Foliculite decalvante: o que é, sintomas, causa e tratamento

A foliculite decalvante é a inflamação da raiz do cabelo, que leva à perda de cabelo no local, aparecimento de bolinhas vermelhas no couro cabeludo e que podem conter pus, vermelhidão na região e coceira.

Esse tipo de foliculite, também conhecida como foliculite no couro cabeludo, é mais frequente de acontecer em homens adultos e é normalmente associada à bactéria Staphylococcus aureus.

Na presença de sinais e sintomas indicativos de foliculite decalvante, é importante consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação e iniciado o tratamento mais adequado, que normalmente é feito com uso de shampoos especiais, antibióticos e corticoesteroides.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da foliculite decalvante são:

  • Perda de cabelo (alopecia);
  • Bolinhas vermelhas no couro cabeludo, podendo conter pus;
  • Coceira e dor na região;
  • Região mais sensível;
  • Formação de feridas, devido à coceira excessiva.

É importante que o dermatologista seja consultado na presença de sinais e sintomas de foliculite, pois assim pode ser realizado o exame dermatológico e indicado o tratamento mais adequado. Entenda o que é e como é feito o exame dermatológico.

Teste online de sintomas

Se acredita que pode ter foliculite decalvante, selecione os sintomas que apresenta no teste a seguir:

  1. 1. Bolinhas vermelhas parecidas com acne no rosto, couro cabeludo, barba ou outra região do corpo
  2. 2. Pequenas bolhas com pus na raiz dos pelos
  3. 3. Coceira ou queimação no local das bolinhas
  4. 4. Vermelhidão ou inchaço na região das bolinhas
  5. 5. Dor ou sensibilidade na pele

Este teste deve ser usado só como orientação. Assim, não deve ser utilizado como diagnóstico ou substituir a consulta com o médico.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico da foliculite decalvante deve ser feito pelo dermatologista a partir da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa e avaliação detalhada do couro cabeludo.

Marque uma consulta com o dermatologista mais próximo, se deseja verificar o riso de ter foliculite decalvante:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Em alguns casos, para descartar outras alterações no couro cabeludo, como infecção por fungos, por exemplo, o médico pode coletar uma pequena amostra do local e enviar para o laboratório para identificar o agente responsável pelos sintomas.

Causas da foliculite decalvante

A causa da foliculite decalvante não é totalmente esclarecida, porém acredita-se que aconteça devido à reação à bactéria Staphylococcus aureus, que pode ser naturalmente encontrado na pele.

Apesar de poder estar associada com uma bactéria, a foliculite decalvante não é contagiosa.

Como é feito o tratamento

O tratamento da foliculite decalvante deve ser orientado pelo dermatologista, sendo normalmente indicado o uso de shampoos especiais, solução anti-inflamatória e/ ou antibiótica e corticoesteroides tópicos.

Em alguns casos, o médico pode indicar o uso combinado de antibióticos orais. Confira mais detalhes do tratamento da foliculite.

Como a foliculite decalvante é uma alteração rara, não existe tratamento definido para essa condição, de forma que normalmente é indicada uma combinação de medicamentos e produtos capazes de tratar a foliculite e aliviar os sintomas.