Farelo de trigo: o que é, para que serve e como consumir (com receitas)

O farelo de trigo é a casca do grão de trigo, que oferece alguns benefícios para a saúde, como ajudar no emagrecimento, combater a prisão de ventre, diminuir o colesterol, aumentar o sistema imunológico e controlar a diabetes.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses benefícios se devem ao fato do farelo de trigo ser rico em fibras, como lignina, celulose e galactanos, e conter boas quantidades de minerais, vitaminas do complexo B e compostos bioativos, proporcionando propriedades antioxidantes, hipoglicemiantes, digestivas e cardioprotetoras.

O farelo de trigo pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais, e, por ter um sabor neutro, pode ser adicionado em sucos, leites, frutas e iogurtes. Além disso, o farelo de trigo também pode ser usado em receitas como pães, bolos e biscoitos.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O farelo de trigo promove os seguintes benefícios para saúde:

1. Combater a prisão de ventre

O farelo de trigo é rico em fibras que aumentam o volume das fezes e estimulam os movimentos intestinais naturais, ajudando a combater e prevenir a prisão de ventre. Confira outros alimentos que ajudam a combater a prisão de ventre.

2. Ajudar no controle da diabetes

Por conter ótimas quantidades de fibras, o farelo de trigo ajuda a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos a nível intestinal, promovendo o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue, sendo útil, por isso, no controle do diabetes.

3. Favorecer o emagrecimento

O farelo de trigo favorece o emagrecimento, porque é rico em fibras que aumentam a sensação de saciedade entre as refeições, diminuindo, assim, a ingestão de alimentos ao longo do dia. Veja outros alimentos ricos em fibras que também ajudam a emagrecer.

5. Diminuir o risco de câncer

O farelo de trigo é rico em fibras e compostos antioxidantes, que atuam protegendo as células saudáveis ​​contra os danos causados ​​pelos radicais livres, ajudando a diminuir o risco de alguns tipos de câncer, como de cólon, próstata e mama, por exemplo.

7. Diminuir o colesterol "ruim”

O farelo de trigo diminui os níveis do colesterol "ruim, LDL, no sangue, porque atua reduzindo a absorção de gorduras a nível intestinal, prevenindo, assim,o surgimento de doenças cardiovasculares como aterosclerose, acidente vascular cerebral ou infarto.

8. Ajudar a controlar a pressão arterial

Por ser rico em magnésio e potássio, minerais que auxiliam na eliminação do excesso de sódio pela urina, o farelo de trigo promove a circulação sanguínea, promovendo o controle da pressão arterial.

7. Melhorar o humor

O farelo de trigo é rico em vitamina B6 e magnésio, nutrientes que aumentam a produção de serotonina no organismo, ajudando a melhorar o humor e a reduzir a ansiedade.

8. Atuar como prebiótico

O farelo de trigo é rico em fibras prebióticas, que servem de alimento para as bactérias benéficas à saúde, ajudando a prevenir o desenvolvimento de doenças intestinais, reduzir inflamações e aumentar as defesas do organismo. Saiba mais sobre os benefícios dos prebióticos.

Farelo de trigo engorda?

Quando consumido com moderação e incluído em uma alimentação saudável, associada à prática regular de exercícios físicos, o farelo de trigo não engorda.

No entanto, quando consumido em grandes quantidades, em uma dieta desequilibrada, associado ao sedentarismo, o farelo de trigo pode engordar.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de farelo de trigo:

Componentes

100 g de farelo de trigo

Energia

293 calorias

Proteínas

16,2 g

Gorduras

5,3 g

Carboidratos

24,9 g

Fibras

40,2 g

Betacarotenos

6 mcg

Vitamina B3

29,3 g

Vitamina B6

1,4 g

Ácido fólico 140 mcg

Potássio 

1340mg

Fósforo

1060 mg

Magnésio

480 mg

Zinco

7,7 mg

Selênio

77, 6 mg

Para se obter os benefícios do farelo de trigo, é fundamental também manter uma alimentação equilibrada e saudável, e praticar exercícios físicos regularmente.

