Foliculite no rosto: o que é, sintomas, causas e tratamento

A foliculite no rosto é a inflamação dos folículos pilosos presentes na região facial, causando sintomas como pequenas espinhas que podem conter pus, coceira, aumento da sensibilidade e/ou vermelhidão na pele.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Dermatologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Na maioria dos casos, a inflamação dos folículos pilosos é causada pela infecção por bactérias que naturalmente são encontradas na pele e é mais frequente em pessoas que se depilam ou raspam os pelos com frequência, por exemplo.

Leia também: Foliculite: o que é, tipos, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/foliculite

Em caso de foliculite no rosto, especialmente se persistente ou recorrente, é recomendado consultar um dermatologista. O tratamento pode envolver medidas, como evitar depilar/raspar os pelos e manter o local limpo e seco, e o uso de antibióticos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da foliculite no rosto são:

  • Pequenas espinhas vermelhas no rosto, com ou sem pus;
  • Coceira na parte afetada do rosto;
  • Aumento da sensibilidade no local;
  • Vermelhidão na pele, em torno dos folículos pilosos.

A foliculite pode surgir em qualquer parte do corpo em que existam pelos e, especialmente em homens, a foliculite no rosto tende a afetar a área da barba devido ao hábito de raspá-la regularmente. Confira os sintomas de foliculite na barba.

Quando a inflamação dos folículos pilosos no rosto é mais profunda na pele, pode resultar na formação de um furúnculo. Neste caso, é comum também surgirem sintomas como dor e inchaço no local onde a foliculite se iniciou. 

Leia também: Furúnculo: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/furunculo

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da foliculite no rosto normalmente é feito pelo dermatologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas e características das lesões na pele, não sendo necessário nenhum outro exame para confirmar o diagnóstico na maioria dos casos.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Dermatologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, embora raro, algumas vezes o dermatologista pode indicar exames para identificar a causa da foliculite, como a análise de uma amostra de raspado da pele ou a biópsia das lesões.

Possíveis causas

As causas mais comuns de foliculite no rosto são:

  • Microrganismos, como bactérias ou fungos;
  • Bloqueio dos folículos pilosos, devido ao uso alguns hidratantes, óleos ou cremes faciais;
  • Pelos encravados, principalmente quando se tem o hábito de se barbear ou depilar, por exemplo; 
  • Aplicação de produtos irritantes na pele;
  • Uso indevido de pomadas com corticoides no rosto;
  • Alguns medicamentos, como corticoides ou lítio;
  • Doenças inflamatórias ou imunossupressão.

No entanto, a foliculite no rosto na maioria das vezes é causada pela infecção dos folículos pilosos pela bactéria Staphylococcus aureus, que naturalmente é encontrada na pele e pode invadir o folículo do pelo por meio de a pequenas lesões provocadas ao se barbear ou depilar, por exemplo.

Leia também: Staphylococcus aureus: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/staphylococcus-aureus

Como é feito o tratamento

Na maioria dos casos, a foliculite no rosto tende a melhorar em poucos dias apenas com medidas como manter o local limpo e seco, parar a aplicação de produtos irritantes para a pele e evitar remover os pelos da parte do rosto afetada até que as lesões desapareçam.

No entanto, especialmente quando a foliculite no rosto é recorrente ou persiste, o tratamento pode ser feito com medicamentos, como antibióticos, antifúngicos ou antivirais, na forma de pomadas ou comprimidos, dependendo da sua causa.

Além disso, em caso de doenças que afetam a pele, é importante fazer o seu tratamento de acordo com as orientações do médico e, se a pessoa estiver tomando algum medicamento que pode estar associado com a foliculite, o médico também pode indicar a sua troca ou suspensão, por exemplo.