A fibrose é uma resposta do organismo a traumas na pele e que pode ser causada por cirurgias, como cesárea, lipoaspiração e abdominoplastia, por exemplo.
Os sinais e sintomas de fibrose, conhecida também como fibrose cicatricial, são principalmente a pele grossa e endurecida, dor, sensibilidade, inchaço e vermelhidão no local.
O tratamento da fibrose deve ser indicado pelo médico cirurgião ou fisioterapeuta, podendo ser feito por meio de procedimentos como drenagem linfática, radiofrequência e endermoterapia.
Sintomas de fibrose
Os sintomas e sinais de fibrose são:
- Pele grossa e endurecida;
- Dor no local;
- Pele deformada;
- Inchaço e vermelhidão na região;
- Diminuição dos movimentos;
- Sensação de encurtamento da pele.
A fibrose pode surgir em diversas partes do corpo, como mamas, barriga, pernas, rosto e boca, por exemplo.
Fibrose pós-lipo
A fibrose na pós-lipo é uma condição que pode surgir na região onde foi retirada a gordura.
Isso acontece porque a lipoaspiração é uma cirurgia que provoca um trauma muito grande, promovendo o excesso de cicatrização, e favorecendo, assim, o acúmulo de tecido cicatricial, que é a fibrose.
Leia também: Lipoaspiração: quando fazer, como é feita (e como se preparar) tuasaude.com/lipoaspiracaoComo confirmar a fibrose
Para confirmar a fibrose, o cirurgião plástico avalia as características da cicatriz e a textura da pele, e observa também os sintomas apresentados pela pessoa.
Se deseja confirmar a possibilidade de ter fibrose, marque uma consulta com o especialista mais perto de você:
O médico também pode solicitar alguns exames como ou biópsia da pele, ultrassonografia, ressonância magnética.
Leia também: Biópsia de pele: como é feita, tipos e quando é indicada tuasaude.com/biopsia-de-pelePossíveis causas
A fibrose é uma resposta do organismo a um trauma na pele, sendo causada pela produção e acúmulo excessivos de colágeno e fibroblastos, que são células do tecido conjuntivo da pele.
Os fatores que podem favorecer o surgimento da fibrose são:
- Cirurgia de cesárea;
- Cirurgia de lipoaspiração;
- Abdominoplastia;
- Infecções;
- Genética.
Além disso, o tabagismo, a obesidade e o repouso inadequado após as cirurgias, também podem favorecer o surgimento da fibrose.
Como tratar a fibrose
Os tratamentos da fibrose incluem:
1. Drenagem linfática
A drenagem linfática é uma massagem com movimentos suaves, que estimula e facilita a passagem da linfa pelo sistema circulatório, sendo uma boa opção para diminuir a fibrose.
Esse procedimento ajuda a combater o inchaço, diminuir os hematomas, favorecer a cicatrização, melhorar a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos.
Leia também: 10 principais benefícios da drenagem linfática tuasaude.com/beneficios-da-drenagem-linfatica2. Radiofrequência
A radiofrequência pode ser indicada para tratar a fibrose por ser um tratamento que aquece as camadas mais profundas da pele, ajudando a reorganizar as fibras de colágeno e a melhorar a absorção do tecido fibroso.
Leia também: Radiofrequência: para que serve, como é feita e possíveis riscos tuasaude.com/radiofrequencia3. Kinesio tape
O kinesio tape, ou kinesio taping, é uma técnica em que se usa uma fita adesiva em diversas partes do corpo, aliviando a dor e diminuindo inchaços.
O kinesio tape pode ajudar no tratamento da fibrose por favorecer a drenagem de líquidos e melhorar a circulação de sangue no local. Entenda melhor para que serve o kinesio tape.
4. Endermoterapia
A endermoterapia é um tratamento estético feito com uma massagem profunda com um aparelho de endermologia, sendo uma boa opção para tratar a fibrose.
Isso acontece porque esse tratamento estimula a circulação sanguínea no local e promove a eliminação de líquidos, diminuindo o inchaço.
Leia também: Endermoterapia: para que serve, como é feita e resultados tuasaude.com/endermologiaComo prevenir
Embora não seja possível prevenir totalmente, algumas dicas que ajudam a diminuir o risco da fibrose são:
- Repousar após a cirurgia, conforme indicação do médico;
- Evitar pegar pesos após a cirurgia;
- Manter o peso corporal adequado;
- Evitar fumar;
- Manter uma alimentação saudável e variada;
- Beber bastante água.
Além disso, fazer tratamentos estéticos, conforme a recomendação do médico, como drenagem linfática e radiofrequência, também ajuda a diminuir o risco da fibrose.