As frutas ricas em fibras, como coco cru, goiaba e maracujá, por exemplo, possuem muitos benefícios para a saúde, pois ajudam a combater a prisão de ventre, tratar as hemorroidas, diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, além de ajudar a prevenir o câncer de cólon.
Além disso, as fibras presentes na frutas quando chegam ao estômago formam um espécie de gel que atrasa a digestão dos alimentos, aumentando a sensação de saciedade entre as refeições, o que favorece a perda de peso e ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, sendo muito útil para controlar e prevenir a diabetes. Conheça mais sobre os benefícios das fibras.
Por isso, para aproveitar os benefícios da fibra, é importante incluir entre 2 a 3 porções de frutas na alimentação do dia a dia, devendo ser acompanhada por uma alimentação saudável e equilibrada, assim como a prática de atividade física de forma regular.
Lista de frutas ricas em fibras
A tabela a seguir indica a quantidade de fibras e calorias presentes em 100 gramas de cada fruta:
Além de conter fibras, as frutas também são ricas em vitaminas e minerais, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios, melhorando o metabolismo e desintoxicando o organismo.
É importante mencionar que para obter os benefícios das frutas, é importante que façam parte de uma alimentação equilibrada e saudável, além de ser importante praticar atividade física regularmente.
Veja, com a nutricionista Tatiana Zanin, outras frutas ricas em fibras e que ajudam a emagrecer:
Frutas que Emagrecem
03:31 | 1.359.106 visualizaçõesEm que parte da fruta estão as fibras?
As fibras nas frutas normalmente estão presentes na polpa e na casca da fruta, principalmente.
Por isso, é recomendado comer a fruta inteira e evitar consumir em forma de suco, já que perde a maioria das suas fibras, além de aumentar o teor de açúcar, o que não é ideal em dietas para emagrecer ou para pessoas diabéticas.
Também é importante saber que a quantidade de uma fruta varia de acordo com o seu estado de maturação. Ou seja, à medida que a fruta vai se tornando mais madura, maior é a quantidade de açúcares e menor a quantidade de fibra.
Quantidade recomendada de fibras
As recomendações do consumo diário de fibras variam de acordo com a idade e o sexo, como mostrado a seguir:
- Crianças de 1 a 3 anos: 19 g
- Crianças de 4 a 8 anos: 25 g
- Meninos de 9 a 13 anos: 31 g
- Meninos de 14 a 18 anos: 38 g
- Meninas de 9 a 18 anos: 26 g
- Homens de 19 a 50 anos: 38 g
- Mulheres de 19 a 50 anos: 25 g
- Homens com mais de 51 anos: 30 g
- Mulheres com mais de 51 anos: 21 g
Não existem recomendações de fibras para bebês com menos de 1 ano, já que a alimentação é normalmente feita com leite, frutas, vegetais e carne em forma de purê ou moída.
Além disso, mulheres grávidas precisam consumir 28 g de fibras por dia. Já mulheres que amamentam precisam consumir 29 g de fibras por dia.