A foliculite na perna é uma inflamação que acontece no folículo piloso, que é a estrutura responsável pela formação e crescimento dos pelos, causando sintomas como pequenas bolinhas que parecem espinhas, coceira, dor e pequenas bolhas com pus.
A foliculite na perna pode surgir devido a uma inflamação dos pelos encravados, mas também pode ser provocada por infecções causadas por bactérias, como Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, ou fungos, como Candida albicans,por exemplo.
O tratamento da foliculite na perna deve ser orientado pelo dermatologista, que pode indicar a higienização da região, com água e sabonete antisséptico, ou o uso de antibióticos, antifúngicos ou corticoides, na forma de cremes, pomadas ou comprimidos. Confira os principais tratamentos para foliculite.
Principais sintomas
Os principais sintomas da foliculite na perna são:
- Pequenas bolinhas vermelhas, que parecem espinhas;
- Coceira;
- Pequenas bolhas com pus;
- Dor e sensibilidade na região.
Em alguns casos, quando a inflamação afeta regiões mais profundas da pele, a foliculite pode provocar a formação de furúnculo, uma infecção que causa a formação de um caroço com pus, dor, vermelhidão e perda permanente de pelos na região afetada. Conheça mais sobre o furúnculo.
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico da foliculite na perna deve ser feito por um dermatologista ou clínico geral, através da avaliação dos sintomas e sinais apresentados, e do histórico de saúde da pessoa.
Para verificar a possibilidade de foliculite na perna, marque uma consulta com o dermatologista mais próximo de você:
Além disso, o médico também pode solicitar um exame de cultura, feito através da coleta de uma amostra do líquido da bolinha na pele para ser avaliada em laboratório, o exame de KOH, ou o exame com a lâmpada de Wood. Veja como é feito e exame da lâmpada de Wood.
Possíveis causas
A foliculite na perna pode ser causada por infecções provocadas por bactérias, como Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa ou Klebsiella, por exemplo.
Embora seja menos comum, a foliculite na perna também pode ser causada por fungos, como a Candida albicans ou Pityrosporum ovale, ou vírus, como herpes simplex.
Além disso, alguns fatores que podem aumentar o risco do desenvolvimento da foliculite na perna são:
- Uso de roupas muito apertadas;
- Depilações frequentes com lâminas ou cera;
- Pelos encravados;
- Uso de banheiras de hidromassagem, piscinas ou saunas não higienizadas adequadamente;
- Uso de roupas que aumentam a temperatura da pele, como calça jeans;
- Ingestão de remédios como antibióticos, lítio ou ciclosporina por longos períodos.
Além disso, a foliculite na perna também pode surgir em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido ou doenças crônicas, como diabetes, obesidade, HIV ou câncer.
Como é feito o tratamento
Os casos mais simples de foliculite na perna geralmente se resolvem em alguns dias. No entanto, quando os sintomas não melhoram após 7 a 10 dias, ou quando as bolinhas têm pus e doem, é recomendado consultar o dermatologista, que pode indicar os seguintes tratamentos:
- Antibióticos, na forma de comprimidos ou pomadas, como neomicina tetraciclina ou cefalexina, que são indicados para combater a foliculite bacteriana;
- Corticoides, na forma de pomada ou comprimidos, como hidrocortisona, para aliviar a vermelhidão e a coceira na pele;
- Antifúngicos, como itraconazol e fluconazol, podem ser prescritos para tratar a foliculite causada por fungos;
- Antivirais orais, como aciclovir, valaciclovir ou fanciclovir, que são indicados em casos de foliculite causada pelo vírus herpes simplex.
Além disso, é importante também lavar as pernas com água morna e sabonete neutro ou antisséptico durante os banhos, após as atividades físicas, uso de piscina, saunas ou banheiras. Veja todas as opções de tratamento para a foliculite.
Como tirar as manchas de foliculite na perna?
Para tiras as manchas de foliculite na perna, o médico pode indicar o uso de algumas pomadas clareadoras, como ácido kójico, hidroquinona, ou Vitamina C, por exemplo.
O médico também pode indicar a realização de sessões de laser ou luz pulsada para ajudar a clarear a pele. Veja outros tratamentos indicados para clarear a pele.
Como evitar a foliculite na perna
Algumas medidas que ajudam a evitar a foliculite na perna são:
- Fazer depilação a laser ou com luz pulsada;
- Usar calças largas e de tecidos leves;
- Evitar ficar muito tempo sentado;
- Não coçar ou estouras as bolinhas.
Além disso, fazer esfoliação 1 vez por semana também ajuda a remover células mortas da pele, prevenindo o surgimento de pelos encravados e a foliculite na perna. Saiba como é o tratamento dos pelos encravados.