O que é:
O exame de glicose, também conhecido como teste da glicose, é feito com objetivo de verificar a quantidade de açúcar no sangue, que recebe o nome de glicemia, e é considerado o principal exame para diagnosticar a diabetes.
Para realizar o exame é preciso que a pessoa esteja em jejum, para que o resultado não seja influenciado e o resultado possa ser um falso-positivo para diabetes, por exemplo. A partir do resultado do exame, o médico poderá indicar reajuste da dieta, uso de medicamentos antidiabéticos, como a Metformina, por exemplo, ou até mesmo insulina.
Os valores de referência do exame da glicose em jejum são:
- Normal: inferior a 99 mg/dL;
- Pré-diabetes: entre 100 e 125 mg/dL;
- Diabetes: superior a 126 mg/dL em dois dias diferentes.
O tempo de jejum para o exame da glicose em jejum é de 8 horas, podendo a pessoa apenas beber água durante esse período. É indicado também que a pessoa não fume e nem realize esforços antes do exame.
Saiba o seu risco de ter diabetes, selecione os sintomas que está tendo:
Teste de intolerância à glicose
O teste de tolerância à glicose, também chamado de exame de curva glicêmia ou TOTG, é feito em jejum e consiste na ingestão de glicose ou dextrosol após a primeira coleta. Nesse exame são feitas várias dosagens da glicose: em jejum, 1, 2 e 3 horas após a ingestão do líquido açucarado fornecido pelo laboratório, sendo necessário que a pessoa permaneça no laboratório praticamente o dia todo.
Esse teste ajuda o médico a fazer o diagnóstico da diabetes e normalmente é feito durante a gestação, já que é comum os níveis de glicose aumentarem durante esse período. Entenda como é feito o teste de tolerância à glicose.
Valores de referência do TOTG
Os valores de referência do teste de intolerância à glicose referem-se ao valor da glicose 2 horas ou 120 minutos após a ingestão da glicose e são:
- Normal: inferior a 140 mg/dL;
- Pré-diabetes: entre 140 e 199 mg/dL;
- Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dL.
Desta forma, caso a pessoa apresente uma glicemia em jejum superior a 126 mg/dL e uma glicemia igual ou superior a 200 mg/dL 2h após ingerir glicose ou dextrosol, é provável que a pessoa tenha diabetes, devendo o médico indicar o tratamento.
Para entender melhor o resultado do exame de glicose, selecione na calculadora a seguir o teste realizado e indique o resultado:
Exame da glicose na gravidez
Durante a gravidez é possível que a mulher apresente alterações nos seus níveis glicêmicos, por isso é importante que o obstetra solicite a dosagem da glicose para verificar se a mulher possui diabetes gestacional. O exame solicitado pode ser tanto a glicose em jejum ou o teste de tolerância à glicose, cujos valores de referência são diferentes.
Veja como é feito o exame para o diagnóstico de diabetes gestacional.