Explante de silicone: o que é, quando é indicado e recuperação

Explante de silicone é a cirurgia para retirar a prótese de silicone das mamas, nádegas ou panturrilhas, por exemplo, sendo normalmente indicado nos casos de doença do silicone, contratura capsular ou ruptura da prótese, por exemplo.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Cirurgião Plástico perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, o explante de silicone também pode ser feito nos casos em que a pessoa deseja ter uma aparência mais natural, no entanto, após a retirada do implante a pele pode ficar mais flácida ou caída, podendo ser indicada a realização de cirurgias reparadoras, como a mamoplastia ou mastopexia.

A cirurgia de explante de silicone é feita pelo cirurgião plástico, no hospital, com anestesia geral, e a recuperação é de cerca de 15 a 30 dias, o que varia de acordo com o procedimento realizado e se foram realizadas outras técnicas cirúrgicas para reparação dos tecidos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Quando é indicada

O explante de silicone é indicado nas seguintes situações:

  • Doença do silicone;
  • Síndrome ASIA;
  • Contratura capsular;
  • Ruptura e/ou vazamento da prótese;
  • Deslocamento da prótese;
  • Infecção grave;
  • Extrusão do implante, que é a saída do implante através da cicatriz na pele;
  • Necrose do tecido em volta da prótese;
  • Compressão de nervos próximos à prótese.

Essas indicações se aplicam à prótese de silicone nas mamas, nádegas ou panturrilhas, por exemplo.

Além disso, a remoção da prótese de silicone também pode ser feita para autossatisfação corporal, nos casos em que se deseja ter uma aparência mais natural.

A remoção da prótese da mama ainda pode ser indicada nos casos de linfoma anaplásico de grandes células, que é um tipo de câncer raro associado ao implante mamário.

Marque uma consulta com um cirurgião plástico na região mais próxima:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como é feita

A cirurgia de explante de silicone é feita pelo cirurgião plástico, no hospital, com anestesia geral.

Para retirar a prótese de silicone, o médico realiza um corte na pele, no mesmo local em que a pessoa tem a cicatriz formada quando a prótese foi colocada. Em alguns casos, pode ser necessário a realização de novos cortes.

Em seguida, o médico retira a prótese de silicone, podendo também remover total ou parcialmente a cápsula, nos casos de contratura capsular, sendo que nesses casos, a capsula é enviada para o laboratório para análise.

Ao finalizar a cirurgia, o médico coloca um dreno no local, fecha o corte com pontos e coloca um curativo no corte.

Nos casos do médico suspeitar de linfoma anaplásico de grandes células ou presença de infecção no tecido mamário, o médico também envia uma amostra do tecido ou líquido para o laboratório, para confirmar ou descartar o diagnóstico de câncer e/ou identificar o tipo de microrganismo causador da infecção.

Quanto tempo dura a cirurgia?

A cirurgia de explante de silicone é rápida tendo uma duração de cerca de 30 minutos.

No entanto, o tempo de cirurgia pode variar de 3 a 4 horas, principalmente nos casos em que também é realizada a mamoplastia ou mastopexia para retirada do excesso de pele das mamas, remodelação do tecido mamário ou levantamento da mama.

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia de explante de silicone nas primeiras 24 horas é feita no hospital, com o internamento após terminar a cirurgia. Nesse tempo, o médico pode indicar o uso de remédios para aliviar a dor ou o desconforto.

Os drenos normalmente são removidos pelo médico após 2 a 5 dias da cirurgia.

Ao receber alta hospitalar, é importante repousar e evitar carregar peso ou dirigir, por cerca de 10 a 15 dias, conforme orientado pelo médico.

No caso de ter sido retirado o implante de silicone das mamas e ter feito a mastopexia ou mamoplastia redutora, a recuperação pode levar cerca de 30 dias, sendo importante usar o sutiã compressivo nesse período. Entenda o que é e como é feita a mastopexia e a mamoplastia redutora.

Como fica a mama após o explante

Após o explante de silicone, as mamas podem ficar mais flácidas, caídas ou com excesso de pele, além de ficar com o formato diferente, uma vez que a prótese foi removida.

Por isso, para evitar que as mamas fiquem com flacidez ou excesso de pele, o cirurgião plástico pode realizar algumas técnicas cirúrgicas, como colocação de gordura da própria pessoa nas mamas, remoção do excesso de pele ou levantamento das mamas, por exemplo.

Possíveis riscos

Os principais riscos da cirurgia de explante de silicone são infecções, sangramento, hematoma, abertura dos pontos, formação de queloide na cicatriz, reações à anestesia ou trombose venosa profunda (TVP). Conheça os riscos das cirurgias plásticas.

Além disso, existe o risco de perfuração do pulmão, conhecido como pneumotórax, quando a cápsula mamária está aderida à costela.

Outros riscos do explante de silicone são mamas assimétricas, cicatrizes mais evidentes, insatisfação ou arrependimento de ter removido a prótese.