Fagocitose: o que é, como acontece e para que serve

A fagocitose é um processo em que as células do sistema imunológico englobam partículas grandes por meio da emissão de pseudópodes, que são estruturas que surgem como expansão da sua membrana plasmática, com o objetivo de combater e prevenir infecções.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Imunologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além de ser um processo realizado pelas células do sistema imune, a fagocitose também pode ser realizada por microrganismos, principalmente protozoários, com o objetivo de obterem nutrientes necessários para o seu desenvolvimento e proliferação.

Durante o processo de fagocitose, são eliminadas partículas de tamanho grande, como microrganismos, substancias estranhas e células que sofreram apoptose.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A fagocitose pode ser realizada com dois objetivos diferentes:

  • Combater infecções: nesse caso, a fagocitose é realizada por células pertencentes ao sistema imunológico, que recebem o nome de fagócitos e que atuam englobando microrganismos patogênicos e restos celulares, combatendo ou prevenindo a ocorrência de infecções. As células que estão frequentemente relacionadas com essa fagocitose são leucócitos, neutrófilos e macrófagos.
  • Obter nutrientes: a fagocitose com esse objetivo é realizada por protozoários, que englobam restos celulares para obter os nutrientes necessários para o seu crescimento e proliferação.

A fagocitose é um processo natural do organismo e é importante que as células fagocíticas devem ser seletivas ao agente que deve ser fagocitado, pois caso contrário poderia haver fagocitose de outras células e estruturas do corpo, o que poderia ter influência o bom funcionamento do organismo.

Diferença entre pinocitose e fagocitose

A pinocitose e a fagocitose são tipos de endocitoses, que corresponde a um termo genérico que descreve um processo pela qual as células absorvem material externo e envolvem-no com a membrana celular.

Esses processos se diferenciam pelo fato de que na fagocitose a célula introduz no seu interior partículas grandes, ajudando o sistema imunológico a eliminar agentes estranhos, como bactérias, por exemplo, sendo esse processo realizado por células especializadas. Por outro lado, a pinocitose é um processo em que as células introduzem substâncias em seu interior e acontece em qualquer tipo de célula.

Como acontece

A fagocitose mais comum e frequente de acontecer tem como objetivo combater e prevenir o desenvolvimento de infecções e, para isso, acontece em alguns passos, sendo eles:

  1. Aproximação, em que os fagócitos se aproximam do corpo estranho, que são os microrganismos ou estruturas e substâncias produzidas ou expressadas por eles;
  2. Reconhecimento e aderência, em que as células reconhecem estruturas que estão sendo expressas na superfície do microrganismo, aderem-se a eles e são ativadas, dando origem à fase seguinte;
  3. Englobamento, que corresponde à fase em que os fagócitos emitem os pseudópodes com o objetivo de englobar o agente invasor, levando à formação de um fagossomo ou de um vacúolo fagocitário;
  4. Morte e digestão da partícula englobada, que consiste na ativação de mecanismos celulares capazes de promover a morte do agente infeccioso englobado, o que acontece devido à união do fagossomo com os lisossomos, que é uma estrutura presente nas células que é constituída por enzimas, dando origem ao vacúolo digestivo, onde ocorre a digestão intracelular.

Após a digestão intracelular podem permanecer alguns resíduos no interior dos vacúolos, que podem ser eliminados posteriormente pela célula. Esses resíduos podem ser depois capturados por protozoários, também por meio da fagocitose, para que sejam utilizados como nutrientes.