O que é:
A fexofenadina é um antialérgico indicado para o tratamento de rinite alérgica e outras alergias, pois ajuda a aliviar os sintomas de espirros constantes, coceira nos olhos e nariz ou sensação de nariz escorrendo ou entupido.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos de contendo 60, 120 ou 180 mg de cloridrato de fexofenadina, ou xarope pediátrico de 6 mg/mL, com os nomes comerciais Allegra, Allexofedrin, Desrinite ou Fexx, por exemplo, ou na forma de genérico, como “cloridrato de fexofenadina”, e deve ser usado com indicação médica.
Além disso, fexofenadina também pode ser encontrada em associação com outra substância, o cloridrato de pseudoefedrina, que tem ação descongestionante, o que ajuda a potencializar o efeito do remédio no tratamento da rinite alérgica, vendido com o nome comercial Allegra D. Saiba como usar o Allegra D.
Para que serve
O cloridrato de fexofenadina é indicado para o tratamento de alergias das vias respiratórias, como a rinite alérgica, ajudando a aliviar os sintomas como espirros constantes, nariz escorrendo ou entupido, ou coceira no nariz. Além disso, alivia o lacrimejamento, coceira e ardência nos olhos.
Além disso, o cloridrato de fexofenadina é indicado para o tratamento da urticária, um tipo de reação alérgica na pele, que causa coceira intensa, formação de pequenas bolhas ou manchas vermelhas na pele.
O cloridrato de fexofenadina é corticóide?
O cloridrato de fexofenadina não é corticóide e não possui nenhum corticóide na sua composição.
Esse remédio é um antialérgico que reduz a ação da histamina no corpo, uma substância responsável pelos sintomas da rinite alérgica ou urticária.
Como tomar e posologia
O cloridrato de fexofenadina deve ser tomado por via oral, nos horários estabelecidos pelo médico.
A posologia do cloridrato de fexofenadina varia de acordo com a idade e a apresentação do remédio, que inclui:
1. Fexofenadina comprimido
O comprimido de cloridrato de fexofenadina deve ser tomado por via oral, com um copo de água, antes das refeições ou em jejum. Além disso, deve-se evitar tomar o comprimido junto com alimentos ricos em gordura, refrigerante, café ou suco de frutas, pois alteram o efeito do medicamento.
A posologia do cloridrato de fexofenadina para adultos ou crianças com mais de 12 anos é:
- Rinite alérgica: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 60 mg, 2 vezes por dia, ou 1 comprimido de 120 mg ou de 180 mg, 1 vez ao dia, conforme orientação médica;
- Urticária: a dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 60 mg, 2 vezes por dia, ou 1 comprimido de 180 mg, 1 vez ao dia.
As doses e o tempo de tratamento com o cloridrato de fexofenadina devem ser orientados pelo médico de acordo com a doença e a gravidade dos sintomas.
Os comprimidos de fexofenadina não devem ser usados por crianças com menos de 12 anos.
2. Fexofenadina xarope pediátrico
O xarope pediátrico de fexofenadina de 6 mg/mL deve ser tomado por via oral utilizando a seringa dosadora fornecida na embalagem. É importante agitar vigorosamente o frasco do xarope antes do seu uso.
As doses normalmente recomendadas do xarope de cloridrato de fexofenadina pediátrico 6 mg/mL, dependem da idade, peso e da condição a ser tratada e inclui:
- Rinite alérgica sazonal (para crianças de 2 e 11 anos de idade, ou que pesem mais de 10,5 kg): a dose normalmente recomendada é de 30 mg (5 mL), 2 vezes por dia, ou seja de 12 em 12 horas, conforme orientação do pediatra;
- Urticária idiopática crônica (para crianças de 2 a 11 anos de idade ou que pesem mais de 10,5 kg): a dose normalmente recomendada é de 30 mg (5 mL), 2 vezes por dia, ou seja de 12 em 12 horas, conforme orientação do pediatra;
- Urticária idiopática crônica (para crianças de 6 meses a 2 anos, ou que pesem 10,5 kg ou menos): a dose normalmente recomendada é de 15 mg (2,5 mL), 2 vezes por dia, ou seja de 12 em 12 horas, conforme orientação do pediatra.
A fexofenadina xarope pediátrico não deve ser usada por crianças com menos de 2 anos de idade para o tratamento da rinite alérgica sazonal, e por crianças com menos de 6 meses de idade para o tratamento da urticária idiopática crônica.
O uso do xarope pediátrico de fexofenadina deve sempre ser feito com indicação e orientação do pediatra.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com a fexofenadina são dor de cabeça, sonolência leve, vertigem, náuseas, cansaço, insônia, nervosismo, alterações do sono ou pesadelos.
Além disso, embora seja raro, a fexofenadina pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
O cloridrato de fexofenadina dá sono?
O cloridrato de fexofenadina é um remédio antialérgico que reduz a ação da histamina no corpo, mas não atua na histamina presente no cérebro e, por isso, não provocando sono como os outros antialérgicos que tem ação no sistema nervoso central, como dexclorfeniramina ou prometazina, por exemplo. Confira outros tipos de antialérgicos.
Quem não deve usar
A fexofenadina não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia ao cloridrato de fexofenadina ou a qualquer componente da fórmula.
Além disso, os comprimidos de fexofenadina não devem ser usados por crianças com menos de 12 anos. Já a fexofenadina xarope pediátrico não deve ser usada por crianças com menos de 6 meses, para o tratamento da urticária idiopática crônica, ou por crianças com menos de 2 anos para o tratamento da rinite alérgica sazonal.