As feridas no nariz podem ser causadas por alergias, rinite ou uso frequente e prolongado de soluções nasais, por exemplo, sendo essas feridas percebidas por meio do sangramento nasal. As feridas que surgem como consequência dessas situações não são graves e são fáceis de tratar.
Por outro lado, quando além da ferida a pessoa sente dor e nota sangramentos excessivos e frequentes, pode ser sinal de situações mais graves, como infecções ou câncer, por exemplo.
Assim, na presença de feridas no nariz que não melhoram ao logo do tempo ou que surgem com frequência, é importante que o clínico geral, otorrinolaringologista ou dermatologista seja consultado para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado de acordo com a causa da ferida.
15 causas de feridas dentro do nariz
As principais causas de feridas dentro do nariz são:
1. Ambiente seco
Alterações no clima, principalmente na altura do inverno, em que o ar é mais seco, podem também levar à formação de feridas no interior do nariz, além de também a pessoa poder sentir a pele do rosto e os lábios mais secos.
O que fazer: nesse caso, é importante manter o ambiente sempre úmido, o que pode ser feito usando um umidificador de ambiente. Além disso, é importante beber bastante líquidos durante o dia e manter a pele hidratada.
2. Uso prolongado de soluções nasais
O uso prolongado de soluções nasais descongestionantes pode causar secura excessiva das vias nasais, facilitando a formação de feridas.
Além disso, pode causar efeito rebote, o que significa que o organismo pode produzir ainda mais secreções, podendo aumentar a inflamação das vias nasais.
O que fazer: o ideal nestas situações é evitar o uso de descongestionantes químicos por mais de 5 dias e substituí-las por soluções salinas naturais hipertônicas, que são soluções que contêm água do mar com um alto teor em sal, com propriedades descongestionantes como por exemplo a Vapomar da Vicks, Sorine H, Rinosoro a 3% ou Neosoro H.
Leia também: Efeito rebote: o que é, sintomas, causas (e o que fazer) tuasaude.com/efeito-rebote3. Arranhões
Arranhões podem ser causados por um animal doméstico, como gato ou cachorro, por exemplo, podem provocar feridas dentro do nariz.
O que fazer: é recomendado que a região da ferida seja com solução salina ou água e sabão e, em seguida, desinfetada e deixada intocada para evitar infecções e promover a cicatrização.
4. Sinusite
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que gera sintomas como dor de cabeça, corrimento nasal e sensação de peso no rosto.
O corrimento nasal excessivo provocado por esta doença pode causar irritação das vias nasais e formação de feridas no seu interior. Saiba outros sintomas provocados pela sinusite e quais as causas.
O que fazer: é importante que o médico seja consultado para que seja orientado o melhor tipo de tratamento, podendo ser recomendado o uso de medicamentos antibióticos, expectorantes e/ ou anti-inflamatórios. Em alguns casos, como na sinusite crônica, o médico pode também indicar o uso de descongestionantes.
5. Alergias
As alergias são uma das causas mais comuns de inflamação das vias nasais, o que pode acontecer devido ao contato com o pelo de animais, poeira ou pólen, por exemplo, tornando a mucosa mais frágil e susceptível à formação de feridas.
Além disso, assoar o nariz o tempo todo pode também irritar a pele do nariz, tanto interna como externamente, levando ao ressecamento e à formação de feridas.
O que fazer: é fundamental identificar o agente causador da alergia para que seja evitado. Além disso, pode-se fazer uso de medicamentos anti-histamínicos para a aliviar os sintomas, de acordo com a orientação do médico.
É também importante beber bastante água e fazer inalação de vapor ou ter um umidificador de ambiente, pois assim é possível manter o nariz hidratado, evitando a formação de novas feridas.
Leia também: Nariz ressecado: 10 causas (e o que fazer) tuasaude.com/nariz-ressecado6. Agentes irritantes
Algumas substâncias como produtos de limpeza muito abrasivos, químicos industriais e fumaça de cigarro podem também irritar o nariz e provocar feridas.
Além disso, na maioria dos casos, o contato com este tipo de agente também causa sintomas a nível respiratório, como tosse e dificuldade para respirar.
O que fazer: nesse caso, é indicado evitar o contato com as substâncias irritantes e manter o nariz sempre hidratado. Caso exista dificuldade para respirar, é importante ir à uma urgência para que seja iniciado o tratamento mais adequado.
7. Fragilidade capilar
O capilares são os menores vasos sanguíneos do nosso corpo e, quando enfraquecem, tornam-se muito frágeis e podem se romper, causando pequenos pontos de sangramento na pele ou lesões em diferentes partes do corpo, como o nariz.
Além disso, a fragilidade capilar pode gerar manchas roxas na pele.
Leia também: Manchas roxas no corpo: 11 principais causas (e como tratar) tuasaude.com/manchas-roxas-no-corpoO que fazer: é importante consultar um clínico geral para tentar descobrir a causa da fragilidade capilar, que pode estar relacionada à falta de vitamina C ou associada a determinadas doenças, e assim ser indicado o tratamento mais adequado.
