O feijão preto é rico em saponinas, flavonoides e antocianinas, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e prevenir o envelhecimento precoce.
Além disso, essa leguminosa também é rica em fibras que ajudam a diminuir os níveis de colesterol “ruim” do sangue, combatem a prisão de ventre, promovem a perda de peso e controlam a diabetes. Conheça outros benefícios das leguminosas.
O feijão preto pode ser consumido cozido, em saladas, sopas e ainda pode ser usado como base para o preparo de pães, doces, hambúrgueres, massas ou pizzas.
Principais benefícios
Os principais benefícios do feijão preto para a saúde incluem:
- Diminuir os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, no sangue, por ser rico em fibras que diminuem a absorção de gorduras a nível intestinal;
- Prevenir o envelhecimento precoce, já que é rico em polifenois e antocianinas, compostos antioxidantes que combatem os radicais livres;
- Fortalecer o sistema imunológico, pois contém antioxidantes e proteínas que protegem e atuam na formação dos anticorpos;
- Prevenir a anemia, porque contém ferro, um mineral que participa na produção da hemoglobina, um componente do sangue que transporta o oxigênio dos pulmões para todo o organismo e que normalmente está diminuído na anemia;
- Combater a prisão de ventre, pois é rico em fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação;
- Facilitar a perda de peso, porque tem ótimas quantidades de fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos no estômago, diminuindo a fome ao longo do dia;
- Evitar a pressão alta, por ser rico em potássio, um mineral que favorece o relaxamento das artérias, facilitando a circulação sanguínea, além de eliminar o excesso de sódio do sangue;
- Ajudar no controle da diabetes, por ter baixo índice glicêmico, diminuindo a velocidade de absorção do carboidratos dos alimentos e controlando os níveis de glicose no sangue;
- Prevenir a osteoporose, já que contém fósforo e potássio, minerais importantes para a manutenção da saúde dos ossos.
Além disso, o feijão preto, especialmente quando combinado com o arroz, promove o ganho de massa muscular. Isso porque essa combinação fornece proteínas de ótima qualidade para o organismo. Entenda como o arroz com feijão ajuda a ganhar massa muscular.
O feijão preto engorda?
O feijão preto é rico em fibras que aumentam o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e ajudando na perda de peso. Além disso, o feijão preto é pobre em gorduras, sendo, por isso, um ótimo alimento para incluir em dietas de emagrecimento.
No entanto, quando usado em preparações com muita gordura e/ou carboidratos, como tutu de feijão, feijão tropeiro, feijoada, bolinhos e pastéis fritos, o feijão preto pode engordar.
Informação nutricional do feijão preto
A tabela a seguir contém a informação nutricional em 100g, o equivalente a aproximadamente 6 colheres de sopa, de feijão preto cozido:
Para se obter os benefícios com o consumo do feijão preto, é importante também manter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.
Como fazer o feijão preto
O feijão preto contém ácido oxálico, ácido fítico, saponinas e inibidores de proteases, substâncias que, quando consumidas em excesso, podem diminuir a absorção de proteína, de ferro e outros nutrientes. Essa leguminosa também contém rafinose, estaquiose e verbascose, compostos que não são digeridos pelo organismo e que podem causar gases, inchaço e cólicas.
Por isso, antes de fazer o feijão preto, é importante deixá-lo de molho em água fria por pelo menos 12 horas. Depois, deve-se descartar a água do remolho e cozinhar em água antes de comer. Veja como preparar o feijão para evitar os gases.
A recomendação de ingestão diária de leguminosas, incluindo o feijão preto, é de 3 colheres de sopa, que pode ser usado em saladas, sopas e ainda pode ser usado como base para o preparo de pães, doces, hambúrgueres, massas ou pizzas.
Receitas saudáveis com feijão preto
Algumas receitas saudáveis e saborosas com essa leguminosa são o feijão preto cozido e a salada de feijão.
1. Feijão preto cozido
Ingredientes:
- 2 xícaras de feijão preto;
- 10 xícaras de água;
- 2 folhas de louro;
- 1 cebola picada em cubos;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 dentes de alho picados;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Lavar os grãos do feijão em uma peneira. Colocar o feijão em uma tigela com 4 xícaras de água e deixar de molho por 12 horas. Descartar a água do remolho e colocar os grãos do feijão em uma panela de pressão. Acrescentar 6 xícaras de água e as folhas de louro à panela. Tampar a panela e levar ao fogo para cozinhar em fogo médio. Assim que a panela pegar pressão, deixar cozinhar por mais 10 minutos.
Apagar o fogo e deixar todo o vapor da panela sair antes de abrir. Em uma frigideira, colocar o azeite, o alho, a cebola, o sal e a pimenta-do-reino, refogando-os entre 3 a 5 minutos ou até ficarem bem dourados. Transferir esse refogado para a panela de pressão, misturando bem com uma colher ou espátula. Ligar o fogo e deixar o feijão cozinhar por mais 5 a 10 minutos, sem a tampa. Apagar o fogo e servir em seguida.
2. Salada de feijão
Ingredientes:
- 3 xícaras de feijão preto cozido sem o caldo;
- 1 tomate;
- 1 cebola roxa;
- ½ pimentão vermelho;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 1 colher de sopa de suco de limão;
- 2 colheres de sopa de coentros picados;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
Lavar bem o tomate, a cebola e o pimentão. Cortar o tomate e o pimentão em cubos e a cebola em fatias finas. Em uma travessa, colocar todos os ingredientes, mexendo bem com uma colher ou espátula. Servir em seguida.