Ferida no canto da boca: sintomas, o que pode ser (e como tratar)

A ferida no canto da boca é uma inflamação da pele localizada no canto da boca, causando sintomas como pele seca, irritada, dor ao abrir a boca ou sensação de queimação.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa condição, conhecida cientificamente como queilite angular ou popularmente como boqueira, pode ser causada por acúmulo de saliva no canto da boca, dermatite atópica, deficiência de vitamina B12 ou doenças inflamatórias intestinais, por exemplo.

Leia também: Queilite angular: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/queilite-angular

O tratamento da ferida no canto da boca é feito pelo dermatologista, estomatologista, clínico geral ou dentista, e varia de acordo com sua causa podendo ser indicado o uso de pomadas anti-inflamatórias, antibiótico, suplementos vitamínicos e boa higiene bucal, por exemplo. 

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de ferida no canto da boca

Os principais sintomas de ferida no canto da boca são:

  • Pele seca e irritada no canto da boca;
  • Vermelhidão no local;
  • Sensação de queimação na ferida;
  • Dor ao abrir a boca;
  • Rachaduras ou crostas no canto da boca.

Além disso, dependendo da sua causa, a ferida no canto da boca pode estar acompanhada de sintomas como inflamação na língua, diarreia, olhos ou boca seca, ou placas brancas na língua, bochechas, céu da boca ou garganta.

É importante consultar o dermatologista, estomatologista, clínico geral ou dentista sempre que surgir ferida no canto da boca de forma frequente ou acompanhada de outros sintomas, para que a causa seja identificada e iniciado o tratamento mais adequado.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da ferida no canto da boca é feito pelo dermatologista, estomatologista, clínico geral ou dentista através da avaliação dos sintomas, frequência em que ocorrem e duração, histórico de saúde e exame físico da ferida e da boca.

Marque uma consulta com o dermatologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Para identificar a causa da ferida na boca, o médico pode solicitar exames, como hemograma completo, teste de HIV, níveis de vitamina B12, ferro, ácido fólico e zinco no sangue ou glicemia.

Além disso, caso seja necessário, o médico pode solicitar um exame de cultura bacteriana ou fúngica, ou fazer uma biópsia da pele, no caso de suspeita de câncer.

Leia também: Biópsia de pele: como é feita, tipos e quando é indicada tuasaude.com/biopsia-de-pele

O que pode ser

As principais causas de ferida no canto da boca são:

1. Uso de aparelhos fixos ou prótese dentárias

O uso de aparelhos ortodônticos fixos ou próteses dentárias mal ajustadas podem favorecer o acúmulo de saliva no canto da boca e a inflamação da pele.

Como tratar: deve-se consultar o dentista que pode reajustar a prótese ou o aparelho ortodôntico para evitar o surgimento da ferida e, se necessário, o uso de pomadas para feridas no canto da boca, como corticoides, por exemplo.

Leia também: Pomadas corticóides: para que servem e quando usar tuasaude.com/locoid-pomada-corticoide

2. Acúmulo de saliva no canto da boca

O acúmulo de saliva no canto da boca pode deixar a pele ressecada quando a saliva seca, o que pode favorecer o surgimento de feridas no canto da boca e infecções por fungos ou bactérias no local.

As causas mais comuns de acúmulo de saliva no canto da boca são babar ao dormir, uso de chupetas por crianças, lábios ressecados, além das próteses e aparelhos dentários.

Como tratar: deve-se manter a higiene oral adequada e o canto da boca sempre limpo e seco, para evitar o acúmulo de saliva e a ferida no canto da boca. Além disso, é importante beber bastante água em pequenos goles durante o dia, para manter a pele do canto da boca hidratado.

3. Deficiências nutricionais

As deficiências nutricionais, como a deficiência de vitamina B12, ferro, zinco ou ácido fólico, podem baixar a resistência do organismo para combater infecções.

Isso pode aumentar o risco de proliferação de bactérias ou fungos no canto da boca, causando inflamação, infecção e ferida no canto da boca.

Como tratar: deve-se fazer uma dieta balanceada incluindo frutas, verduras e legumes frescos, além de proteínas como peixe ou frango, grãos integrais, pois contêm os nutrientes necessários para a saúde das gengivas.

Além disso, é recomendado consultar um nutricionista que deve indicar o tipo de dieta e suplemento alimentar de acordo com a deficiência do nutriente de forma individualizada.

4. Dermatite de contato

A dermatite de contato alérgica pode causar ferida no canto da boca devido ao contato da pele com uma substância irritativa.

Algumas substâncias irritativas são pasta de dentes, enxaguante bucal, conservantes de batons ou outros produtos labiais, níquel de aparelhos ortodônticos ou aromatizantes ou conservantes de alimentos, por exemplo.

Como tratar: deve-se consultar o dermatologista, e assim, ser indicado o tratamento mais adequado, que pode envolver o uso de pomadas corticoides ou antialérgicos, além de evitar o contato com a substância que está provocando alergia.

5. Sistema imune enfraquecido

Algumas condições podem deixar o sistema imunológico enfraquecido, como leucemia, infecção pelo HIV, diabetes mal controlada ou o tratamento com quimioterapia ou radioterapia para o câncer.

Isso pode diminuir a capacidade de defesa do corpo contra microrganismos, podendo causar infecções e inflamação no canto da boca e feridas.

Como tratar: deve-se manter uma boa higiene da boca para evitar a infecção e inflamação no canto da boca. Desta forma, é aconselhado escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia, usar o fio dental diariamente e consultar o dentista regularmente.

