Fissura anal: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Fissura anal é uma pequena rachadura ou ferida que surge no ânus, causando sintomas como dor, desconforto, pequenos sangramentos e ardência ao defecar.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Gastroenterologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

A fissura anal normalmente é causada pela passagem de fezes muito secas e duras, prisão de ventre, diarreia intensa, contato íntimo na região anal ou cirurgia anal, por exemplo.

O tratamento da fissura anal é feito pelo proctologista, gastroenterologista ou clínico geral que pode indicar o uso de pomadas, higiene íntima adequada, alterações na dieta, uso de laxantes ou analgésicos ou cirurgia nos casos mais graves.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de fissura anal

Os principais sintomas de fissura anal são:

  • Dor no ânus que piora ao defecar;
  • Ardência e queimação ao defecar ou urinar;
  • Presença de sangue vivo nas fezes e no papel higiênico;
  • Coceira no ânus.

Além disso, pode-se sentir um pequeno corte na pele ao redor do ânus ao lavar, sendo visível pelo médico durante os exames de diagnóstico.

Leia também: Coceira no ânus: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/coceira-no-anus

Teste online de sintomas

Para saber a chance de ter uma fissura anal, selecione os sintomas que apresenta no teste a seguir:

  1. 1. Dor na região da entrada do ânus
  2. 2. Presença de sangue no papel higiênico
  3. 3. Presença de sangue nas fezes
  4. 4. Ardência na região, especialmente ao defecar ou urinar
  5. 5. Coceira no ânus

O teste de sintomas de fissura anal é apenas uma ferramenta de orientação, não servindo como diagnóstico e nem substituindo a consulta com proctologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da fissura anal é feito pelo proctologista, gastroenterologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde ou de cirurgia na região anal, hábitos intestinais e do exame físico da região anal.

Marque uma consulta com o gastroenterologista na região mais próxima de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Em alguns casos, podem também ser indicados alguns exames, como anuscopia ou colonoscopia, quando a fissura tem um tamanho pequeno ou está num local de difícil visualização.

Tipos de fissura anal

Os principais tipos de fissura anal são:

1. Fissura anal aguda

A fissura anal aguda é caracterizada por início repentino, sendo mais superficiais, dura cerca de 6 a 8 semanas e, geralmente, melhora com o tratamento inicial não medicamentoso indicado pelo médico.

Esse tipo de fissura anal normalmente causa dor que piora ao defecar, podendo durar por horas, e estar associada ao sangramento anal.

Leia também: Sangramento anal: 6 causas comuns (e o que fazer) tuasaude.com/sangramento-anal

2. Fissura anal crônica

A fissura anal crônica é caracterizada por durar por mais de 8 semanas, sendo mais profunda e não melhoram com o tratamento inicial.

Geralmente, para esse tipo de fissura anal, o médico pode recomendar o uso de pomadas para fissura anal, injeção de botox ou cirurgia.

3. Fissura anal primária

A fissura anal primária geralmente é causada por traumas diretos na região anal, como fezes muito duras ou secas, ou prisão de ventre crônica, por exemplo.

Leia também: Prisão de ventre: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/prisao-de-ventre

4. Fissura anal secundária

A fissura anal secundária normalmente surge devido a outras condições de saúde, como doenças inflamatórias intestinais ou infecções sexualmente transmissíveis, por exemplo.

Leia também: Infecções sexualmente transmissíveis: 11 principais ISTs, tratamento (e cura) tuasaude.com/doencas-sexualmente-transmissiveis-dst

Possíveis causas

As principais causas de fissura anal são:

  • Esforço excessivo para evacuar,
  • Prisão de ventre crônica ou diarreia crônica;
  • Colite ulcerativa e doença de Crohn;
  • Contato íntimo anal sem lubrificação adequada;
  • Histórico de cirurgia na região anal;
  • Câncer no ânus.

Além disso, a fissura anal pode surgir devido ao parto ou por infecções sexualmente transmissíveis, como herpes genital, HIV, sífilis ou HPV, clamídia ou gonorreia, por exemplo.

Leia também: Câncer no ânus: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/cancer-anal

Tratamentos para fissura anal

O tratamento para fissura anal deve ser orientado pelo proctologista, gastroenterologista ou clínico geral e varia de acordo com o tamanho da fissura e gravidade dos sintomas.

Os principais tratamentos para fissura anal são:

1. Banho de assento

Fazer banhos de assento com água morna, durante 5 a 20 minutos, após defecar principalmente, pode ser indicado pelo médico para acalmar a ardência e reduzir a dor da fissura anal.

