A faloplastia é uma cirurgia plástica no pênis que permite aumentar o tamanho do pênis ou a sua espessura, sendo indicada nos casos de micropênis ou para homens com mais de 18 anos e com tamanho de pênis normal, mas que apresentam desconforto com o tamanho do seu órgão genital, ajudando a melhorar a funcionalidade e a estética do pênis.
Além disso, essa cirurgia também pode ser indicada para criar os genitais masculinos, nos casos de cirurgia de mudança de sexo, ou ainda devido a problemas congênitos, como o pseudo-hermafroditismo, ou lesões no pênis, como a fratura peniana, por exemplo.
A faloplastia é feita pelo urologista especialista em cirurgia plástica, realizada em hospitais, não sendo disponibilizada pelo SUS, e a recuperação da cirurgia depende do tipo de procedimento realizado, sendo normalmente recomendado repouso, uso de remédios para controlar a dor após a cirurgia, além de evitar o contato íntimo, por cerca de 30 dias.
Quando é indicada
A faloplastia normalmente é indicada para:
- Micropênis;
- Aumentar o tamanho e/ ou espessura do pênis;
- Corrigir a lateralização do pênis, em caso de doença de Peyronie;
- Fratura peniana;
- Complicações da circuncisão;
- Queimaduras no pênis;
- Afalia, que é a ausência do pênis no bebê;
- Malformações congênitas na uretra do bebê, como epispadia ou hipospadia;
- Pseudo-hermafroditismo;
- Reconstrução do pênis, devido a tumor.
Além disso, a faloplastia pode ser indicada para criar os órgãos genitais masculinos, nos casos de cirurgia de mudança de sexo ou cirurgia de redesignação. Saiba como é feita a cirurgia de redesignação.
Marque uma consulta com o urologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para tirar todas as dúvidas sobre a faloplastia:
Como se preparar para a cirurgia
Alguns cuidados são importantes para se preparar para a faloplastia, e incluem:
- Esclarecer com o médico todas as dúvidas sobre a cirurgia e a recuperação;
- Conversar com o médico sobre os resultados esperados e expectativas da cirurgia;
- Informar ao médico todos os medicamentos, vitaminas e suplementos nutricionais que toma com frequência, pois alguns podem afetar a recuperação;
- Informar se tem alguma alergia ou outro problema de saúde;
- Parar de fumar pelo menos 3 meses antes da cirurgia;
- Perder peso, no caso de excesso de peso ou obesidade, para reduzir complicações da cirurgia;
- Fazer acompanhamento psicológico para garantir o entendimento do procedimento, riscos e impacto na vida;
- Evitar ingerir bebidas alcoólicas pelo menos no dia anterior à cirurgia;
- Fazer jejum absoluto de pelo menos 8 horas antes da cirurgia, conforme orientação médica.
Além disso, antes de realizar a cirurgia, o cirurgião irá solicitar exames para o planejamento da cirurgia, como raio X, tomografia computadorizada, risco cirúrgico e exames de sangue para avaliar o estado de saúde geral.
No caso da cirurgia de redesignação, o médico também deve recomendar a retirada do útero e ovários, pelo menos 3 meses antes da faloplastia.
Como é feita
A faloplastia é feita no hospital pelo urologista especializado em cirurgia plástica ou pelo cirurgião plástico, com anestesia geral, sendo retirada uma parte da pele de outra área do corpo, como antebraço, coxas ou costas, para reconstruir, criar ou aumentar o tamanho do pênis.
Além disso, o tecido de outras partes do corpo também podem ser usadas para criar uma uretra e a bolsa escrotal, nos casos de malformações congênitas ou cirurgia de redesignação.
O tempo da cirurgia depende do objetivo da faloplastia, podendo durar cerca de 2 horas, nos casos de aumento do pênis, ou de 8 a 12 horas no caso de criação ou reconstrução dos órgãos genitais masculinos.
Como é a recuperação
A recuperação da faloplastia no caso de aumento do pênis é rápida, sendo que geralmente o homem tem alta hospitalar no dia seguinte da cirurgia, podendo voltar ao trabalho cerca de 4 dias após a cirurgia. No entanto, deve-se evitar o contato íntimo por cerca de 30 dias, ou conforme orientado pelo médico.
No caso da cirurgia de redesignação, criação ou reconstrução peniana, o tempo de recuperação é mais prolongado, podendo a pessoa permanecer internada por até uma semana, dependendo das condições de saúde e da presença de complicações da cirurgia. Após a alta hospitalar, é recomendado não realizar atividades físicas, por pelo menos 6 semanas. O tempo total de recuperação e cicatrização, geralmente leva cerca de 12 a 18 meses.
Possíveis complicações
As principais complicações que podem surgir da cirurgia de faloplastia são:
- Infecções;
- Perda parcial do pênis, se não tiver um fluxo sanguíneo adequado;
- Disfunção erétil;
- Estreitamento do canal da uretra, devido a formação de cicatriz;
- Dificuldade para urinar ou bloqueio da urina.
Além disso, dependendo da técnica utilizada pelo médico para aumentar o tamanho do pênis, pode ocorrer a formação de cicatriz, e o pênis ficar mais retraído, tendo-se a sensação de que o tamanho diminuiu, devido a retração cicatricial.
Ainda existe a possibilidade da pessoa não ficar satisfeita com o resultado da cirurgia, devido a questões psicológicas.