Fluocinolona acetonida é um corticoide com ação anti-inflamatória potente, indicado para o tratamento de eczema, dermatites, psoríase e líquen plano.
Este remédio também pode ser encontrado associado a compostos clareadores, bactericidas e anestésicos, como hidroquinona, sulfato de polimixina B e lidocaína, para o tratamento de melasma e otite externa, por exemplo.
Leia também: Melasma: o que é, como identificar, causas e tratamento tuasaude.com/melasmaA fluocinolona acetonida é vendida em farmácias de manipulação e drogarias, na forma de creme ou solução otológica, como genérico ou como nomes comerciais, como Suavicid, Elotin ou Otosynalar, vendido somente com apresentação de receita médica.

Para que serve a fluocinolona acetonida
A fluocinolona acetonida é indicada para:
- Otite externa;
- Melasma moderado a grave;
- Eczema;
- Dermatites;
- Psoríase;
- Líquen plano;
- Lúpus eritematoso discoide.
A fluocinolona acetonida ajuda a combater inflamações e infecções, aliviando sintomas como dor, coceira, vermelhidão, ressecamento, formação de crostas e descamação.
Como usar
De acordo com as associações, as formas de uso da fluocinolona acetonida são:
1. Fluocinolona acetonida
A fluocinolona acetonida é encontrada em farmácias de manipulação na forma de pomada 0,01 a 0,2%, sendo indicada para o tratamento de eczema, dermatites, psoríase, líquen plano e lúpus eritematoso discoide.
Conforme a gravidade da doença, o médico pode indicar o uso desta pomada por 5 dias ou até o máximo de 4 semanas.
Como usar: aplicar uma fina camada da pomada na área afetada da pele, de 2 a 3 vezes ao dia, massageando até a completa absorção do creme.
Este medicamento também pode ser aplicado em curativos fechados, caso indicado pelo médico. Para isso, deve-se colocar uma fina camada sobre a área, uma vez ao dia, cobrindo com um curativo plástico não poroso.
Cuidados: a fluocinolona acetonida na forma de pomada não deve ser usada como curativo na região da fralda, em crianças. Além disso, deve-se evitar o contato deste medicamento com a região dos olhos, feridas abertas, boca e região genital.
2. Hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida
A hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida (Suavicid, Hormoskin ou Vitacid Plus) é encontrada na forma de creme para uso tópico, sendo indicado para o tratamento de curta duração do melasma moderado a grave do rosto, especialmente nas bochechas e na testa.
Esse medicamento clareia as manchas escuras do melasma gradativamente e os resultados podem ser vistos após 4 semanas de tratamento.
Como usar: lavar o rosto suavemente e secar. Em seguida, aplicar a pomada pelo menos 30 minutos antes de deitar à noite.
Colocar o equivalente ao tamanho de uma ervilha do creme na ponta dos dedos e aplicar uma fina camada sobre as manchas e cerca de 0,5 cm ao redor. O creme não deve ficar visível após a aplicação.
Cuidados: esse medicamento pode ser usado por até 6 meses. Não deve-se aplicar este creme nos cantos do nariz, boca, olhos ou na pele com feridas.
Para evitar o ressecamento, pode-se usar um hidratante na pele pela manhã, após lavar o rosto. Veja todos os cuidados ao usar a hidroquinona + tretinoína + fluocinolona acetonida.
Não usar durante a gravidez, pois pode causar malformações no bebê.
Leia também: Vitacid: para que serve, como usar e efeitos colaterais tuasaude.com/vitacid-acne3. Fluocinolona acetonida + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B + cloridrato de lidocaína
A associação de fluocinolona acetonida + sulfato de neomicina + sulfato de polimixina B + cloridrato de lidocaína (Elotin, Otomixyn ou Otosynalar) é uma solução otológica indicada para tratar a otite externa.
Esse medicamento também pode ser recomendado pelo médico para tratar outras inflamações que melhoram com corticoides e com suspeita ou presença de infecção por bactérias.
Como usar: aplicar de três a quatro gotas na orelha, entre 2 a 4 vezes ao dia, seguindo a orientação do médico quanto ao horário e duração do tratamento.
Cuidados: este medicamento não deve ser aplicado nos olhos, sendo indicado apenas para uso na orelha.
Leia também: Elotin: para que serve, como usar, posologia e efeitos colaterais tuasaude.com/elotinPossíveis efeitos colaterais
A fluocinolona acetonida pode causar afinamento da pele, ardor, coceira, irritação, sensibilidade, dor, vermelhidão, ressecamento ou formação de crostas, além de acne e alterações na cor da pele.
Quando usado em quantidades excessivas ou em grandes áreas, esse remédio também pode causar alguns efeitos sistêmicos, principalmente em crianças.
Algumas reações locais também podem ocorrer com o uso da fluocinolona acetonida, como dermatite perioral, dermatite alérgica de contato, infecção, foliculite, aumento da quantidade de pelos, estrias e miliária.
Leia também: 12 efeitos colaterais dos corticoides (e o que fazer para aliviar) tuasaude.com/efeitos-colaterais-dos-corticoidesQuem não deve usar
A fluocinolona acetonida é contraindicada nas seguintes situações:
- Crianças com menos de 1 ano;
- Alergia a qualquer componente do produto;
- Rosácea, úlceras, feridas na pele ou acne;
- Vacinação recente ou reação na pele;
- Tuberculose, sífilis, herpes, varicela, dermatite perioral;
- Afinamento da pele ou lesões infectadas por bactérias, vírus ou fungos.
Durante a gravidez e período de amamentação, a fluocinolona acetonida só pode ser usada com indicação e orientação médica. Já na forma de solução otológica, esse remédio não é recomendado no primeiro trimestre da gravidez.
A associação de hidroquinona, tretinoína e fluocinolona acetonida não não deve ser usada por menores de 18 anos e é contraindicada na gravidez e amamentação.
Pessoas que estejam usando medicamentos como bloqueadores neuromusculares, antibióticos, antifúngicos, diuréticos e anticoagulantes, por exemplo, só devem usar o fluocinolona acetonida com a indicação e orientação do médico.