8. Espinhas
As feridas no nariz também podem ser causadas devido ao aparecimento de espinhas, que podem ser formadas como consequência da inflamação e infecção dos folículos pilosos, podendo provocar dor e liberar pus.
O que fazer: é recomendado não estourar as espinhas para evitar que infeccionem e que forme feridas. Para tratar as espinhas, é indicado limpar bem a pele e mantê-la hidratada e fazer uso de produtos que possam ter sido recomendados pelo dermatologista, como cremes ou gel secativo, por exemplo. Confira como é feito o tratamento para espinha.
9. Lesões
Lesões como esfregar, arranhar ou bater com o nariz podem danificar a pele delicada do seu interior, podendo causar sangramento e levar à formação de feridas. Nesses casos, deve-se evitar tocar nessas feridas para que se curem adequadamente.
Além disso, outras lesões mais comuns, especialmente em crianças, como colocar algum pequeno objeto no nariz também podem resultar em sangramento.
O que fazer: é importante cuidar bem das lesões para evitar que infeccionem, sendo recomendado para isso que o local da ferida seja limpo com água e sabão regularmente e que não se mexa nas feridas para favorecer a sua cicatrização.
10. Uso de drogas
A inalação de drogas como poppers ou cocaína, por exemplo, pode causar sangramento e lesões graves na região interna do nariz, isso porque há ressecamento da mucosa, favorecendo o aparecimento de feridas que são de difícil cicatrização.
O que fazer: nesse caso, é recomendado evitar o uso de drogas e manter a via nasal hidratada, seja através do consumo de água ou usando um umidificador de ambiente.
11. Piercing
Além da lesão no nariz gerada pelo próprio piercing, qualquer atrito ou golpe também pode gerar feridas ou lesões no nariz pelo próprio objeto de aço cirúrgico.
O que fazer: após a colocação do piercing no nariz, é normal que a região fique dolorida, e é importante manter a área limpa e seca, pois durante o primeiro mês há maior risco de infecção. Depois disso, recomenda-se evitar tocar muito no piercing e tomar cuidado com qualquer fricção para evitar lesões no nariz.
Leia também: Como cuidar do piercing (e garantir boa cicatrização) tuasaude.com/cuidados-com-o-piercing12. Infecção pelo HIV
As infecções pelo vírus HIV podem causar sinusite e rinite, que são doenças que provocam inflamação das vias nasais. Além disso, o HIV por si só pode causar lesões nasais doloridas, que podem sangrar e que demoram muito tempo a cicatrizar.
Alguns exemplos das lesões mais comuns em caso de HIV são o abcesso do septo nasal, úlceras herpéticas e o sarcoma de Kaposi, por exemplo. Saiba quais os primeiros sintomas provocados pelo HIV.
O que fazer: é importante que o tratamento para a infecção pelo HIV seja feito conforme a orientação médica, pois assim é possível manter o vírus menos ativo no corpo, inibir a multiplicação do vírus e controlar os sintomas. Assim, é recomendado fazer uso do coquetel de antivirais indicado pelo médico. Confira como é feito o tratamento para HIV.
13. Herpes
O vírus Herpes simplex normalmente causa o aparecimento de feridas nos lábios, mas também pode causar lesões na região interna e externa do nariz.
As feridas causadas por este vírus têm uma aparência de pequenas bolinhas doloridas que contêm no seu interior um líquido transparente.
Quando estouram, as feridas podem liberar o líquido e espalhar o vírus para outros locais, resultando no aparecimento de lesões em outras partes do corpo e aumentando o risco de transmissão.
O que fazer: é recomendado não estourar as bolhas e nem tocar nas feridas, além de ser fundamental consultar o clínico geral, infectologista ou dermatologista para realizar o tratamento, que pode ser feito com o uso de antivirais em forma de comprimido ou pomada. Veja mais detalhes do tratamento para o herpes.
14. Impetigo não bolhoso
O impetigo não bolhoso é uma infecção da pele causada por bactérias, como Streptococcus pyogenes ou Staphylococcus aureus, que levam ao aparecimento de pequenas lesões na pele que contém pus e uma crosta de cor amarelada ou dourada, podendo surgir no nariz e em volta dos lábios.
O impetigo não bolhoso é mais comum em crianças e pessoas com o sistema imunológico mais comprometido. Conheça mais sobre o impetigo.
O que fazer: na presença de sinais e sintomas indicativos de impetigo não bolhoso, é importante que o dermatologista ou o pediatra seja consultado para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com o uso de antibióticos em forma de pomada.
15. Câncer
Feridas que apareçam na cavidade nasal, que sejam persistentes, que não saram ou que não respondam a nenhum tratamento, podem indicar câncer, principalmente se se manifestarem outros sintomas como sangramento e corrimento nasal, formigamento facial e dor ou pressão nos ouvidos.
O que fazer: é importante que o clínico geral seja consultado para que os sintomas sejam avaliados e sejam realizados exames que ajudem a confirmar o diagnóstico. Caso seja confirmado o diagnóstico de câncer, pode ser indicado o tratamento mais adequado de acordo com as características do câncer, localização e idade da pessoa, podendo ser recomendado o uso de medicamentos e/ ou a realização de quimio ou radioterapia e cirurgia.