Frutas ácidas: quais são e como afetam o estômago

Atualizado em abril 2024

As frutas ácidas, também são conhecidas como frutas cítricas, como a laranja, o abacaxi, o limão e o morango, são ricas em vitamina C, fibras e potássio.

O elevado teor de vitamina C das frutas ácidas, é fundamental para  ajudar a fortalecer o sistema imunológico e evitar doenças como o escorbuto, que surge quando há deficiência dessa vitamina na alimentação.

Leia também: Vitamina C: para que serve, alimentos e quantidade recomendada tuasaude.com/vitamina-c

As frutas ácidas não são tão ácidas quanto o suco gástrico do estômago, mas podem causar irritação e aumentar sua acidez. Por isso, pessoas com gastrite, úlcera gástrica ou refluxo gastroesofágico devem evitar o consumo frequente dessas frutas, principalmente se perceberem que pioram os sintomas.

Imagem ilustrativa número 1

Lista de frutas ácidas

As frutas ácidas são aquelas ricas em ácido cítrico, málico, quínico e láctico, que são responsáveis ​​pelo sabor meio amargo e picante dessas frutas, que podem ser divididas em dois grupos:

1. Frutas ácidas ou cítricas

Entre as frutas ácidas estão as chamadas cítricas, como laranja, limão, tangerina, lima ou toranja.

Além disso, existem outras frutas que não são do grupo dos cítricos, mas que também são muito ácidas, como frutas vermelhas, abacaxi, acerola, ameixa, amora, cidra, maracujá, framboesa, groselha, marmelo, morango, framboesa, pêssego, romã, tamarindo, tomate de árvore e uva.

2. Frutas semi-ácidas

As frutas semi-ácidas possuem menor quantidade de ácido cítrico em sua composição, sendo mais bem toleradas por pessoas que sofrem com problemas como gastrite e refluxo.

As frutas semi-ácidas são caqui, maçã verde, goiaba, pera, carambola e uva passa.

Frutas ácidas na gastrite e no refluxo

As frutas ácidas devem ser evitadas em casos de úlceras e durante as crises de gastrite, pois o ácido aumentar a dor quando o estômago está inflamado. O mesmo acontece para casos de refluxo com feridas ou inflamação no esôfago e na garganta, pois a dor aparece quando ácido da fruta entra em contato com a ferida.

No entanto, alguns estudos mostram que a tolerância à frutas ácidas durante as crises de gastrite ou refluxo varia de pessoa para pessoa. Sendo importante avaliar junto com o gastroenterologista ou nutricionista a possibilidade de incluir ou não estes tipos de frutas na dieta.

Quando o estômago não está mais inflamado, ou seja, quando a gastrite não está ativa ou quando não existem lesões na garganta, as frutas cítricas podem ser consumidas sem problemas.

Leia também: Dieta para gastrite e úlcera tuasaude.com/dieta-para-gastrite-e-ulcera

Frutas ácidas na gravidez

As frutas ácidas na gravidez podem ajudar a diminuir os enjoos, pois ácido das frutas estimula a formação dos ácidos digestivos, favorecendo o esvaziamento gástrico.

Além disso, estas frutas também contêm boas quantidades de vitamina C, ácido fólico e vitaminas do complexo B, que são fundamentais para a prevenção de anemia e para auxiliar ajudar no desenvolvimento do bebê.

Vídeos relacionados