Além disso, deve-se fazer o tratamento da condição que está causando o enfraquecimento do sistema imune, como uso de antirretrovirais para o HIV, e antidiabéticos para diabetes mal controlada.

6. Síndrome de Sjögren

A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune caracterizada por inflamação de algumas glândulas do corpo, incluindo a glândula salivar, podendo resultar em secura na boca, inclusive no canto da boca e favorecer o surgimento de feridas.

Essa síndrome pode ser causada por alterações da imunidade ou outras doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus, esclerodermia, vasculite, ou hepatite crônica.

Como tratar: o tratamento deve ser orientado pelo reumatologista, que pode indicar o uso de saliva artificial para tratar o ressecamento na boca, ou outros remédios para aliviar os sintomas da síndrome. Veja como é feito o tratamento da síndrome de Sjögren.  

7. Doenças inflamatórias intestinais

Algumas doenças inflamatórias intestinais, como doença de Crohn ou colite ulcerativa, podem provocar uma inflamação no intestino e diarreia crônica, dificultando a absorção de vitaminas e minerais, provocando deficiências nutricionais.

Isso pode deixar o sistema imunológico mais enfraquecido para combater infecções e favorecer o surgimento da ferida no canto da boca.

Como tratar: deve-se consultar o gastroenterologista para que seja feito o diagnóstico da doença e iniciado o tratamento mais adequado, que pode ser feito com uso de remédios anti-inflamatórios, corticoides, antibióticos, antidepressivos ou antidiarreicos.

Além disso, é importante fazer acompanhamento com nutricionista que deve indicar uma alimentação individualizada para cada tipo de doença intestinal.

8. Hábito de fumar

O hábito de fumar causa diminuição do fluxo de saliva e ressecamento na boca devido à nicotina presente no cigarro, o que pode favorecer o surgimento de ferida no canto da boca.

Além disso, a nicotina do cigarro leva a uma diminuição do oxigênio no sangue, dificultando a cicatrização da ferida no canto da boca. 

Como tratar: é recomendado parar de fumar para evitar o ressecamento da boca e o surgimento de feridas no canto da boca. Caso seja necessário, o médico pode indicar o uso de pomadas para ferida no canto da boca. Confira algumas dicas de como parar de fumar

9. Uso de remédios

Alguns remédios como corticoides, isotretinoína, acitretina, indinavir, sorafenibe ou remédios para o tratamento do câncer,podem interferir na produção de saliva, deixando a boca mais seca.

Isso pode aumentar o risco de ressecamento da pele no canto da boca e o surgimento de feridas.

Como tratar: deve-se continuar fazendo o tratamento com os remédios e comunicar ao médico o aparecimento da ferida no canto da boca, e se necessário pode ser indicado o uso de pomadas para aliviar a inflamação no canto da boca.

Além disso, é importante consultar regularmente o dentista para avaliar a saúde da boca, e se necessário, utilizar saliva artificial, por exemplo.

10. Herpes labial

A herpes labial é uma infecção pelo vírus Herpes simplex que pode causar ferida no canto da boca com bolhas, além de sintomas como formigamento, dor e/ou coceira.

Como tratar: o tratamento é feito pelo dermatologista ou clínico geral, geralmente com o uso de remédios antivirais na forma de pomadas ou comprimidos, pois evitam a multiplicação do vírus, permitindo a cicatrização da pele, além de evitar controlar o aparecimento de outras bolhas e feridas. Confira como é feito o tratamento para herpes labial

Pomadas para ferida no canto da boca

As principais pomadas para ferida no canto da boca são:

  • Pomadas corticoides, como hidrocortisona ou desonida, para reduzir a inflamação no canto da boca;
  • Pomadas antifúngicas, como cetoconazol, clotrimazol ou miconazol, para infecções por fungos;
  • Pomadas antibióticas, como mupirocina ou ácido fusídico, no caso de infecções bacterianas;
  • Pomadas antivirais, como aciclovir ou penciclovir, para herpes labial.

O tipo de pomada para ferida no canto da boca deve ser indicado pelo médico de acordo com a sua causa.

Além disso, dependendo do que causou a ferida no canto da boca, podem ser indicados remédios na forma de comprimidos ou xaropes, principalmente se houver infecções fúngicas ou bacterianas.

Leia também: 6 pomadas para herpes labial (e como usar) tuasaude.com/pomada-para-herpes-labial

Remédio caseiro para ferida no canto da boca

Os remédios caseiros para ferida na boca, como usar hidratantes labiais com protetor solar, manter o corpo hidratado e evitar mexer na ferida, ajudam a acelerar a cicatrização e aliviar os sintomas mais rapidamente, complementando o tratamento médico.

Além disso, é recomendado ter uma alimentação cicatrizante e anti-inflamatória, consumindo alimentos, como cúrcuma, brócolis ou espinafre, e alimentos ricos em ômega-3, como atum, sardinha, salmão, linhaça ou chia, por exemplo. Veja a lista completa de alimentos cicatrizantes.

Leia também: 12 alimentos anti-inflamatórios (para incluir na dieta) tuasaude.com/alimentos-anti-inflamatorios

Vídeos relacionados

VITAMINA B12: para que serve, sintomas de falta, onde encontrar na natureza e suplementação

06:53 | 1.140.447 visualizações

3 principais doenças que causam DIARREIA

07:01 | 104.587 visualizações

Herpes - Alimentação para curar a ferida e prevenir a infecção

03:27 | 756.901 visualizações