Leia também: Banho de assento: o que é, para que serve (e como fazer) tuasaude.com/banho-de-assento

2. Higiene íntima adequada

A higiene íntima adequada é muito importante para evitar infecções no local da fissura anal, dificultando sua cicatrização.

Desta forma, é recomendado, sempre que possível, lavar abundantemente a região anal após defecar com água e um pouco de sabonete neutro e secar com uma toalha macia, limpa e seca.

Não é recomendado limpar com papel higiênico ou usar lenços umedecidos pois podem irritar mais a região anal e piorar os sintomas.

3. Alterações na dieta

As alterações na dieta para fissura anal são muito importantes para ajudar a amolecer as fezes e evitar ou aliviar a prisão de ventre.

Desta forma, é recomendado manter uma alimentação equilibrada e rica em fibras e aumentar o consumo de água, pois assim é possível melhorar o funcionamento intestinal e evitar que a fissura anal reapareça.

Leia também: Dieta rica em fibras: como fazer (com cardápio) tuasaude.com/dieta-rica-em-fibras

4. Evitar esforços excessivos

Evitar esforços excessivos ao defecar, evitando forçar a evacuar e ficar muito tempo sentado no vaso sanitário, também é importante para o tratamento da fissura anal.

Isso porque o esforço excessivo pode aumentar a pressão no local, piorando os sintomas e atrasando a cicatrização da fissura anal.

5. Pomadas para fissura anal

As pomadas para fissura anal que podem ser indicadas pelo médico são: 

  • Pomadas anestésicas e anti-inflamatórias, como cinchocaína ou lidocaína (Proctyl ou Ultraproct), para ajudar a reduzir a dor, ardor e coceira;
  • Pomadas bloqueadoras dos canais de cálcio, como diltiazem, para ajudar no relaxamento do esfíncter anal, melhorar o fluxo sanguíneo local e promover a cicatrização da fissura anal;
  • Pomadas vasodilatadoras, como dinitrato de isossorbida, para melhorar a circulação sanguínea na região da fissura, facilitando a cicatrização.

As pomadas para fissura anal geralmente são indicadas quando os sintomas são muito intensos e provocam muito desconforto para defecar e só devem ser usadas com orientação do médico.

Esses remédios para fissura inflamada na forma de pomada ajudam a reduzir a dor, a inflamação e acelerar a cicatrização.

6. Medicamento para fissura anal

Os medicamentos para fissura anal, como paracetamol ou ibuprofeno, podem ser indicadas pelo médico nos casos de dor intensa.

Além disso, o médico pode indicar o uso de laxantes emolientes, para amolecer as fezes, facilitando sua eliminação e evitando esforço excessivo ao evacuar.

Leia também: 4 laxantes naturais e seguros para bebês e crianças tuasaude.com/laxante-caseiro

Caso a pessoa apresente alguns infecção no local da fissura anal, o médico também pode indicar ouso de antibióticos.

7. Injeção de botox

A injeção de botox pode ser feita pelo médico para relaxar os músculos em volta da fissura anal, para ajuda a aliviar a dor intensa.

Esse tipo de tratamento normalmente é indicado nos casos de fissura anal crônica que não melhora com outros tratamentos.

8. Cirurgia pra fissura anal

A cirurgia para fissura anal pode ser indicada pelo médico nos casos de fissura anal crônica recorrente quando nenhuma outra opção de tratamento foi eficaz para aliviar os sintomas e promover a cicatrização.

Essa cirurgia pode ser feita com um pequeno corte no músculo do esfíncter anal, chamada esfincterotomia interna lateral, para reduzir a dor e permitir a cicatrização da fissura.

Outra cirurgia que pode ser feita é a fissurectomia em que o médico remove a fissura e algum tecido saudável em volta.

Autocuidados para fissura anal

Os autocuidados para fissura anal que podem ser recomendados pelo médico são:

  • Realizar o tratamento inicial com banho de assento, higiene adequada e dieta rica em fibras;
  • Beber bastante água ao longo do dia para hidratar as fezes;
  • Evitar ficar muito tempo sentado no vaso sanitário e fazer muito esforço para defecar;
  • Praticar atividades físicas regularmente, para estimular os movimentos intestinais.

Caso a fissura anal não melhore com os autocuidados, deve-se consultar o proctologista novamente, que pode indicar outras opções de tratamento para aliviar os sintomas.

Vídeos relacionados

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

14:11 | 200.657 visualizações

Como Beber Mais Água

04:51 | 1.079.135 visualizações