A foliculite nas costas é uma inflamação nos folículos pilosos nesta região, podendo causar sintomas como vermelhidão, coceira ou desconforto na pele e pequenas bolhas com pus na base dos pelos.
Esta inflamação dos folículos pilosos geralmente é causada pela infecção por bactérias ou fungos e é mais comum em pessoas que se depilam ou raspam os pelos com frequência, por exemplo.
Leia também: Foliculite: o que é, tipos, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/foliculiteEm caso de foliculite nas costas, especialmente quando extensa ou não melhora em poucos dias, é recomendado consultar o dermatologista. O tratamento pode envolver medidas como evitar depilar/raspar os pelos e o uso de antibióticos, por exemplo.

Principais sintomas
Os principais sintomas de foliculite nas costas são:
- Vermelhidão na pele, principalmente em torno dos folículos pilosos;
- Bolinhas na pele ou pequenas bolhas de pus com um pelo no centro;
- Coceira e/ou desconforto na região afetada.
Normalmente, a foliculite se inicia com sintomas como coceira e vermelhidão na pele. Em seguida, é comum surgir uma bolinha no local do folículo piloso inflamado que, algumas vezes, pode conter pus.
Teste online de sintomas
Para saber as chances de ter foliculite nas costas por favor, selecione os sintomas que apresenta:
Esta é apenas uma ferramenta de orientação e, assim, não deve ser usada como diagnóstico ou para substituir a consulta com o dermatologista.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da foliculite nas costas é feito pelo dermatologista ou clínico geral baseado nos sintomas apresentados, histórico de saúde da pessoa e alterações verificadas na pele da região afetada.
Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:
Embora normalmente não seja necessário, em alguns casos o dermatologista também pode indicar outros exames, como a análise de uma amostra de raspado da pele ou a biópsia das lesões, para identificar a causa da foliculite.
Possíveis causas
A foliculite nas costas normalmente é causada pela infecção dos folículos pilosos pela bactéria Staphylococcus aureus.
No entanto, em adolescentes também é frequente a infecção por fungos, como o Malassezia furfur, devido aos efeitos das alterações hormonais da puberdade na pele.
Leia também: Staphylococcus aureus: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/staphylococcus-aureusAlém disso, a foliculite nas costas tende a ser mais frequente em pessoas que suam excessivamente nesta parte do corpo, usam camisas muito apertadas, se depilam ou raspam os pelos nesta região ou apresentam doenças que afetam a pele, por exemplo.
Como é feito o tratamento
Na maioria dos casos, a foliculite nas costas melhora sem a necessidade de um tratamento específico em poucos dias. No entanto, algumas vezes pode envolver o uso de medicamentos, como antibióticos, antifúngicos ou antivirais, na forma de pomadas ou comprimidos, por exemplo.
Algumas medidas recomendadas em caso de foliculite nas costas, incluem:
- Secar bem as costas após o banho ou em caso de suor;
- Evitar usar camisas muito apertadas;
- Parar de depilar/raspar a região por 30 dias;
- Preferir utilizar gel em vez de sabonetes ao raspar os pelos.
Além disso, caso existam doenças que afetem a pele, é importante fazer o tratamento de acordo com as orientações do médico.
Se a pessoa estiver tomando algum medicamento novo, consultar o médico que o indicou para verificar se pode ser a foliculite pode estar associada ao seu uso.