Foliculite no rosto: o que é, sintomas, causas e tratamento

A foliculite no rosto é a inflamação dos folículos pilosos presentes na região facial, causando sintomas como pequenas espinhas que podem conter pus, coceira, aumento da sensibilidade e/ou vermelhidão na pele.

Na maioria dos casos, a inflamação dos folículos pilosos é causada pela infecção por bactérias que naturalmente são encontradas na pele e é mais frequente em pessoas que se depilam ou raspam os pelos com frequência, por exemplo.

Leia também: Foliculite: o que é, tipos, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/foliculite

Em caso de foliculite no rosto, especialmente se persistente ou recorrente, é recomendado consultar o dermatologista. O tratamento pode envolver medidas, como evitar depilar/raspar os pelos e o uso de antibióticos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas da foliculite no rosto são:

  • Pequenas espinhas vermelhas no rosto, com ou sem pus;
  • Coceira na parte afetada do rosto;
  • Aumento da sensibilidade no local;
  • Vermelhidão na pele, em torno dos folículos pilosos.

A foliculite pode surgir em qualquer parte do corpo em que existam pelos e, especialmente em homens, a foliculite no rosto tende a afetar a área da barba devido ao hábito de raspá-la regularmente. Confira os sintomas de foliculite na barba.

Quando a inflamação dos folículos pilosos no rosto é mais profunda na pele, pode resultar na formação de um furúnculo. Neste caso, é comum também surgirem sintomas como dor e inchaço no local onde a foliculite se iniciou.

Teste online de sintomas

Para saber as suas chances de ter foliculite, por favor selecione os sintomas que apresenta:

  1. 1. Bolinhas vermelhas parecidas com acne no rosto, couro cabeludo, barba ou outra região do corpo
  2. 2. Pequenas bolhas com pus na raiz dos pelos
  3. 3. Coceira ou queimação no local das bolinhas
  4. 4. Vermelhidão ou inchaço na região das bolinhas
  5. 5. Dor ou sensibilidade na pele

Esta ferramenta deve ser usada somente para orientação. Assim, não deve ser usada para fins de diagnóstico ou substituir a consulta com o dermatologista.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da foliculite no rosto normalmente é feito pelo dermatologista ou clínico geral levando em consideração os sintomas e características das lesões, não sendo necessário exame para confirmar o diagnóstico na maioria dos casos.

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um dermatologista mais próximo de você usando a ferramenta abaixo:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, embora raro, algumas vezes o dermatologista pode indicar exames para identificar a causa da foliculite, como a análise de uma amostra de raspado da pele ou a biópsia das lesões.

Possíveis causas

As causas mais comuns de foliculite no rosto são:

  • Microrganismos, como bactérias ou fungos;
  • Bloqueio dos folículos pilosos, devido ao uso alguns hidratantes, óleos ou cremes faciais;
  • Pelos encravados, principalmente quando se tem o hábito de se barbear ou depilar, por exemplo;
  • Aplicação de produtos irritantes na pele;
  • Uso indevido de pomadas com corticoides no rosto;
  • Alguns medicamentos, como corticoides ou lítio;
  • Doenças inflamatórias ou imunossupressão.

No entanto, a foliculite no rosto na maioria das vezes é causada pela infecção dos folículos pilosos pela bactéria Staphylococcus aureus, que naturalmente é encontrada na pele e pode invadir o folículo do pelo por meio de pequenas lesões provocadas ao se barbear ou depilar, por exemplo.

Leia também: Staphylococcus aureus: o que é, sintomas e tratamento tuasaude.com/staphylococcus-aureus

Como é feito o tratamento

Na maioria dos casos, a foliculite no rosto tende a melhorar em poucos dias apenas com medidas como manter o local limpo e seco, parar a aplicação de produtos irritantes e evitar remover os pelos da parte afetada até que as lesões desapareçam.

No entanto, especialmente quando a foliculite no rosto é recorrente ou persiste, o tratamento pode ser feito com medicamentos, como antibióticos, antifúngicos ou antivirais, na forma de pomadas ou comprimidos, dependendo da sua causa.

Além disso, em caso de doenças que afetam a pele, é importante fazer o tratamento de acordo com as orientações do médico. Se a pessoa estiver tomando algum medicamento que pode estar associado com a foliculite, o médico também pode indicar a sua troca ou suspensão, por exemplo.