Antes de realizar uma cirurgia plástica, é importante que sejam realizados exames pré-operatórios, que devem ser indicados pelo médico, como o objetivo de evitar complicações durante o procedimento ou na fase de recuperação, como anemia ou infecções graves, por exemplo.
Por isso, o médico indica a realização de uma série de exames para determinar se a pessoa está saudável e se é possível a realização da cirurgia. Somente após a análise de todos os exames é que é possível informar à pessoa se é possível realizar a cirurgia plástica sem complicações.
Os principais exames solicitados pelo médico antes da realização de qualquer cirurgia plástica são:
1. Exames de sangue
As análises sanguíneas são fundamentais para que se possa saber das condições de saúde geral do paciente, assim, as análises mais solicitadas antes dos procedimentos cirúrgicos são:
- Hemograma, em que são verificadas as quantidades de hemácias, leucócitos e plaquetas;
- Coagulograma, que verifica a capacidade de coagulação da pessoa e, assim, identificar o risco de grandes sangramentos durante o procedimento;
- Glicemia em jejum, já que níveis alterados de glicose no sangue podem colocar em risco a vida da pessoa, principalmente durante uma cirurgia. Além disso, caso a pessoa tenha níveis muito elevados de glicose no sangue, o risco de infecção aumenta, podendo haver uma infecção por um microrganismo resistente, que é difícil de ser tratado;
- Dosagem de ureia e creatinina no sangue, pois dá informações sobre o funcionamento dos rins;
- Dosagem de anticorpos, principalmente IgE total e IgE específica para látex, informa se a pessoa possui algum tipo de alergia e se o sistema imunitário está preservado.
Para realizar os exames de sangue pode ser necessária a realização de jejum de pelo menos 8 horas, ou de acordo com a orientação do laboratório ou do médico. Além disso, é recomendado que não se faça uso de álcool ou fume pelo menos 2 dias antes do exame, pois esses fatores podem interferir no resultado.
2. Exame de urina
O exame de urina é solicitado com o objetivo de verificar alterações renais e possíveis infecções. Assim, o médico normalmente solicita a realização de um exame de urina tipo 1, também chamado de EAS, em que são observados aspectos macroscópicos, como cor e odor, e microscópicos, como presença de hemácias, células epiteliais, leucócitos, cristais e microrganismos. Além disso, é verificada o pH, densidade e presença de outras substâncias na urina, como bilirrubina, cetonas, glicose e proteínas, por exemplo, podendo informar sobre alterações não só nos rins, mas também no fígado, por exemplo.
Além do EAS, o cirurgião plástico também recomenda a realização da urocultura, que é um exame microbiológico que tem como objetivo verificar a presença de microrganismos causadores de infecção. Pois caso haja suspeita de infecção, normalmente é iniciado o tratamento adequado para evitar o risco de complicações durante o procedimento.
2. Exame cardíaco
O exame que avalia o coração normalmente solicitado antes das cirurgias é o eletrocardiograma, também conhecido por ECG, que avalia a atividade elétrica do coração. Por meio desse exame, o cardiologista avalia o ritmo, velocidade e quantidades de batidas do coração, sendo possível identificar qualquer anormalidade.
O ECG é um exame rápido, tem duração média de 10 minutos, não causa dor e não necessita de preparo específico.
4. Exame de imagem
Os exames de imagem variam de acordo com o tipo de cirurgia plástica a ser realizada, porém todos possuem o mesmo objetivo, que é avaliar a região em que a cirurgia será realizada e verificar a integridade dos órgãos.
No caso da mamoplastia de aumento, redução e da mastopexia, por exemplo, são indicadas a realização de ultrassonografia das mamas e da axila, além da mamografia caso a pessoa tenha mais de 50 anos. Já no caso da abdominoplastia e da lipoaspiração, normalmente são recomendadas a realização de ultrassonografia de abdômen total e da parede abdominal. Para as cirurgias de rinoplastia, por exemplo, o médico normalmente solicita a realização da tomografia dos seios da face.
Para a realização dos exames de imagem normalmente não são necessários qualquer tipo de preparo, mas é importante seguir as indicações e orientações do médico ou do local em que será realizado o exame.
Quando fazer os exames médicos?
Os exames devem ser feitos com pelo menos 3 meses para a cirurgia plástica, pois exames realizados com mais de 3 meses podem não representar a condição real da pessoa, uma vez que podem ter havido alterações no organismo.
Os exames são solicitados pelo cirurgião plástico e têm como objetivo conhecer a pessoa e identificar possíveis alterações que podem colocar o paciente em risco durante o procedimento. Por isso, é importante que todos os exames sejam realizados para garantir o sucesso e segurança do procedimento cirúrgico.
Os resultados dos exames são analisados pelo médico e pelo anestesista e, caso esteja tudo bem, a cirurgia é autorizada e realizada sem quaisquer risco.