Quando as pessoas falam palavras com vogais orais e ocorre um desvio de fluxo de ar para a cavidade nasal, ficam com uma voz nasalada. Em alguns casos, a voz nasalada pode ser corrigida com exercícios.
O palato mole é a região onde se vai fazer a regulação da ressonância nasal. Algumas pessoas nascem já com a configuração do palato mole diferente e algumas pessoas acabam tendo mais ressonância no nariz, ficando com uma voz mais nasal. Nestes casos, deve-se procurar um fonoaudiólogo, para que seja indicado o melhor tratamento.
1. Falar sílabas de nariz tampado
Um exercício que se pode fazer é tampar o nariz e dizer algumas sílabas, com sons orais:
"Sa se si so su"
"Pa pe pi po pu"
"La le li lo lu"
Quando se fala este tipo de sons, que são os sons orais, o fluxo de ar deve sair pela boca e não pela cavidade nasal. Assim, pode-se repetir estas sílabas várias vezes até deixar de sentir vibração no nariz.
Outra forma de verificar se o exercício está a ser realizado corretamente, é colocar um espelho po baixo do nariz enquanto se dizem as sílabas, para verificar se sai ar pelo nariz. Caso ele fique embaçado, significa que está a sair ar pelo nariz e que as sílabas não estão a ser faladas corretamente.
2. Repetir uma frase com o nariz tampado
Uma outra forma de verificar se a pessoa fala pelo nariz é falar uma frase em que a ressonância da voz deve ser oral e depois tentar repeti-la exatamente da mesma forma, sem se perceber mudanças:
"Papai foi sair"
"O Luís levou o lápis"
Se o som for igual, significa que a pessoa falou corretamente e controlou corretamente a saída de ar. Caso contrário, significa que a pessoa pode estar a falar pelo nariz.
Para aperfeiçoar a voz, pode-se repetir este exercício várias vezes, tentando controlar a saída de ar de forma a dizer a frase da mesma forma com e sem o nariz tampado.
3. Trabalhar o palato mole
Outro exercício que pode ajudar a corrigir a voz nasal é dizer as seguintes sílabas, que so devem sair pela boca:
"Ká ké ki ko ku"
Repetir a sílaba "ká" com intensidade, ajuda a trabalhar o palato mole, melhorando a regulação da saída do ar pela boca ou nariz. Pode-se também ir tampando e o nariz, de forma a perceber se o som está a sair corretamente.
Veja também exercícios que ajudam a melhorar a dicção.