Fadiga é uma sensação de exaustão e falta de energia que pode ser causada por atividades físicas, estresse excessivo, falta de sono ou problemas de saúde como anemia, hipotireoidismo, hipocalemia e, embora raro, câncer.
A sensação de fadiga pode ser muscular e/ou mental e estar associada a sintomas como dor no corpo, perda de peso, prisão de ventre, dificuldade de concentração ou raciocínio, fraqueza ou falta de ar, dependendo da sua causa.
Em caso de fadiga, especialmente se persistente ou associada a outros sintomas, é recomendado consultar um clínico geral. O tratamento deve ser específico para sua causa e pode envolver medidas, como dormir e descansar o suficiente, e o uso suplementos de vitaminas ou medicamentos, por exemplo.
Principais causas
As principais causas de fadiga são:
1. Exercícios físicos
Após exercícios físicos é comum o desenvolvimento de fadiga muscular que, dependendo da intensidade da atividade, pode causar sintomas como dor no corpo, fraqueza e diminuição no desempenho em outras atividades físicas até que os músculos se recuperem.
Leia também: Fadiga muscular: o que é, sintomas, causas e o que fazer tuasaude.com/fadiga-muscularO que fazer: a fadiga após atividades físicas tende a desaparecer em poucos dias quando se repousa adequadamente. Além disso, na medida em que a pessoa melhora o seu condicionamento físico, a fadiga tende a diminuir com o tempo.
2. Estresse excessivo
O estresse excessivo pode provocar a fadiga mental dependendo da sua intensidade e duração. Neste caso, é comum a fadiga ser notada pelo surgimento de sintomas como irritabilidade, dificuldade de concentração ou memória e falta de energia.
Além disso, quando a pessoa constantemente é exposta a altos níveis de estresse, pode apresentar também sensação de fraqueza, dor no corpo, tontura e/ou dificuldade para dormir, por exemplo, o que algumas vezes é chamado de fadiga adrenal.
Leia também: Fadiga adrenal: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/fadiga-adrenalO que fazer: a fadiga devido ao estresse excessivo tende a melhorar na medida em que a situação que o provocou passa e a pessoa descansa.
Especialmente caso o estresse seja frequente, são recomendadas medidas, como dormir o suficiente e reservar um tempo para atividades físicas e se distrair. No entanto, algumas vezes, é indicado consultar um psicólogo, que pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar melhor com o estresse.
3. Dormir pouco
Dormir pouco pode causar fadiga e outros sintomas como desatenção, dificuldade de memória, raciocínio e/ou aprendizado ou queda de rendimento em tarefas que exigem esforço mental.
Além disso, não dormir o suficiente também aumenta o risco de problemas de saúde como hipertensão, diabetes, AVC, infarto e depressão. Saiba as principais consequências da falta de sono para a saúde.
O que fazer: para evitar a fadiga é recomendado fazer a higiene do sono, que são medidas que contribuem para ter um sono saudável como dormir uma quantidade de horas suficiente e sempre nos mesmos horários.
Leia também: Higiene do sono: o que é, como fazer e quantas horas dormir tuasaude.com/higiene-do-sonoNo entanto, especialmente caso exista dificuldade para dormir, é recomendado consultar um clínico geral para verificar se existe algum problema de saúde que esteja prejudicando o sono.
4. Anemia
A anemia é uma das principais causas de fadiga crônica e, normalmente, também está associada a outros sintomas como coração acelerado, fraqueza, palidez da pele, sensação de falta de ar, dor no peito ou coração acelerado.
Geralmente, a anemia é provocada por uma diminuição da hemoglobina dentro das hemácias ou redução do número destas células no sangue devido a sangramentos ou problemas na produção de glóbulos vermelhos, por exemplo.
Leia também: Anemia: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/anemiaO que fazer: em caso de suspeita de anemia, é recomendado consultar um hematologista. O tratamento da anemia deve ser específico para a sua causa e pode envolver a reposição de nutrientes, como ferro ou vitamina B12, uso de medicamentos como corticoides ou transfusão de sangue, por exemplo.
5. Depressão
A fadiga crônica também pode ser causada por depressão e, neste caso, é comum também estarem presentes outros sintomas como tristeza, sono excessivo e perda de apetite ou de interesse por atividades prazerosas, além da falta de energia e cansaço. Conheça os principais sintomas de depressão.
O que fazer: em caso de suspeita de depressão é recomendado consultar um psiquiatra. O tratamento normalmente é feito com sessões de psicoterapia e uso de medicamentos antidepressivos, que podem ajudar a controlar os sintomas e, consequentemente, melhorar a fadiga.
6. Potássio baixo no sangue
Quando o potássio está baixo no sangue, uma condição conhecida de hipocalemia, podem surgir sintomas como fadiga, fraqueza, espasmos musculares, prisão de ventre e dormência em partes do corpo.
Leia também: Hipocalemia: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/hipocalemiaAlém disso, nos casos mais graves, baixos níveis de potássio no sangue podem provocar queda da pressão arterial, arritmias e paralisia muscular, por exemplo.
O que fazer: é recomendado consultar um clínico geral em caso de suspeita de baixos níveis de potássio no sangue. Nos casos mais leves, o tratamento normalmente é feito com a reposição de potássio por meio de suplementos.
7. Hipotireoidismo
A falta de hormônios da tireoide no organismo, conhecida como hipotireoidismo, pode causar fadiga em algumas pessoas. Além disso, é comum existirem outros sintomas, como ganho de peso, prisão de ventre, intolerância ao frio ou perda de cabelo, quando os níveis de hormônios da tireoide estão baixos. Confira os principais sintomas do hipotireoidismo.
O que fazer: em caso de suspeita de hipotireoidismo, é recomendado consultar um endocrinologista. O tratamento normalmente é feito com a reposição de hormônios da tireoide por meio de medicamentos.
8. Câncer
Embora seja raro, o câncer também pode causar fadiga em algumas pessoas e, normalmente, também estão presentes outros sintomas como perda de peso, febre, suor noturno ou ínguas no corpo.
Além disso, dependendo da sua localização, também podem surgir sintomas como mudança no funcionamento do intestino, sangue nas fezes, rouquidão ou crises convulsivas, por exemplo.
Leia também: 12 sintomas que podem indicar câncer tuasaude.com/sintomas-de-cancerO que fazer: é recomendado consultar um clínico geral para uma avaliação detalhada em caso de suspeita de câncer. O tratamento depende do tipo de tumor e do seu estágio, podendo envolver quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, por exemplo.