Como consumir

O farelo de trigo pode ser adicionado a frutas, sucos, vitaminas, leites e iogurtes, ou pode ser usado em receitas como mingau, bolos, pães, biscoitos e tortas.

Para se obter os benefícios do farelo de trigo, pode-se consumir 10 g, o que corresponde a 1 colher de sopa cheia, de farelo de trigo por dia.

Se deseja saber como incluir o farelo de trigo numa dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Nutricionistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo de mais de 3 colheres de sopa de farelo de trigo por dia, pode causar aumento na produção de gases, má digestão, inchaço e dor de estômago.

Quem não deve consumir

O farelo de trigo não é indicado para pessoas com alergia e intolerância ao glúten, e com doença celíaca.

Além disso, o farelo de trigo contém frutanos, um tipo de fibra que fermenta no intestino, podendo causar diarreia, dor na barriga e aumentar a produção de gases e, por isso, esse alimento também não é recomendado para pessoas com síndrome do intestino irritável.

Receitas saudáveis com farelo de trigo

Algumas receitas saudáveis com farelo de trigo incluem mingau, pão e biscoito de trigo.

1. Mingau de farelo de trigo

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de farelo de trigo;
  • 250 ml de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher de sobremesa de açúcar ou adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes numa panela e misturar bem com uma colher. Levar a panela ao fogo baixo e mexer até engrossar. Desligar o fogo, aguardar amornar, transferir para um prato e servir.

2. Bolo de farelo de trigo

Ingredientes:

  • 2 xícaras (de chá) de farelo de trigo;
  • 1 e 1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo;
  • 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo ou adoçante a gosto;
  • 1/2 xícara (de chá) de azeite ou outro óleo vegetal;
  • 3 ovos;
  • 1 xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
  • 1 colher (de sopa) de fermento em pó químico;
  • 2 bananas prata;
  • Canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

Preaquecer o forno a 180ºC. Cortar as bananas em fatias, ao comprido, e reservar. Colocar no liquidificador os ovos, o leite, ou bebida vegetal, e o óleo até ficar uma mistura homogênea. Acrescentar o restante dos ingredientes e bater por mais 2 a 3 minutos.

Transferir a massa para um tabuleiro untado, distribuir sobre a massa as fatias de banana e polvilhar com a canela em pó. Levar ao forno para assar por 25 a 35 minutos. Desligar o forno, aguardar amornar e servir em seguida.

3. Pão de farelo de trigo

Ingredientes:

  • 4 colheres (de sopa) de manteiga;
  • 3 ovos;
  • ½ xícara (de chá) de água morna;
  • 1 colher (de chá) de fermento em pó químico;
  • 2 xícaras (de chá) de farelo de trigo.

Modo de preparo:

Em uma tigela, misturar bem os ovos, a manteiga e o farelo de trigo, com uma colher, até ficar uma massa uniforme. Em outro recipiente, misturar o fermento com a água morna e adicionar à mistura feita com os ovos, a manteiga e o farelo de trigo.

Misturar bem com uma colher ou espátula e transferir a massa para uma forma de pão untada. Levar a massa ao forno preaquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos, até que a massa fique levemente dourada.

4. Biscoito de farelo de trigo e cacau

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de manteiga derretida;
  • 3 colheres (de sopa) de farelo de trigo;
  • 3 colheres (de sopa) de sementes de linhaça;
  • 3 colheres (de sopa) de açúcar mascavo;
  • 6 colheres (de sopa) de farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 1 pitada de canela;
  • 1 colher (de chá) de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher (de sopa) de cacau em pó.

Modo de preparo:

Pré aquecer o forno a 180 ºC. Colocar todos os ingredientes em uma tigela e misturar bem com as pontas dos dedos até formar uma massa sem grudar nas mãos.

Esticar a massa e fazer biscoitos no formato e altura que desejar. Colocar as massas cortadas em um tabuleiro e levar para assar no forno até os biscoitos ficarem bem dourados.

Vídeos relacionados

O PÃO MAIS SAUDÁVEL DO MUNDO

14:08 | 434.661 visualizações

ALIMENTOS QUE SOLTAM O INTESTINO PRESO

05:15 | 169.894 visualizações