O tratamento em casos de anemia ferropriva (ferritina baixa) é feito principalmente pelo uso de ferro oral (na forma de comprimidos), mas também pode ser feito pela administração de ferro diretamente na veia.
Os medicamentos que normalmente são tomados por via oral, são:
- Sulfato ferroso (Vitafer®, Ferronil®): é a formulação de ferro mais conhecida e usualmente prescrita.
- Ferripolimaltose (Noripurum®, Endofer®, Ultrafer®).
O tratamento também pode ser feito através do uso de ferro endovenoso (diretamente na veia). Esta via de administração está indicada quando existe intolerância ao uso do ferro por via oral, quando não se consegue uma boa resposta ao tratamento por via oral ou quando se deseja uma reposição mais rápida do ferro.
É importante lembrar que o tratamento da anemia por deficiência de ferro (ferritina baixa) deve ser sempre orientado por um médico, geralmente um hematologista, visto que é importante acompanhar a quantidade de ferro no organismo e também investigar a causa do problema.
Por fim, vale lembrar que consumo de alimentos ricos em ferro também pode contribuir para uma reposição mais rápida de ferro no organismo, levando ao aumento da ferritina e auxiliando o tratamento médico. Confira uma lista dos principais alimentos ricos em ferro, que pode adicionar na sua dieta.