Exercícios do Assoalho Pélvico na gravidez: Como, quando e onde fazer

Os exercícios de Kegel, também conhecidos como exercícios do assoalho pélvico, fortalecem os músculos que sustentam o útero e a bexiga, o que ajuda a controlar a urina e a melhorar o contato íntimo. Praticar estes exercícios durante a gravidez ajuda ainda no treino para o parto normal, quando é preciso fazer força para o bebê sair, diminuindo as dores e o tempo do trabalho de parto.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Obstetra perto de você! Parceria com Buscar Médico

Como saber quais músculos contrair

Uma excelente forma de descobrir como fazer as contrações corretamente é inserindo um dedo na vagina e tentar espremer o dedo. Outra boa forma de identificar os músculos é ao fazer xixi tentar parar o jato de urina. No entanto, não é recomendado tentar ficar realizando esse exercício com a bexiga cheia porque pode causar retorno da urina pelos ureteres causando infecção urinária. 

Ao identificar como deve ser feita a contração, deve-se tentar não encolher demais a barriga para não gastar energia extra contraindo os abdominais, nem contrair os músculos ao redor do ânus, o que pode ser mais difícil inicialmente. Em todo caso, o ginecologista, obstetra ou fisioterapeuta poderão indicar pessoalmente, numa consulta, como poderá realizar os exercícios corretamente. 

Imagem ilustrativa número 1

Como fazer os exercícios do assoalho pélvico

Para fortalecer o assoalho pélvico na gravidez, a gestante deve fazer o seguinte:

  • Esvaziar a bexiga, eliminado completamente o xixi;
  • Contrair estes mesmos músculos pélvicos, durante 10 segundos;
  • Relaxar durante 5 segundos.

O treino consiste em fazer cerca de 100 contrações por dia, divididas em séries de 10 repetições cada.

Confira o passo a passo no nosso vídeo:

Exercícios para INCONTINÊNCIA URINÁRIA

04:02 | 835.240 visualizações

A progressão do exercício consiste em aumentar o tempo de cada contração. Assim, cada vez que contrair os músculos do assoalho pélvico deve contar até 5 e depois relaxar, repetindo esse passo mais 10 a 20 vezes seguidas. 

Podem ainda ser introduzidos dentro da vagina pequenos cones vaginais, que são próprios para este fim, e ajudam a fortalecer ainda mais estes músculos, aumentando a intensidade de cada treino. 

Quando e onde fazer os exercícios 

Os exercícios de Kegel podem ser realizados em qualquer posição, seja sentada, deitada ou de pé. No entanto, é mais fácil iniciar os exercícios estando deitada com as pernas dobradas, e depois de alguns dias, já poderá realizar os exercícios na posição de 4 apoios, sentada ou de pé com as pernas afastadas. 

Pode-se começar a praticar esse treino em qualquer fase da gravidez, mas pode ser mais necessário à partir das 28 semanas, quando a mulher estiver no 2ª trimestre de gestação, que é quando poderá começar a notar alguma dificuldade para controlar a urina e esse também é um bom período para iniciar a preparação para o parto. 

Também é possível realizar estes exercícios durante o contato íntimo, o que poderá trazer mais prazer tanto para a mulher quanto para o parceiro. 

Vídeos relacionados

Exercícios para INCONTINÊNCIA URINÁRIA

04:02 | 835.240 visualizações