A foliculite decalvante é a inflamação da raiz do cabelo, que leva à perda de cabelo no local, aparecimento de bolinhas vermelhas no couro cabeludo e que podem conter pus, vermelhidão na região e coceira.
Esse tipo de foliculite, também conhecida como foliculite no couro cabeludo, é mais frequente de acontecer em homens adultos e é normalmente associada à bactéria Staphylococcus aureus.
Na presença de sinais e sintomas indicativos de foliculite decalvante, é importante consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com uso de shampoos especiais, antibióticos e corticoesteroides.
Principais sintomas
Os principais sintomas da foliculite decalvante são:
- Perda de cabelo (alopecia);
- Bolinhas vermelhas no couro cabeludo, podendo conter pus;
- Coceira e dor na região;
- Região mais sensível;
- Formação de feridas, devido à coceira excessiva.
É importante que o dermatologista seja consultado na presença de sinais e sintomas de foliculite, pois assim pode ser realizado o exame dermatológico e indicado o tratamento mais adequado. Entenda o que é e como é feito o exame dermatológico.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da foliculite decalvante deve ser feito pelo dermatologista a partir da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa e avaliação detalhada do couro cabeludo. Em alguns casos, para descartar outras alterações no couro cabeludo, como infecção por fungos, por exemplo, o médico pode coletar uma pequena amostra do local e enviar para o laboratório para identificar o agente responsável pelos sintomas.
Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo, usando a ferramenta a seguir, para que seja feita uma avaliação dos sintomas e iniciado o tratamento mais adequado:
Causas da foliculite decalvante
A causa da foliculite decalvante não é totalmente esclarecida, porém acredita-se que aconteça devido à reação à bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser naturalmente encontrado na pele. Apesar de poder estar associada com uma bactéria, a foliculite decalvante não é contagiosa.
Como é feito o tratamento
O tratamento da foliculite decalvante deve ser orientado pelo dermatologista, sendo normalmente indicado o uso de shampoos especiais, solução anti-inflamatória e/ ou antibiótica e corticoesteroides tópicos. Em alguns casos, o médico pode indicar o uso combinado de antibióticos orais. Confira mais detalhes do tratamento da foliculite.
Como a foliculite decalvante é uma alteração rara, não existe tratamento definido para essa condição, de forma que normalmente é indicada uma combinação de medicamentos e produtos capazes de tratar a foliculite e aliviar os sintomas.