7 sintomas de faringite, como confirmar (e como tratar)

Os principais sintomas de faringite são dor na garganta, dificuldade para engolir, febre, mal-estar e dor de cabeça. No entanto, esses sintomas podem variar de acordo com a causa dessa inflamação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Otorrinolaringologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A faringite é uma inflamação na faringe que é causada principalmente por vírus, mas também pode ser provocada por bactérias, como Streptococcus pyogenes, ou ainda por alergias, refluxo gastroesofágico ou traumas.

Leia também: Faringite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/faringite

Na presença de sintomas que possam indicar a faringite, é recomendado consultar o otorrinolaringologista ou clínico geral, para fazer uma avaliação completa e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de anti-inflamatórios ou analgésicos, hidratação e remédios caseiros.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de faringite

Os principais sintomas de faringite são:

  1. Febre;
  2. Dor na garganta;
  3. Dor de cabeça;
  4. Dificuldade e dor o engolir;
  5. Tosse;
  6. Mal-estar;
  7. Rouquidão.

Já os bebês com faringite podem recusar a ingestão de alimentos ou líquidos, além de também apresentarem febre, tosse e/ou espirros e coriza. Conheça melhor sobre os sintomas de faringite em bebês.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Sintomas de faringite alérgica

A faringite alérgica pode causar dor de garganta persistente por 12 semanas ou mais, podendo melhorar e voltar novamente.

A faringite alérgica pode ser provocada por alergia a pólen, mofo ou pelo de animais, por exemplo.

Leia também: Alergia: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/alergia

Sintomas de faringite estreptocócica

Os sintomas mais comuns da faringite estreptocócica, ou faringite bacteriana, são dor de garganta repentina, febre alta, secreção com pus na garganta, amígdalas vermelhas e inchadas, e erupção cutânea.

A faringite estreptocócica é uma infecção da faringe causada por bactérias do gênero Streptococcus, principalmente Streptococcus pyogenes, que são facilmente transmissíveis por meio das gotículas de saliva

Leia também: Faringite estreptocócica: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/faringite-estreptococica

Sintomas de faringite viral

Os principais sintomas de faringite viral são:

  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Fadiga;
  • Febre baixa.

Já em crianças, a faringite viral também pode causar diarreia, dor abdominal e vômitos. Conheça melhor sobre a faringite viral.

Como confirmar a faringite

A confirmação da faringite é feita pelo otorrinolaringologista ou clínico geral, por meio de uma avaliação física e dos sintomas apresentados pela pessoa.

O médico também pode recolher uma amostra da secreção na garganta e enviar para análise em laboratório, ajudando a identificar o tipo de microrganismo que está causando a faringite.

Além disso, o exame de sangue, para avaliar a contagem de leucócitos e proteína C reativa, também pode ser solicitado pelo médico.

Como é feito o tratamento

Os principais tratamentos indicados para a faringite são:

1. Hidratação

Manter a boa hidratação ou aumentar a ingestão de líquidos, como água, chás, sucos naturais e água de coco, é importante para manter a garganta hidratada, aliviando a dor e o desconforto na região.

Além disso, a água é fundamental para fortalecer o sistema imunológico por transportar os glóbulos brancos, um dos compostos do sangue que são responsáveis pelas defesas do organismo, ajudando, assim, a combater a faringite.

Leia também: 10 benefícios da água para a saúde (com receitas saborosas) tuasaude.com/beneficios-de-beber-agua

2. Medicamentos orais

O médico poderá prescrever medicamentos orais para ajudar a aliviar os sintomas ou eliminar bactérias, como anti-inflamatórios, analgésicos, antitérmicos e antibióticos, em casos de faringite bacteriana. Confira os principais remédios indicados para a faringite.

3. Remédios caseiros

Remédios caseiros, como gargarejos com água morna e sal, mel ou chás, como chá de gengibre e de hortelã-pimenta, ajudam a aliviar a dor de garganta, podendo complementar o tratamento médico.

Leia também: 10 remédios caseiros para dor de garganta tuasaude.com/remedio-caseiro-para-dor-de-garganta

Vídeos relacionados

5 remédios caseiros para acabar com a DOR DE GARGANTA

23:04 | 1.162.423 visualizações