Gagueira: o que é, causas e exercícios

A gagueira é uma alteração neurobiológica que interfere na fala, de forma que a pessoa repete sons e sílabas ou para involuntariamente a fala. Como consequência dessa alteração, é comum que pessoas com gagueira tenham maior dificuldade para interagir.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

É comum que crianças dos 2 aos 5 anos apresentem episódios passageiros de gagueira, que podem durar alguns meses. Isso acontece porque elas pensam muito mais rápido do que conseguem falar, pois seu sistema fonético ainda não está completamente apto. Esta gagueira tende a piorar quando a criança se encontra nervosa ou muito excitada, podendo ocorrer também quando ela fala uma frase com muitas palavras novas para ela.

Caso se observe que a criança além de gaguejar, faz outros gestos como bater o pé no chão, piscar os olhos ou outro tique qualquer, isto pode indicar a necessidade de um tratamento, pois indica que a criança já percebeu sua dificuldade em falar fluentemente e se não for logo tratada vai ter a tendência em se isolar e evitar falar.

Imagem ilustrativa número 1

Possíveis causas

As principais situações que podem favorecer a gagueira são:

  • Fatores emocionais, como nervosismo e insegurança para falar;
  • Fatores físicos, como pouco desenvolvimento dos músculos da fala;
  • Genética, de forma que filhos de pessoas com gagueira tem mais chance de desenvolver essa alteração;
  • Alterações neurológicas.

É importante que a causa da gagueira seja identificada para que possa ser avaliada a possibilidade de realizar o tratamento para aliviar a gagueira e promover a melhor comunicação, o que pode ser feito com exercícios indicados pelo fonoaudiólogo.

Exercícios para gagueira

Alguns exercícios que se podem fazer para melhorar a gagueira são:

  1. Relaxar os músculos que costumam ficar tensos no momento em que a pessoa fala;
  2. Diminuir a velocidade da fala, porque intensifica a gagueira;
  3. Treinar ler um texto em frente ao espelho e depois começar a ler para outras pessoas;
  4. Aceitar a gagueira e aprender a lidar com ela, porque quanto mais a pessoa valorizar e mais constrangida ficar, mais ela se vai tornar evidente.

Caso estes exercícios não ajudem a melhorar a fala, o ideal é fazer terapia de gagueira com um fonoaudiólogo. Saiba também como melhorar a dicção com exercícios.