Fisioton: para que serve e como tomar

Atualizado em setembro 2023

Fisioton ​é um fitoterápico indicado para reduzir o cansaço, fadiga, sensação de fraqueza, diminuição da força física e da concentração, e aumentar o rendimento físico e mental.

Esse fitoterápico é composto pela planta medicinal Rhodiola Rosea, podendo ser usado em situações que podem aumentar o estresse e o desgaste físico e mental, como trabalho noturno ou exercícios físicos intensos, por exemplo.

O Fisioton pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos contendo 400 mg de extrato seco de Rhodiola rosea, e deve ser usado com orientação médica.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O Fisioton é indicado para:

  • Fadiga ou cansaço;
  • Sensação de fraqueza;
  • Esgotamento físico e mental;
  • Diminuição da força física e da concentração.

Além disso, este fitoterápico também pode ser usado para reduzir a fadiga e aumentar o rendimento físico em atletas que têm um regime de exercícios físicos intensos, ou para pessoas que trabalham em períodos noturnos ou têm sobrecarga de trabalho.

O Fisioton deve ser usado com indicação médica, após avaliação do estado de saúde geral e causas do cansaço físico e/ou mental. Veja outros remédios naturais para o cansaço físico e mental.

Como usar

O comprimido do Fisioton deve ser tomado por via oral, com um copo de água, preferencialmente de manhã.

A dose recomendada para adultos ou maiores de 18 anos é de 1 comprimido de Fisioton 400 mg, 1 vez por dia.

O tempo de tratamento com o Fisioton deve ser orientado pelo médico, e não ocorrendo melhora dos sintomas em 2 semanas, deve-se consultar o médico novamente. Veja outras formas de utilizar a Rhodiola rosea.

Possíveis efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais mais comuns do Fisioton são aumento dos batimentos, palpitações cardíacas, insônia, agitação, dor de cabeça, tremores, tontura, perda do apetite, queda de cabelo, vermelhidão na pele, urticária ou pressão alta.

Além disso, deve-se comunicar ao médico caso a pessoa apresente alterações de humor, ansiedade, nervosismo ou pensamentos sobre suicídio. Saiba identificar os sinais de pensamento sobre suicídio.

O Fisioton também pode causar problemas gastrointestinais, como boca seca, excesso de gases, diarreia, inchaço na barriga, dor abdominal ou no estômago, náuseas ou vômitos.

Em homens, o Fisioton também pode causar efeitos colaterais como disfunção erétil, dos ou inchaço nos testículos, ejaculação retardada ou descoloração do sêmen.

Quem não deve usar 

O Fisioton não deve ser usado por menores de 18 anos, mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham pressão alta ou alergia aos componentes da comprimido.

Além disso, pessoas que tenham doenças cardíacas, do fígado ou dos rins ou que estejam tomando remédios para problemas psiquiátricos ou cardiovasculares devem consultar o médico antes de usar o Fisioton.

Vídeos relacionados