Exames de imagem são procedimentos que utilizam radiação ionizante, ondas sonoras ou magnéticas, gerando imagens que permitem visualizar estruturas e órgãos internos do corpo.
Existem diferentes tipos de exames de imagem, como raio X, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou PET-scan, que permitem diagnosticar condições de saúde, guiar procedimentos médicos ou monitorar o tratamento.
Leia também: Exames laboratoriais: principais tipos (e preparo) tuasaude.com/exames-laboratoriaisOs exames de imagem são feitos pelo médico radiologista ou radiologista intervencionista que analisam a imagem e fornecem o laudo com o resultado que deve ser interpretado pelo médico que solicitou o exame, junto com outros exames e avaliação clínica.
Para que servem
Os exames de imagem servem para:
- Identificar a causa de sintomas;
- Diagnosticar doenças ou problemas de saúde;
- Ajudar a planejar o tratamento de doenças;
- Acompanhar a resposta ao tratamento;
- Guiar procedimentos médicos, como biópsias.
O tipo de exame de imagem deve ser indicado pelo médico, após realização do exame físico e avaliação dos sintomas.
11 tipos de exames de imagem
Os principais tipos de exames de imagem são:
1. Raio X
O raio X, ou radiografia, é um exame de imagem que utiliza radiação ionizante que atravessa os tecidos permitindo visualizar fraturas ou anormalidades nos ossos, cárie nos dentes, pneumonia, hérnia de disco ou problemas cardíacos, por exemplo.
Existem vários tipos de raio X que podem ser realizados, como raio X odontológico, raio X abdominal, raio X de tórax, raio X da coluna ou raio X do pé, por exemplo, que varia de acordo com a parte ou órgão do corpo que o médico deseja avaliar.
Leia também: Raio X panorâmico: o que é, para que serve e como é feito tuasaude.com/ortopantomografia2. Ultrassom
O ultrassom é um exame de imagem que utiliza ondas sonoras que geram imagens que podem ser vistas no computador, para diagnosticar ou guiar procedimentos médicos, como biópsias, por exemplo.
Esse tipo de exame pode ser feito para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo, como mama, coração, tireoide, cérebro, órgãos pélvicos e abdominais, músculos ou pele, por exemplo.
Além disso, o ultrassom é indicado para monitorar a gravidez e o desenvolvimento do bebê, sendo chamado ultrassom obstétrico. Veja como é feito o ultrassom obstétrico.
O ultrassom também pode ser usado para visualizar e medir o fluxo sanguíneo nos vasos, em um tipo de ultrassom chamado ultrassom com doppler ou ecodoppler.
Leia também: Ultrassom com doppler: o que é, para que serve e quando fazer tuasaude.com/ultrassom-com-doppler3. Tomografia computadorizada
A tomografia computadorizada é um exame que combina o raio X tradicional gerando várias imagens que são processadas e combinadas no computador formando imagens 3D.
Esse tipo de exame é mais detalhado do que o raio X convencional, permitindo ao médico visualizar as estruturas do corpo em diferentes ângulos.
A tomografia computadorizada pode ser feita para diagnosticar tumores, hemorragias internas, doenças cardiovasculares, AVC, embolia pulmonar, por exemplo.
Leia também: Tomografia do tórax: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/tomografia-do-torax4. Ressonância magnética
A ressonância magnética é um exame de imagem que utiliza um campo magnético de alta intensidade e ondas de rádio, para visualizar com grande definição as estruturas internas dos órgãos.
Esse tipo de exame permite ao médico visualizar em detalhes o cérebro, medula espinhal, nervos, músculos, tendões ou ligamentos, ou outros órgãos como rins, fígado ou vesícula biliar.
5. Mamografia
A mamografia é um exame de imagem que utiliza raio X que passa pela mama permitindo visualizar suas estruturas e identificar alterações que possam indicar o desenvolvimento de câncer de mama.
Esse tipo de exame é usado para o rastreio do câncer de mama, sendo indicado para ser realizado uma vez por ano em mulheres a partir dos 40 anos.
Leia também: Mamografia digital: o que é, para que serve e como é feita tuasaude.com/como-e-feita-a-mamografia-digital6. PET-scan
O PET scan é um exame de imagem da medicina nuclear que utiliza a tomografia computadorizada junto com a aplicação de glicose marcada com substância radioativa aplicada na veia.
Esse exame, também chamado de PET-CT, avaliar a atividade metabólica de células tumorais, sendo indicado para diagnosticar o câncer, avaliar a presença de metástases e a resposta ao tratamento.
7. Fluoroscopia
A fluoroscopia é um exame de imagem que utiliza raio X de forma contínua e em tempo real para visualizar e analisar em um computador o movimento de órgãos ou vasos sanguíneos.
Geralmente, esse exame é feito com o uso de contraste para aumentar a capacidade de visualização e diagnosticar obstrução intestinal, urinária ou em vasos sanguíneos.
Além disso, a fluoroscopia pode ser feita para procedimentos médicos, como colocação de stent cardíaco, guiar biópsias, drenagem ou embolização, ou redução de fraturas, por exemplo.
8. Densitometria óssea
A densitometria óssea é um exame de imagem indicado para avaliar a densidade dos ossos e diagnosticar a osteoporose.
Esse exame pode ser feito utilizando raio X, absorciometria de raios X de dupla energia (DEXA) ou tomografia computadorizada, definindo a densidade dos ossos e verificando se houve perda da massa óssea.
Leia também: Densitometria óssea: o que é, para que serve e resultados tuasaude.com/densitometria-ossea9. Cintilografia óssea
A cintilografia óssea é um exame de imagem da medicina nuclear que utiliza radiofármacos, como o tecnécio ou gálio, aplicados na veia, que se acumulam em regiões de alta atividade óssea.
Esse tipo de exame é indicado principalmente para avaliar e diagnosticar problemas nos ossos, como câncer, metástases ósseas, osteomielite, osteomalácia ou doença de Paget, por exemplo.
10. Angiografia
A angiografia é um exame de imagem que avalia os vasos sanguíneos através de raio X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Esse tipo de exame é feito introduzindo um cateter, que é um tubo fino, por dentro de uma artéria na virilha ou no punho até chegar ao local onde se pretende observar os vasos sanguíneos, e uso de contraste. Entenda como é feita a angiografia.
Desta forma, a angiografia permite ao médico diagnosticar aneurisma, hemorragia cerebral, aterosclerose ou malformações em vasos, sanguíneos, por exemplo.
11. Endoscopia
A endoscopia é um exame de imagem que permite visualizar os órgãos internos, através do uso de um endoscópio, que é um tubo fino com uma luz e câmera na ponta.
Existem vários tipos de endoscopia, que são:
- Endoscopia digestiva, para avaliar o esôfago, estômago e o duodeno;
- Colonoscopia, para avaliar o intestino grosso e reto;
- Anuscopia, para examinar o ânus e o reto;
- Broncoscopia, para avaliar as estruturas dos pulmões;
- Cistoscopia, para avaliar a bexiga e a uretra;
- Histeroscopia, para avaliar o útero;
- Laparoscopia, para examinar os órgãos do abdômen e pelve;
- Artroscopia, para avaliar as estruturas internas das articulações;
- Otoscopia, para avaliar as estruturas internas dos ouvidos;
Durante o exame de endoscopia, o médico pode realizar uma biópsia do órgão ou até tratar condições de saúde, como sangramentos ou pólipos, por exemplo.
Leia também: Colonoscopia virtual: o que é, preparo e vantagens tuasaude.com/colonoscopia-virtual