O tratamento para fimose pode ser feitos com o uso de pomadas corticoides e/ou ginástica prepucial, ou cirurgia de circuncisão ou prepucioplastia.
A fimose é a incapacidade de retrair a pele do pênis para expor a glande, sendo comum após o nascimento, e costuma melhorar espontaneamente até os 3 anos de idade.
Leia também: Fimose: o que é, sintomas, como identificar, tipos e tratamento tuasaude.com/fimoseO tratamento da fimose deve ser feito com orientação do pediatra ou urologista e pode variar de acordo com o grau de fimose e gravidade dos sintomas. Quando não é tratada, a fimose pode chegar até a idade adulta e aumentar o risco de infecções.
6 tratamentos para fimose
As principais opções de tratamento para fimose são:
1. Pomadas para fimose
Geralmente, a primeira opção de tratamento para fimose infantil é o uso de pomadas corticoides, durante 4 a 8 semanas, associada com exercícios suaves para retração da pele do prepúcio.
Desta forma, podem ser indicadas pomadas para fimose como Postec ou Betnovate, pois atuam amolecendo o tecido do prepúcio e afinando a pele, facilitando a movimentação e limpeza do pênis.
Leia também: 6 pomadas para fimose: quais são e como usar tuasaude.com/pomada-para-fimose2. Pomadas antibióticas
As pomadas antibióticas podem ser indicadas pelo pediatra ou urologista nos casos de infecções na cabeça do pênis, chamada balanite.
Algumas pomadas antibióticas que podem ser indicadas são clotrimazol, mupirocina ou clindamicina, por exemplo, o que varia de acordo com o microrganismo que está causando a infecção.
Leia também: Balanite: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/balanite3. Ginástica prepucial
A ginástica prepucial é feita com exercícios suaves para tentar movimentar a pele do pênis lentamente, esticando e encolhendo o prepúcio sem forçar ou causar dor.
A realização de exercícios no prepúcio deve ser sempre orientada por um pediatra ou urologista e feitos durante cerca de 1 minuto, 4 vezes por dia, por um período de pelo menos 1 mês para obter melhorias.
4. Cirurgia para fimose
A cirurgia para fimose, também conhecida como circuncisão ou postectomia, consiste na retirada do excesso de pele para facilitar a higienização do pênis e diminuir o risco de infeções.
A cirurgia é feita pelo urologista pediátrico ou cirurgião urológico quando as outras opções de tratamento não foram eficazes ou quando o adulto apresenta dor durante o contato íntimo.
Leia também: Circuncisão: o que é, como é feita, recuperação e riscos tuasaude.com/o-que-e-circuncisaoEm alguns casos, como no estrangulamento da glande do pênis pela fimose, chamada parafimose, a cirurgia deve ser feita com emergência para evitar a destruição do tecido peniano.
5. Prepucioplastia
A prepucioplastia é uma cirurgia plástica feita com o objetivo de melhorar a retração do prepúcio, sem a necessidade de removê-lo completamente.
Esse tipo de cirurgia é uma alternativa à cirurgia de circuncisão, sendo sua recuperação mais rápida e menos dolorosa.
6. Colocação de anel plástico
A colocação do anel de plástico é feito através de uma cirurgia rápida, introduzindo o anel em volta da glande e debaixo do prepúcio, mas sem a apertar a ponta do pênis.
Com o passar do tempo, o anel vai cortando a pele e liberando a sua movimentação, caindo após cerca de 10 dias.
Durante o período do uso do anel, é normal o pênis ficar avermelhado e inchado, mas não atrapalha fazer xixi.
Além disso, este tratamento não necessita de curativos, sendo utilizada apenas uma pomada anestésica e lubrificante para facilitar a recuperação.
Possíveis complicações da fimose
Quando não tratada, a fimose pode causar complicações como infecções urinárias frequentes, infecções no pênis, dor e sangramento durante o contato íntimo, além de aumentar o risco de câncer de pênis.
Além disso, a fimose quando não tratada também pode aumentar o risco de contágio por infecções sexualmente transmissíveis.