Fios de sustentação: o que são, para que servem, como aplicar (e riscos)

Os fios de sustentação são estruturas muito finas que são aplicadas sob a pele, sendo indicados para ajudar a melhorar a estrutura e firmeza da pele, diminuir o bigode chinês, rejuvenescer a pele e tratar as rugas e as papadas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Esses benefícios são possíveis porque os fios de sustentação estimulam a produção natural de colágeno e sustentam a pele, podendo ser indicados para homens e mulheres.

Leia também: Colágeno: o que é, para que serve (e quando usar) tuasaude.com/colageno

A aplicação dos fios de sustentação deve ser feita em consultório médico por um dermatologista ou cirurgião plástico, sendo geralmente feita com a administração de um anestésico tópico. O procedimento dura, em média, 1 hora.

Imagem ilustrativa número 1

Para que servem

Os fios de sustentação são indicados para:

1. Melhorar a textura e firmeza da pele

Os fios de sustentação melhoram a textura e a firmeza da pele, porque funcionam com um bioestimulador de colágeno, aumentando a elasticidade, o volume e a luminosidade na região onde são colocados.

Leia também: Bioestimulador de colágeno: o que é, benefícios, tipos e como é feita tuasaude.com/bioestimulador-de-colageno

2. Amenizar o bigode chinês

Por estimularem a produção de colágeno, que devolvem o volume à pele, os fios de sustentação deixam a pele mais uniforme e lisa, podendo ser usados para amenizar a profundidade do "bigode chinês".

Leia também: Bigode chinês: o que é, causas (e como tratar) tuasaude.com/bigode-chines

3. Rejuvenescer a pele

Os fios de sustentação rejuvenescem a pele, porque estimulam a produção de novas fibras de colágeno e elastina, que são proteínas que promovem a sustentação dos tecidos, criando um efeito lifting natural no rosto e pescoço, por exemplo.

Leia também: Rejuvenescimento: o que é, tratamentos e cuidados diários tuasaude.com/rejuvenescimento

4. Tratar rugas e linhas de expressão

Como resultado da produção natural de colágeno na pele, os fios de sustentação ajudam no preenchimento das rugas, podendo, assim, serem indicados para tratar as rugas e linhas de expressão no rosto, pescoço e mãos.

5. Diminuir as papadas

Os fios de sustentação têm um efeito lifting na pele, ajudando a diminuir as papadas, porque reduzem a flacidez e promovem o reposicionamento e a sustentação da pele.

Tipos de fios de sustentação

Os principais tipos de fios de sustentação são:

1. Fios de PDO (polidiaxanona)

Os fios de PDO são compostos por polidiaxanona, uma substância biodegradável que estimula a produção de colágeno na pele por cerca de 6 a 8 meses.

Os fios de PDO podem ser lisos, sendo indicados só para estimular a produção de colágeno, mas também podem ser espiculados (com "garras"), que, além de estimularem a produção de colágeno, também sustentam a pele, dando um efeito lifting.

Existem ainda os fios de PDO de parafuso, que além de conterem "garras", também possuem os fios cruzados, formando um tipo de "malha" sob a pele, que promove maior suporte.

2. Fios de ácido poli-L-lático

O fio de ácido poli-l-lático (PLLA), é um fio biodegradável com formato de cone que é aplicado nas camadas mais profundas da pele para estimular a produção de colágeno.

Este tipo de fio promove a formação de colágeno durante um período de até 12 meses.

3. Fios de policaprolactona

Os fios de policaprolactona são biodegradáveis e são o tipo mais recente desenvolvido para promover um efeito lifting no rosto ou corpo. Como a absorção total deste fio na pele é entre 12 a 18 meses, ele favorece a produção de colágeno na pele por mais tempo.

Além disso, por serem mais flexíveis e elásticos, os fios de policaprolactona causam menos dor e desconforto que os demais tipos.

Como é feita a aplicação

A aplicação dos fios de sustentação é feita conforme o passo a passo a seguir:

  1. Limpar a região da aplicação, com solução antisséptica;
  2. Aplicar uma anestesia, no local a ser tratado;
  3. Inserir os fios sob a pele, com a ajuda de uma agulha fina ou cânula;

O procedimento de aplicação dos fios de sustentação é feito em consultório médico e dura cerca de uma horal, onde alguns resultados já podem ser vistos imediatamente.

Logo após a colocação dos fios, a pessoa está liberada para retornar às atividades diárias.

Onde podem ser aplicados

Os fios de sustentação podem ser aplicados no rosto, pescoço, mãos, bigode chinês, sobrancelhas e mandíbula. 

Quanto tempo duram os fios de sustentação?

O efeito dos fios de sustentação varia conforme o tipo do fio, onde os fios de PDO duram entre 6 a 8 meses e os de ácido poli-l-lático agem por cerca de 12 meses.

Já o efeito dos fios de policaprolactona tem uma duração de até 1 ano e meio.

Como é a recuperação

Durante a recuperação, a pessoa pode apresentar vermelhidão, irritação e inchaço na região da aplicação, que tendem a melhorar em poucos dias.

Cuidados após o procedimento

Para promover uma recuperação sem complicações e mais rápida, existem alguns cuidados que são importantes após o procedimento:

  • Usar uma pomada antibiótica, conforme indicado pelo médico, perto dos pontos de entrada dos fios;
  • Aplicar compressas frias sobre a região;
  • Usar protetor solar na região tratada, até a cicatrização completa na aplicação;
  • Evitar massagear ou pressionar a área tratada por alguns dias;
  • Não usar maquiagem ou hidratante facial.

Além disso, é aconselhado também evitar fazer atividades físicas nos primeiros dias após a colocação dos fios.

Possíveis riscos

Os possíveis riscos da aplicação dos fios de sustentação incluem:

  • Inflamação no local;
  • Reação alérgica à anestesia;
  • Dificuldade para abrir a boca, sendo geralmente temporária;
  • Inchaço e hematomas;
  • Aparência assimétrica;
  • Dor persistente;
  • Deslocamento ou rejeição do fio pelo corpo.

No entanto, na presença de sintomas de infecção, como febre, dor de cabeça e inchaço, por mais de 48 horas, é recomendado procurar o atendimento médico.

Quem não pode fazer

Os fios de sustentação não podem ser usados por mulheres grávidas ou amamentando, ou por pessoas com histórico de queloide, transtorno de personalidade, múltiplas reações alérgicas, infecções na pele, hemofilia, doenças imunossupressoras, como câncer e HIV, e pressão alta ou diabetes descontroladas.

Os fios de sustentação também não são indicados para pessoas com rugas muito avançadas, pele muito flácida, implantes faciais anteriores e preenchimentos permanentes, como PMMA e silicone e ou outro preenchimento não absorvível.

Vídeos relacionados

COMO ACABAR COM A FLACIDEZ

02:50 | 608.195 visualizações