Ezetimiba é um remédio indicado em casos de colesterol e triglicérides elevados, quando a pessoa não consegue controlar seus níveis seguindo uma dieta, pois reduz a absorção de colesterol no intestino.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de 10 mg, com o nome comercial Ezetrol, na forma de genérico como Ezetimiba, ou com os nomes similares Coratez, Emibazet, Ezet ou Posicor, por exemplo, e deve sempre ser usado com indicação médica.
A ezetimiba também pode ser encontrada em associação com a sinvastatina, ou tomado junto com o fenofibrato, por exemplo, que são remédios que ajudam a melhorar o efeito de redução do colesterol e triglicerídeos altos.
Para que serve
A ezetimiba é indicada para:
- Diminuir os níveis sanguíneos de colesterol total;
- Baixar o colesterol ruim (LDL);
- Reduzir ose triglicerídeos;
- Aumentar o colesterol bom (HDL).
Além disso, a ezetimiba pode ser indicada pelo médico para o tratamento da sitosterolemia familiar, que é uma doença rara em que as gorduras de óleos vegetais, nozes ou outros alimentos de origem vegetal, se acumulam nos sangue e nos tecidos.
Leia também: Colesterol alto: sintomas, causas, riscos e como baixar tuasaude.com/colesterol-altoEsse remédio reduz a absorção de gorduras no intestino, o que ajuda a diminuir o colesterol e os triglicerídeos no sangue.
Isso evita o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias e a formação de placas que estreitam as artérias, uma condição conhecida como aterosclerose. Em longo prazo, reduz o risco de ataque cardíaco e AVC.
Como tomar
A dose normalmente recomendada de ezetimiba para adultos ou crianças com mais de 6 anos, é de 1 comprimido de 10 mg por dia, por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, e sempre no mesmo horário.
Caso a pessoa se esqueça de tomar a dose na hora certa, deve tomar assim que lembrar mas se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com ezetimiba são diarréia, dor abdominal, excesso de gases intestinais, sensação de cansaço, dor muscular, nas costas, no pescoço ou nas articulações, sensação de calor ou fogachos, ou pressão arterial alta.
Além disso, embora seja mais raro, a ezetimiba pode causar uma condição que resulta na degradação do tecido muscular que pode levar à insuficiência renal, que pode ser percebida através do surgimento de sintomas como dor ou sensibilidade muscular inexplicável, fraqueza, cansaço excessivo, febre ou urina de cor escura.
É aconselhado procurar ajuda médica imediatamente ou o pronto-socorro mais próximo se surgirem sintomas de alergia à ezetimiba como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou urticária. Saiba como identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quem não deve usar
A ezetimiba não deve ser usada por crianças com menos de 6 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, por pessoas que tenham doenças no fígado moderada a grave, ou por pessoas que tenham alergia à ezetimiba ou qualquer outro componente da fórmula.