Gama GT (GGT): para que serve o exame e porque está alto ou baixo

A gama GT (GGT) é uma enzima produzida no pâncreas, coração e fígado, que geralmente está elevada no sangue quando existe alguma alteração num desses órgãos, como pancreatite, infarto ou cirrose, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Para confirmar ou descartar o diagnóstico de problemas hepáticos e biliares o médico pode ainda pedir a dosagem de TGO, TGP, bilirrubinas e fosfatase alcalina, que são mais específicas de problemas no fígado ou obstrução biliar.

O exame de Gama GT pode ser solicitado tanto como exame de rotina, como quando há suspeita de pancreatite, por exemplo. No entanto a realização desse exame é mais frequente em pessoas com suspeita de cirrose, esteatose hepática ou que fazem uso excessivo de álcool.

Imagem ilustrativa número 1

Valor de referência

O valor normal de gama GT pode variar de acordo com o laboratório, mas geralmente varia entre 9 e 36 UI/L em mulheres e 12 - 64 UI/L em homens.

Preocupado com o resultado do seu exame?

Estamos aqui para ajudar! Fale com os nossos profissionais e receba orientação especializada sobre o que fazer a seguir.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

O que significa Gama GT alterado

Os valores deste exame de sangue devem ser sempre avaliados por um hepatologista ou clínico geral, no entanto, algumas alterações são:

Gama GT alto

O valor de gama glutamil transferase (Gama GT) alto normalmente indica a presença de um problema no fígado, como:

  • Hepatite viral crônica;
  • Tumor hepático;
  • Cirrose;
  • Diminuição da circulação sanguínea para o fígado;
  • Consumo excessivo de álcool ou drogas;
  • Ingestão de medicamentos, como fenobarbital, fenitoína ou varfarina.

Porém, não é possível saber qual o problema específico, sendo necessário fazer outros exames como tomografia computadorizado ou ultrassonografia, por exemplo, além de outros exames laboratoriais. 

Leia também: 13 exames para avaliar o fígado (e como é o preparo) tuasaude.com/exames-para-o-figado

Em alguns casos mais raros, estes valores também podem estar alterados devido a doenças não relacionadas com o fígado, como insuficiência cardíaca, diabetes ou pancreatite.

Gama GT baixo

O valor de gama GT baixo normalmente não indica qualquer tipo de problema, sendo até um sinal de que não existe qualquer alteração no fígado.

No entanto, se o valor de gama GT estiver baixo e o valor de fosfatase alcalina estiver alto, por exemplo, pode indicar problemas ósseos, como deficiência de vitamina D ou doença de Paget, sendo importante fazer mais testes para avaliar essa possibilidade.

Como se preparar para o exame

O exame deve ser feito em jejum de pelo menos 8 horas, já que os níveis de GGT podem diminuir após refeições. Além disso, deve-se evitar consumir bebidas alcoólicas 24 horas antes do exame, pois podem alterar o resultado. Alguns medicamentos devem ser suspendidos, pois podem elevar a concentração dessa enzima.

É importante comunicar também quando foi a última vez que foi ingerido bebida alcoólica para que seja considerado na hora da análise do resultado, pois mesmo que não tenha sido nas 24 horas anteriores ao exame, pode ainda assim haver elevação na concentração de GGT.

Quando fazer o exame Gama GT

Este tipo de exame é feito quando existe suspeita de lesões no fígado, especialmente quando existem sintomas como:

  • Diminuição acentuada do apetite;
  • Vômitos e náuseas;
  • Falta de energia;
  • Dor abdominal;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina escura;
  • Fezes claras, como massa de vidraceiro;
  • Coceira na pele.

Em alguns casos, este exame pode também ser pedido para avaliar pessoas que estão seguindo uma terapia de abandono de álcool, pois, caso tenham ingerido bebidas alcoólicas nos últimos dias, os valores estarão alterados. 

Leia também: 11 sintomas de problemas no fígado (com teste online) tuasaude.com/sintomas-de-problemas-no-figado