A fosfatase alcalina alta pode ser causada pela ingestão de alimentos ricos em gordura, gravidez ou crescimento, mas também pode indicar problemas de saúde como doenças do fígado, vias biliares, coração ou rins em alguns casos.
Esta é uma enzima que está presente principalmente no fígado e ossos e, normalmente, é considerada alta quando seus níveis no sangue estão acima de 116 IU/L em adultos. Entenda melhor o que é a fosfatase alcalina e os valores de referência.
Caso a fosfatase alcalina esteja alta em um exame, é recomendado consultar um clínico geral. O tratamento deve ser específico para a sua causa, podendo envolver desde o acompanhamento por meio de exames até cirurgia em alguns casos.
Sintomas de fosfatase alcalina alta
Os sintomas associados à fosfatase alcalina alta incluem:
- Pele e olhos amarelados;
- Coceira o corpo;
- Dor ou desconforto no abdome;
- Febre;
- Perda de peso sem um motivo aparente;
- Dor em ossos;
- Ínguas pelo corpo.
Estes sintomas não são provocados exatamente pela fosfatase alcalina alta e variam dependendo da sua causa. Na maioria das vezes estão associados a problemas que afetam o fígado e/ou vias biliares. Confira os principais sintomas de problemas no fígado.
Fosfatase alcalina alta é grave?
A gravidade da fosfatase alcalina alta depende da sua causa. Embora nem sempre seja considerada um problema sério, nos casos mais graves, a fosfatase alcalina pode estar alta devido a alguns tipos de câncer, como linfoma, leucemia ou tumores que obstruem as vias biliares, por exemplo.
Especialmente quando muito elevada no sangue, associada a sintomas e/ou alterações em outros exames, a fosfatase alcalina alta pode estar associada a problemas de saúde.
Como confirmar
Para confirmar se a fosfatase alcalina está alta deve-se realizar a sua dosagem no sangue. Normalmente, a fosfatase alcalina é considerada alta quando seus níveis estão acima de 116 IU/L em homens e mulheres com mais de 17 anos de idade.
No entanto, seus valores de referência podem variar de acordo com o laboratório e a idade e sexo da pessoa. Além disso, o significado da fosfatase alcalina alta também deve ser interpretado considerando o resultado de outros exames, especialmente testes que avaliam o fígado.
Leia também: 13 exames para avaliar o fígado (e como é o preparo) tuasaude.com/exames-para-o-figadoPossíveis causas
As principais causas de fosfatase alcalina alta são:
- Coledocolitíase, a obstrução das vias biliares por uma pedra da vesícula;
- Efeito colateral de medicamentos que agridem o fígado;
- Problemas que afetam os ossos, como deficiência de vitamina D ou osteomalacia;
- Doenças do fígado, como cirrose ou hepatite crônica;
- Insuficiência cardíaca e/ou renal, em alguns casos;
- Estreitamento das vias biliares, devido a pancreatite crônica ou complicações de cirurgias;
- Câncer ou metástase, como linfoma, osteosarcoma ou adenocarcinoma da cabeça do pâncreas.
No entanto, a fosfatase alcalina frequentemente está alta após fazer refeições ricas em gordura, mulheres grávidas e crianças ou adolescentes sem que isso signifique um problema sério, especialmente quando a sua elevação não é muito acentuada.
Por isso, o ideal é que o significado da fosfatase alcalina seja interpretado por um médico, para que a sua causa seja identificada corretamente e possa ser indicado o tratamento mais adequado.
O que fazer
O tratamento da fosfatase alcalina alta deve ser específico para a sua causa, mas nem sempre é necessário, sendo importante consultar um clínico geral para uma avaliação detalhada.
Especialmente quando a sua elevação é pequena e não está associada a alterações em outros exames ou sintomas, o médico pode indicar apenas o seu acompanhamento por meio de exames regulares, por exemplo.
No entanto, quando associada a problemas de saúde, a fosfatase alcalina alta tende a baixar quando o tratamento da sua causa é feito adequadamente, podendo envolver desde a suspensão de medicamentos até cirurgia em alguns casos.