Finasterida é um remédio indicado para o tratamento da calvície em homens com alopécia androgênica, pois ajuda a aumentar o crescimento do cabelo e prevenir a queda.
Esse remédio pode ser fornecido gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, ou ser comprado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 1 mg ou 5 mg, como genérico "finasterida" ou com os nomes comerciais Finalop, Fendical ou Flaxin, por exemplo.
A finasterida também pode ser encontrada associada a outras substâncias, como o mesilato de doxazosina, para o tratamento da próstata aumentada, e deve sempre ser usada com indicação médica pois pode causar efeitos colaterais como diminuição do desejo sexual, impotência ou até inchaço ou sensibilidade nas mamas.
Para que serve
A finasterida é indicada para o tratamento de:
- Alopécia androgênica ou androgenética em homens, que é a perda dos cabelos devido a uma predisposição genética, resultando na calvície;
- Hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da próstata em homens.
A finasterida deve sempre ser usada com indicação e acompanhamento do dermatologista ou urologista, pelo tempo de tratamento orientado pelo médico, com doses individualizadas e avaliação dos efeitos colaterais, podendo também ser outros remédios para o tratamento dessas condições de saúde.
Como tomar
A finasterida deve ser tomada por via oral, com um copo de água, antes ou após uma refeição, nos horários estabelecidos pelo médico.
A posologia da finasterida para homens adultos, varia com a composição do comprimido e objetivo do tratamento e inclui:
1. Finasterida 1 mg
A finasterida 1 mg é indicada para o tratamento da calvície em homens com alopécia androgênica. Entenda melhor o que é a alopecia androgênica.
A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido de 1 mg de finasterida, por dia, durante 3 meses ou mais, conforme orientação do dermatologista, para que ocorra crescimento do cabelo e prevenção da queda.
2. Finasterida 5 mg
A finasterida 5 mg é indicada para o tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP) ou aumento da próstata benigno, de forma a reduzir o risco de retenção urinária e a necessidade de cirurgia.
A dose normalmente recomendada é de 1 comprimido 5 mg de finasterida, por dia, ou conforme orientação do urologista.
3. Finasterida 5 mg + mesilato de doxazosina 2 mg
A finasterida 5 mg + mesilato de doxazosina 2 mg é indicada para o tratamento da hiperplasia prostática benigna quando o homem apresenta sintomas urinários, como vontade frequente para urinar, dificuldade para começar a urinar ou jato de urina fraco, por exemplo. Veja todos os sintomas de hiperplasia benigna da próstata.
A dose normalmente recomendada 1 cápsula de finasterida 5 mg + mesilato de doxazosina 2 mg, 1 vez por dia, sempre no mesmo horário, conforme orientação do urologista.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns da finasterida são diminuição da libido, impotência sexual, ejaculação anormal, dificuldade para ter orgasmo ou inchaço ou sensibilidade nas mamas.
Além disso, outros efeitos colaterais que podem surgir são dor nos testículos, presença de sangue no sêmen ou depressão. Nesses casos, deve-se entrar em contato com o médico responsável pelo tratamento para uma avaliação.
É importante procurar ajuda médica também se surgirem alterações na mama, como dor, caroços ou saída de secreção ou líquido pelos mamilos, pois a finasterida pode aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de mama no homem. Saiba identificar toso os sintomas de câncer de mama masculino.
Quem não deve usar
A finasterida não deve ser usada por mulheres, grávidas ou lactantes, além de crianças e adolescentes menores de 18 anos.
Esse remédio também não deve ser usado por homens que tenham alergia à finasterida ou qualquer outros componente do comprimido ou cápsula.