Forxiga é um remédio indicado para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2, insuficiência cardíaca e insuficiência renal crônica.
O princípio ativo do Forxiga é a dapagliflozina, uma substância com ação antidiabética que ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue e diminui a pressão nos rins.
Leia também: Dapagliflozina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/dapaglifozinaO Forxiga é comercializado em farmácias e drogarias na forma de comprimidos revestidos de 5 mg ou 10 mg, contendo 14 ou 30 comprimidos. No entanto, esse medicamento deve ser usado somente com a indicação do endocrinologista ou clínico geral.

Para que serve o Forxiga
O Forxiga é indicado para:
- Diabetes mellitus tipo 2;
- Insuficiência cardíaca crônica;
- Doença renal crônica.
O Forxiga também pode ser indicado para evitar o desenvolvimento ou a piora da insuficiência cardíaca, a morte cardiovascular, ou insuficiência renal, em pessoas com diabetes tipo 2.
Leia também: Diabetes tipo 2: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/diabetes-tipo-2Forxiga emagrece?
O Forxiga pode emagrecer, levando a uma perda de 2 a 4 Kg. Isso porque um dos possíveis efeitos colaterais deste medicamento é a perda de gordura corporal em algumas pessoas.
No entanto, esse medicamento não deve ser usado com o objetivo de emagrecer, devendo ser utilizado conforme a orientação do endocrinologista, cardiologista ou nefrologista.
Leia também: Tomar forxiga emagrece? tuasaude.com/medico-responde/forxiga-emagrecePrincípio ativo do Forxiga
O princípio ativo do Forxiga é a dapagliflozina, um antidiabético que diminui a reabsorção de glicose nos rins, aumentando a sua eliminação através da urina.
Além disso, a dapagliflozina também diminui a pressão nos rins e, junto com o aumento na eliminação de água pela urina, favorece a função dos rins e do coração.
Qual é o Forxiga genérico?
O Forxiga genérico é a dapagliflozina, um remédio que é fornecido gratuitamente pelo SUS, mediante receita médica.
Esse medicamento também pode ser comprado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 5 mg ou 10 mg.
Leia também: Dapagliflozina: para que serve, como tomar e efeitos colaterais tuasaude.com/dapaglifozinaComo tomar
O Forxiga deve ser tomado por via oral, antes ou após uma refeição, a qualquer hora do dia, conforme indicado pelo médico.
Forxiga 10 mg
O Forxiga 10 mg, assim como o Forxiga de 5 mg deve ser tomado somente por adultos e as doses variam com a condição a ser tratada.
O Forxiga deve ser tomado com um copo de água, antes ou após a refeição, conforme a orientação do médico.
Forxiga é gratuito?
O Forxiga não é um medicamento gratuito, não sendo, por isso, oferecido pelo SUS.
Entretanto, o genérico do Forxiga, a dapagliflozina, é oferecido pelo SUS gratuitamente na farmácia popular, mediante prescrição médica.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais do Forxiga são:
- Candidíase;
- Dor nas costas;
- Maior volume de urina ou urinar com mais frequência,
- Tontura;
- Desidratação ou sede excessiva;
- Perda de peso ou prisão de ventre;
- Hipoglicemia.
Além disso, também podem surgir bolhas na pele, alterações nos níveis de colesterol ou gorduras, aumento no número de glóbulos vermelhos e aumento da creatinina e ureia ou inflamação nos rins
Deve-se consultar o médico ou ir ao hospital mais próximo rapidamente na presença de sintomas de angioedema, cetoacidose diabética, fasciíte necrosante do períneo.
Deve-se parar de tomar o Forxiga e consultar um médico o mais rápido possível, na presença de sintomas infecção urinária, como febre, queimação ao urinar, dor nas costas e sangue na urina.
Leia também: Como são os primeiros dias tomando forxiga? tuasaude.com/medico-responde/primeiros-dias-tomando-forxigaForxiga faz mal para os rins?
O Forxiga pode fazer mal para os rins principalmente em pessoas que apresentam o funcionamento renal muito prejudicado.
Entretanto, esse medicamento é seguro para pessoas com problemas renais e o uso do Forxiga é indicado pelo médico somente com uma avaliação inicial e periódica do funcionamento dos rins.
Quem não pode usar
Pessoas com alergia à dapagliflozina ou outros componentes dos comprimidos, assim como as crianças, não devem usar o Forxiga.
O Forxiga não é recomendado para o tratamento da diabetes tipo 1, cetoacidose diabética ou para pessoas com problemas renais graves.
Além disso, esse remédio não deve ser usado durante o segundo e terceiro trimestres de gravidez ou durante o período de amamentação.
Mulheres grávidas e pessoas que estejam usando outros medicamentos, só devem usar o Forxiga com orientação do médico.