O kinesio tape é uma fita adesiva que pode ser aplicada em várias partes do corpo, ajudando a aliviar dores, prevenir lesões, ajudar na cicatrização, diminuir inchaços e tratar a diástase abdominal.
Os benefícios da fita kinesio tape, ou bandagem elástica, são possíveis porque essa fita adesiva melhora a circulação sanguínea no local, favorece a drenagem de líquidos, estabiliza as articulações e preserva os músculos e tendões.
Para se obter os seus benefícios, o kinesio tape deve sempre fazer parte de um tratamento que inclui também fortalecimento muscular, exercícios de alongamento e outras técnicas.
Para que serve
As principais indicações da kinesio tape são:
1. Aliviar as dores
O kinesio tape ajuda a aliviar as dores em diversas partes do corpo, como joelho, ombros, coluna lombar, tornozelo e pulso.
Isso acontece porque a fita kinesio tape diminui a tensão muscular e a pressão nos receptores de dor na pele, reduzindo, assim, a sensação de dor no local.
2. Prevenir lesões
Por ajudar a estabilizar, alinhar e preservar as articulações e os músculos, o kinesio tape previne o desenvolvimento de lesões durante os treinos.
3. Ajudar na cicatrização
O kinesio tape ajuda na cicatrização e fibrose, porque melhora a circulação sanguínea e linfática no local, reduzindo os inchaços e promovendo a formação de novos tecidos.
Leia também: Fibrose: o que, sintomas, causas e como tratar tuasaude.com/fibrose4. Diminuir os inchaços
Por melhorar a circulação sanguínea e facilitar a drenagem de líquidos no local da aplicação, a kinesio tape ajuda a diminuir os inchaços após lesões ou cirurgias, por exemplo.
5. Ajudar no tratamento da diástase abdominal
O kinesio tape pode ajudar no tratamento da diástase abdominal, no pós parto, porque sustenta a musculatura da barriga e do assoalho pélvico, além de proteger a linha alba, prevenindo distensões.
Leia também: Taping pós-parto: o que é, benefícios (e como aplicar) tuasaude.com/taping-pos-partoComo aplicar o kinesio tape
As fitas de kinesio tape podem ser aplicadas na pele em forma de X, V, I, H ou em forma de garfo ou teia, de acordo com os objetivos do tratamento.
A kinesio tape deve ser aplicada sempre por um fisioterapeuta, médico ou treinador físico. Isso porque que a direção e a tensão da banda elástica varia conforme os objetivos a serem tratados.
A fita é feita com material hipoalergênico e deve ser trocada no máximo a cada 3 dias, não sendo necessário retirá-la para tomar banho.
Quem não deve usar
A kinesio tape não é recomendada para pessoas com feridas abertas, câncer de pele, infecção aguda, trombose venosa profunda, alergia à cola acrílica ou outro material da fita, diabetes e erisipela.
Além disso, a kinesio tape também não deve ser aplicada sobre tatuagens feitas há pouco tempo.