de que o tratamento está sendo eficaz e por isso o câncer está reduzindo de tamanho;
- CA 19-9 diminuiu após o tratamento, mas depois volta a aumentar: pode indicar que o câncer voltou ou cresceu.
Em alguns casos, o resultado pode aumentar ao longo do tempo mesmo que o câncer não esteja realmente aumentando de tamanho, mas isso geralmente é mais comum no caso de tratamentos com radioterapia