Formol é a solução aquosa do formaldeído, uma substância química na forma de gás incolor e com cheiro forte, e que pode causar alergias, irritações e intoxicação quando a pessoa entra em contato ou inala concentrações acima das indicadas pela ANVISA.
O formol é muito utilizado para fazer progressiva ou botox no cabelo, sendo também adicionado em esmaltes, tendo sido determinado pela Anvisa que seu uso seja feito somente em pequenas concentrações de 0,2% nos produtos cosméticos.
Isso porque o formol pode causar queda que cabelo, queimaduras no couro cabeludo, irritação nos olhos e intoxicação, além de poder provocar mutações no DNA e aumentar o risco de desenvolvimento de câncer de boca, nariz e do sangue, por exemplo.

Para que serve o formol
O formol é muito utilizado na criação de produtos cosméticos para alisar o cabelo, assim como esmaltes de unha.
Desde 2009, a ANVISA determinou uma concentração máxima para esse fim.
Além disso, o formol também é utilizado em laboratórios para preservar espécies animais ou peças anatômicas, sendo esse uso autorizado pela ANVISA, desde que as pessoas estejam devidamente protegidas com uso de óculos de proteção, máscaras, luvas e bata.
Riscos do formol para a saúde
O uso frequente de formol ou o contato e inalação de grandes quantidades trazem risco à saúde, como:
1. Problemas respiratórios
O formol quando inalado pode ser rapidamente absorvido pelos pulmões e causar problemas respiratórios, como bronquite, pneumonia, edema pulmonar ou laringite, por exemplo.
Além disso, também podem surgir irritação no nariz, dor ou irritação na garganta, queimadura ou feridas no trato respiratório.
O formol também pode causar falta de ar ou crises de asma. Saiba identificar os sintomas de crise de asma.
Quando usado em áreas sem ventilação adequada, espaços pequenos, o formol também pode provocar asfixia, o que pode colocar a vida em risco.
2. Alterações na pele
O formol quando em contato com a pele, pode causar queimaduras na pele, irritação, dermatite, feridas ou úlceras ou até necrose da pele.
Leia também: Necrose: o que é, sintomas, tipos, causas e tratamento tuasaude.com/necrose3. Queda de cabelo
O formol quando usado para progressiva ou botox no cabelo, pode provocar queimaduras no couro cabeludo ou queda de cabelo.
Por isso, o uso do formol em procedimentos estéticos foi proibido pela Anvisa em 2009, sendo proibida também sua venda em farmácias, drogarias ou supermercados, por exemplo.
4. Irritação nos olhos
O formol também pode causar irritação nos olhos quando inalado ou quando existe contato acidental com os olhos, provocando sintomas como lacrimejamento, vermelhidão ou dor nos olhos.
Além disso, o formol também pode levar à cegueira.
5. Lesões gastrointestinais
O formol quando ingerido pode causar lesões gastrointestinais graves, pois tem um efeito corrosivo para a mucosa da boca, estômago, estômago e intestinos.
Assim, alguns sintomas que podem surgir são náuseas, vômitos, dor, sangramento e perfuração gastrointestinal.
6. Intoxicação
A intoxicação por formol pode surgir pela inalação, contato com a pele ou ingestão, podendo resultar em óbito se a concentração de formol com a qual se teve contato foi muito elevada.
A intoxicação por formol deve sempre ser tratada no hospital, pois pode colocar a vida em risco.
7. Câncer
O formol é uma substância comprovadamente cancerígena, ou seja, pode levar ao desenvolvimento do câncer.
Isso porque o formol é capaz de provocar alterações no DNA das células e levar à produção e proliferação de células malignas, resultando em câncer de nariz, boca, laringe e no sangue.
Os riscos do uso de formol são ainda maiores no caso das crianças, pois as alterações genéticas provocadas pelo formol podem acontecer mais facilmente e, por isso, as crianças apresentam maior risco de desenvolver câncer.
Sinais de intoxicação por formol
Os principais sintomas de intoxicação por formol são:
- Vermelhidão, dor, ardor e descamação na pele;
- Lacrimejamento excessivo, conjuntivite e visão embaçada;
- Tosse ou diminuição da frequência respiratória;
- Dor de cabeça;
- Náuseas ou vômitos;
- Aumento do fígado, no caso de contato prolongado.
Além disso, podem surgir alterações do ritmo cardíaco, pressão baixa, insuficiência respiratória, choque circulatório, insuficiência renal aguda, acidose metabólica ou coma.
Caso tenha havido contato com o formol e surgirem sintomas de intoxicação, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro para iniciar o tratamento e evitar complicações que podem colocar a vida em risco.
Progressiva com formol
A progressiva com formol ou botox com formol não tem autorização da Anvisa para que seja feita em salões ou qualquer outro estabelecimento.
Em produtos cosméticos, o formol é autorizado em baixas concentrações, como 0,2% usado como conservante ou a 5% para endurecer esmaltes.
É importante ressaltar que o formol na concentração autorizada pela ANVISA não possui função alisante.
Assim, se durante o procedimento de alisamento capilar for sentido cheiro muito forte característico de formol, por exemplo, é importante comunicar à ANVISA ou à Vigilância Sanitária para que possa ser feita uma fiscalização no estabelecimento, já que o produto pode estar adulterado.
Leia também: Escova progressiva sem formol: o que é e como é feita tuasaude.com/escova-progressiva-sem-formol