A fraqueza no corpo na maioria das vezes é causada por fadiga muscular, calor excessivo ou envelhecimento, mas também pode indicar o efeito colateral de medicamentos, como anti-hipertensivos e diuréticos, anemia e diabetes não controlada em alguns casos.
Dependendo da sua causa, além da fraqueza no corpo podem surgir outros sintomas, como palidez na pele, coração acelerado, náusea, vômitos, dor muscular, irritabilidade e/ou sonolência.
Em caso de fraqueza no corpo, especialmente se surgirem outros sintomas, é recomendado consultar um clínico geral. O tratamento pode envolver fazer atividades físicas regularmente, melhorar a alimentação, tomar suplementos para repor nutrientes e medicamentos antidiabéticos, por exemplo.
Principais causas
As principais causas de fraqueza no corpo são:
1. Fadiga muscular
A fadiga muscular pode causar fraqueza no corpo e estar associada a outros sintomas como dor nos músculos e sensação de falta de energia, exaustão ou cansaço, além de dificultar na realização das tarefas diárias. Veja mais sintomas de fadiga muscular.
Neste caso, a fraqueza no corpo normalmente é provocada por atividades físicas, devido ao uso excessivo e/ou sobrecarga de um ou mais músculos, e pode surgir mais rapidamente em pessoas com pouco condicionamento físico.
O que fazer: a sensação de fraqueza no corpo normalmente melhora depois que a pessoa repousa. Além disso, em caso de sedentarismo, é recomendado praticar atividades físicas regularmente para melhorar o condicionamento físico e evitar a fadiga muscular.
No entanto, caso a fadiga muscular seja frequente ou intensa, é recomendado consultar um clínico geral para que sua causa possa ser identificada e iniciar o tratamento mais adequado.
2. Calor excessivo
Quando está muito calor, é comum ter a sensação de fraqueza no corpo e, algumas vezes, sintomas como tontura, sonolência e visão embaçada ou turva devido a desidratação e queda da pressão arterial. Confira os principais sintomas de pressão baixa.
O que fazer: a fraqueza no corpo normalmente melhora ao beber bastantes líquidos para evitar a desidratação e repousar em lugares ventilados e frescos. Além disso, caso a pressão baixe repentinamente, é recomendado deitar com as pernas elevadas ou se sentar até que a fraqueza no corpo melhore.
3. Envelhecimento
A fraqueza no corpo pode ser causada pela perda de massa muscular devido ao processo natural do envelhecimento, o que é conhecido como sarcopenia. Pode causar também sintomas como diminuição da força e atrofia muscular. Entenda melhor o que é a sarcopenia.
O que fazer: a fraqueza no corpo tende a melhorar na medida em que a pessoa recupera a massa muscular. Por isso, é recomendado praticar exercícios físicos regularmente, com a orientação de um profissional, e consultar um nutricionista para melhorar a alimentação.
4. Efeito colateral de medicamentos
Alguns medicamentos, como diuréticos e anti-hipertensivos, podem causar efeitos colaterais como fraqueza no corpo devido a queda da pressão arterial. Podem também surgir sintomas como tontura, sonolência e alterações na visão, por exemplo.
O que fazer: em caso de suspeita de efeitos colaterais de medicamentos, é recomendado consultar o médico responsável por orientar o tratamento, podendo ser indicado a suspensão, troca ou ajuste da dose do remédio.
Além disso, é recomendado fazer o tratamento de acordo com as orientações do médico e não usar medicamentos por conta própria.
5. Anemia
A anemia normalmente causa fraqueza no corpo e outros sintomas, como palidez, batimentos cardíacos acelerados, cansaço e dor de cabeça, devido aos baixos níveis de hemoglobina para transportar oxigênio para as células do corpo. Saiba os principais sintomas de anemia.
O que fazer: em caso de suspeita de anemia, é recomendado consultar um hematologista. O tratamento depende do tipo de anemia e pode envolver a reposição de ferro ou vitamina B12, uso de eritropoietina ou corticoides e a transfusão de sangue, por exemplo.
6. Desequilíbrio de minerais no sangue
A fraqueza no corpo pode surgir em caso de alterações nos níveis de minerais, como sódio, potássio, cálcio ou magnésio, no sangue. Dependendo do mineral afetado, também podem surgir sintomas como cãibras musculares, dores de cabeça, irritabilidade ou confusão mental. Confira os principais minerais para o organismo.
O que fazer: em caso de suspeita de desequilíbrio de minerais no sangue, é recomendado consultar um clínico geral para verificar se existe algum mineral em falta ou excesso no organismo.
O tratamento depende da gravidade das alterações verificadas e do mineral afetado, podendo envolver o uso de suplementos, medicamentos orais ou diretamente na veia e, nos casos mais graves, hemodiálise para corrigir os níveis de minerais no sangue.
7. Diabetes não controlada
A diabetes quando não controlada adequadamente pode causar sintomas como fraqueza no corpo, náusea, vômitos e/ou sonolência, podendo indicar complicações como a cetoacidose diabética. Veja os sintomas da cetoacidose diabética.
O que fazer: é importante realizar o tratamento da diabetes de acordo com as orientações do endocrinologista para evitar o desenvolvimento de complicações graves, como a cetoacidose diabética.
Além disso, em caso de suspeita de cetoacidose diabética, é recomendado procurar uma emergência para avaliação e iniciar o tratamento adequado.