A fluoxetina pode emagrecer, devido ao seu efeito colateral de perda do apetite, o que leva a uma menor ingestão de calorias durante o dia, o que pode ser um benefício na perda de peso em pessoas que sofrem de obesidade ou sobrepeso.
No entanto, não existe indicação oficial do uso da fluoxetina para emagrecimento, sendo esse remédio aprovado pela Anvisa apenas para o tratamento da depressão, bulimia nervosa, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) ou transtorno disfórico pré-menstrual. Veja outras indicações da fluoxetina.
Além disso, apesar de alguns estudos [1] [2] terem demonstrado que a fluoxetina pode ajudar na redução de peso, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica não indica o uso de fluoxetina para o tratamento a longo prazo da obesidade, pois foi verificado que cerca de 4 a 6 meses após o início do tratamento, algumas pessoas voltaram a ganhar peso novamente.
Por que a fluoxetina emagrece?
A fluoxetina é um antidepressivo que age inibindo a absorção de serotonina pelos neurônios, levando a um aumento dessa substância no cérebro, influenciando no humor e no controle do apetite, o que pode causar uma redução da ingestão de alimentos e uma diminuição do peso corporal.
No entanto, o mecanismo exato de como a fluoxetina contribui para o emagrecimento não está completamente esclarecido e, por isso, seu uso não é indicado para o emagrecimento ou tratamento da obesidade.
Se deseja emagrecer de forma saudável, marque uma consulta com um nutricionista na região mais próxima:
Possíveis efeitos colaterais da fluoxetina
A fluoxetina é um remédio que pode provocar vários efeitos colaterais, sendo os mais frequentes:
- Insônia ou sonolência;
- Cansaço;
- Tontura ou dor de cabeça;
- Tremores;
- Diarreia, ou dor de estômago;
- Náusea ou vômito;
- Boca seca;
- Sensação de ansiedade ou nervosismo;
- Excesso de produção de suor;
- Ondas de calor;
- Palpitações;
- Visão turva;
- Sonhos anormais.
Além disso, a fluoxetina pode causar diminuição do desejo sexual, impotência, distúrbios da ejaculação, sangramentos ou hemorragias ginecológicas.
Por isso, o uso da fluoxetina deve ser feito com indicação e acompanhamento médico regular, de forma a avaliar o surgimento de efeitos colaterais e a eficácia do tratamento.
Como emagrecer de forma saudável
A melhor maneira de emagrecer de forma saudável é através de uma uma dieta balanceada, orientada pelo nutricionista, incluindo alimentos ricos em fibras, pobres em gorduras e açúcar e com poucas calorias. Confira uma lista completa dos principais alimentos que ajudam a emagrecer.
Além disso, a dieta deve estar associada à prática de exercícios físicos de forma regular, como caminhada ou natação, por exemplo, que ajudam a aumentar o metabolismo, aliviar o estresse, promover a sensação de bem-estar e melhorar o funcionamento do corpo.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de como emagrecer de forma saudável: