Os exercícios de propriocepção ajudam na recuperação de lesões na articulação ou ligamentos do joelho porque obrigam o corpo a adaptar-se à lesão evitando que se esforce muito o local afetado nas atividades diárias, como correr, caminhar ou subir escadas, por exemplo.
Estes exercícios devem ser feitos todos os dias entre 1 a 6 meses, até que se seja capaz de fazer os exercícios sem perder o equilíbrio ou até indicação do ortopedista ou fisioterapeuta.
Geralmente, a propriocepção do joelho é utilizada na recuperação de lesões esportivas como pancadas, lesão do menisco, rutura de ligamentos ou tendinite porque permite que o atleta continue a treinar sem afetar o local lesado. Além disso, estes exercícios também podem ser usados na recuperação de cirurgias ortopédicas ou nas lesões mais simples, como entorse do joelho.
Como fazer exercícios de propriocepção para o joelho
Alguns exercícios de propriocepção utilizados na recuperação do joelho são:
- Exercício 1: Ficar de pé e levantar o pé do lado contrário ao joelho lesionado, mantendo essa posição por 30 segundos e repetindo 3 vezes. A dificuldade do exercício pode ser aumentada colocando-se os braços para cima ou fechando os olhos, por exemplo;
- Exercício 2: Deitar de barriga para cima no chão com os pés junto a uma parede e, com o pé do joelho afetado, segurar uma bola de futebol contra a parede. Rodar a bola com o pé sem deixá-la cair, durante 30 segundos, repetindo 3 vezes.
Estes exercícios devem, sempre que possível, ser orientados por um fisioterapeuta para adaptar o exercício à lesão específica e adequar à fase de evolução da recuperação, aumentando os resultados.